31.5.07

Castro Alves

"Major" estuda poeta Castro Alves há 50 anos

Ele não é poeta. É um estudioso da vida e obra do poeta baiano Castro Alves. Armando Ramos Vieira, mais conhecido como "major", morador de Campinas de Brotas, pesquisa o assunto diariamente nos últimos 50 anos. "São quatro horas diárias de estudos em livros de historiadores sobre o tema. É como se fosse a minha 'bíblia'", conta Major. Leia matéria na íntegra na coluna "Moro em Brotas, sim, senhor!!"
Leia e comente, tá?

30.5.07

"Operação Navalha"


Moradores de Brotas apoiam investigações da Polícia Federal

Mais de 85% (oitenta e cinco por cento) dos moradores do bairro que acessaram ao Blog De Brotas apoiam as ações da Polícia Federal. Especialmente a "Operação Navalha", empreendida recentemente. Confira os números na página Enquetes do Blog De Brotas.

29.5.07

A imagem do dia II

A imagem do dia - II


Em menos de 24 horas desapareceu uma ex-futura cratera
na rua Frederico Costa. Parabéns ao pessoal da Embasa!

A imagem do dia

A imagem do dia - I


Nasce uma cratera!
Exagero? Que nada!! Dá mais uns dois dias e
esse buraco vai tomar metade da pista da
rua Frederico Costa.

28.5.07

Qual o verdadeiro nome da "rua das Pitangueiras"?

Perguntinha fácil, não é? Então, aproveite e explique por que essa importante via de acesso do bairro tem esse nome.

Conhece essa rua??

Essa é a nova coluna do Blog De Brotas . Colocaremos fotos das ruas, avenidas, travessas, becos, e praças do bairro. Você também pode participar. Envie fotos de sua rua para blogdebrotas@yahoo.com.br. Conte um pouco da história e curiosidades da localidade e postaremos nessa página.
Já tem foto na coluna. Então, acesse e responda: conhece essa rua?

26.5.07

Paróquia de Nossa Senhora de Brotas promove IV Feira da Saúde

A Paróquia de Nossa Senhora de Brotas reuniu centenas de voluntários no sábado (26) para realizar a IV Feira da Saúde. O evento, que acontece anualmente, ofereceu atendimento médico, orientação jurídica, palestras de prevenção e promoção da saúde. "Apesar das chuvas, tentamos atender cerca de 1400 pessoas com serviços gratuitos", informou Paulo Simoni, administrador do Centro Social Monsenhor José Edmilson de Macedo.
Além do envolvimento dos paroquianos de Brotas, as parcerias com outras instituições foram a marca da IV Feira da Saúde. O Hospital Português cedeu uma unidade móvel para exames médicos, a Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (Centro Médico de Brotas) moblizou 30 estudantes como voluntários no atendimento médico. "Identificamos casos de hipertensão, diabetes e orientamos pessoas com problemas de obesidade" contou a médica sanitarista, Eliana de Paula, coordenadora da área médica do evento.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) ofereceu voluntários e equipamentos para treinar as crianças na escovação dos dentes, fez aplicação de fluor e deu informações sobre como cuidar dos dentes. Os exames para identicar os níveis de glicemia foram feitos pelo Laboratório Analisa, que funciona no bairro de Brotas. Também foram feitas avaliações de acuidade auditiva, noções de primeiros socorros e orientações sobre exame pré-natal e aleitamento materno.
Para maiores informações sobre a IV Feira de Saúde e demais atividades da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, acesse www.pnsbrotas.hpgvip.ig.com.br

A imagem do dia na Feira da Cidadania - 3



Mais de 500 porções de sopa foram distribuídas na
Feira da Cidadania do vale do Matatu



A imagem do dia na Feira da Cidadania - 2


A criançada fez fila para participar das brincadeiras
do Movimento Teatral de Brotas.
Breve uma entrevista com essa turma talentosa!!


Culura

A imagem do dia na Feira da Cidadania - 1



A galera do grupo percussivo Placazoom agitou a manhã fria
na Feira da Cidadania do Vale do Matatu. Show de Bola!
Ou melhor, de percussão, né?

Cidadania

AR-5 faz Feira da Cidadania no Vale do Matatu


As fortes chuvas que castigaram a cidade do Salvador está manhã não impediram a realização da Feira da Cidadania, na Escola Municipal Olga Figueiredo, no Vale do Matatu. O evento, coordenado pela Administração Regional de Brotas - AR-5 - , reuniu centenas de pessoas interessadas em tirar documento de identidade, receber orientação jurídica, participar de palestras e receber noções de como cuidar melhor da saúde. "Essa iniciativa visa aproximar a Administração Regional da comunidade carente do bairro", explicou Marcelo Maia, coordenador da AR-5.
A Regional de Brotas, vinculada à Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania - SEMAP -, assim como outras 16 administrações regionais criadas pela Prefeitura de Salvador, tem a finalidade de promover a execução de obras e serviços de interesse da comunidade local em todas 52 microregiões do bairro."Na Feira da Cidadania nossa tarefa foi coordenar a promoção e a realização dos serviços gratuitos nas áreas da saúde, direito e cultura", informou a chefe Articulação Comunitária, Rosangela Melo.
O atendimento médico envolveu consultas na unidade de saúde móvel cedida pelo Hospital Português, exames de glicemia, preventivo ginecológico e vacinação.O atendimento jurídico ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas da Bahia (FIB). As maiores demandas foram: causas trabalhistas, divórcio e pensão alimentícia.
A Feira da Cidadania foi uma boa oportunidade para fazer um novo documento de identidade. O Instituto de Identificação Pedro Melo disponibilizou 50 fichas de cadastro com essa finalidade. Quem chegou sem tomar café em casa, não ficou muito tempo com fome. O Projeto Nossa Sopa, do Governo da Bahia, distribuiu mais de 500 porções de sopa entre os participantes da Feira.
Antes do encerramento, previsto para as 14 horas, houve palestras sobre planejamento familiar e cultura da paz, apresentações de grupos culturais e sorteios de brindes

Chuvas

A Imagem do dia em Brotas



Apesar dos esforços dos funcionários da Prefeitura, o viaduto das Pitangueiras ficou completamente alagado durante a manhã de hoje.



25.5.07

Enquete Nova

Lula disse que a Polícia Federal Cometeu excessos na "Operação Navalha". Você concorda?


O presidente Lula reclamou dos excessos cometidos pela Polícia Federal durante a realização da "Operação Navalha". Os argumentos foram: o vazamento de trechos do inquérito da Operação, "prisões arbitrárias" e "excessos" na execução dos mandados de prisão e de busca e apreensão. Você concorda com o Presidente Lula?
Acesse nossa página de enquetes e vote!!



24.5.07

Tem canoagem no Dique do Tororó

Às segundas e quartas-feiras tem aula de canoagem no Dique do Tororó. A promoção do Governo do Estado, através da SUDESB, reúne cerca de 100 adolescentes em turmas que funcionam pela manhã e à tarde. Para participar é necessário ter no máximo 17 anos e estar matriculado regularmente em escola pública ou particular.

23.5.07

Cantora Simone morou no Castro Neves

Mais de 60% dos moradores de Brotas acertaram o local em que a cantora Simone morou em sua infância e adolescência em Salvador. Confira o resultado na página de enquetes do Blog De Brotas. Acesse Enquetes do Blog De Brotas e confira!!

Preto Sábio 05 em dose dupla no final de semana de Cosme de Farias

O final de semana promete ser muito movimentado em Cosme de Farias. A banda Preto Sábio 05 vai promover os seguintes eventos:

No sábado, dia 26, acontece o Primeiro Tributo a Bob Marley em Cosme de Farias. Estarão presentes as bandas Alpha Negra, Natty Dread e Visão Urbana. A festa começa às 20 horas no final de linha de Cosme de Farias.
Já no domingo à tarde tem "Música na lage". O projeto é um evento quizenal coordenado pela banda Preto Sábio 05. São apresentações acústicas de música misturadas com a exposição de artes plásticas "Versos complexos do avesso" - de autoria de Marielson -, declamações de poesias e free style feitos por Mc's locais. A entrada é gratuita e as apresentações começam às 14:30, na rua Wenceslau Galo, 38 - "Sussego", em Cosme de Farias. Participem!!

18.5.07

Prefeitura

AR - Brotas fará Feira de Cidadania no Vale do Matatu


A Prefeitura de Salvador - através da Administração Regional de Brotas - vai promover uma Feira de Cidadania no dia 26 de maio. O evento, que será realizado na Escola Municipal Olga Figueiredo - Vale do Matatu -, oferecerá aos moradores os seguintes serviços: assistência jurídica, serviços de vacinação, atendimento médico e emissão de títulos de eleitor. Também haverá postos de atendimento da Coelba e da Embasa. Os organizadores farão também sorteios e outras atividades culturais. Participem!!

16.5.07

Enquetes


Página de enquetes no Blog De Brotas

O Blog De Brotas ganhou uma página de enquetes. E, para começar, responda:
Em que localidade de Brotas a cantora Simone morou na infância e adolescência?
Acesse Enquetes do Blog De Brotas e vote!!

Mestre Bimba e o bairro de Brotas

Criador da Capoeira Regional, Mestre Bimba teve uma relação muito próxima com o bairro de Brotas. Saiba mais sobre o assunto em Brotas:História e curiosidades

Dique do Tororó - Nosso "playground"


Recuperado em 1998, o Dique do Tororó tornou-se um dos mais importantes cartões-postais de Salvador, e área bastante frenquentada pelos moradores da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, possui 110 mil metros quadrados de espelho d´água e uma área de 25 mil metros quadrados no entorno, onde estão distribuídos equipamentos de lazer para todas as idades. Atualmente 50 pessoas trabalham na administração, manutenção e segurança patrimonial do local, sob a coordenação da Gerência de Parques Metropolitanos da CONDER.
Aproximadamente 1200 pessoas circulam todos os dias no Dique do Tororó. Entre esses usuários, destacam-se os moradores de Brotas. Lá eles praticam corridas e caminhadas em 2600 metros da pista de cooper, crianças brincam nos parques e casais de namorados desfrutam a bela paisagem. Devido a ausência de praças e outras áreas de lazer no bairro, a população local "acolheu o parque". Ou seja, para quem mora em Brotas o Dique do Tororó é um imenso "playground".

15.5.07

São João

Aprenda a dançar forró com Rafa Forrozeiro

Todas segundas e quartas, das 21 às 22 horas, tem aulas de forró na academia Blue Fitness, próxima ao Jardim Santa Madalena, em Brotas. As aulas são coordenadas pelo Rafa Forrozeiro. Tem aula experimental grátis pra animar ainda mais a galera. Mais informações: 7199763934.




A idade do bairro

Quantos anos tem o bairro de Brotas?


Criado em 1718, por decreto do arcebispo Sebastião Monteiro da Vide, o bairro de Brotas é um dos bairros mais antigos de Salvador. Quer saber outras curiosidades sobre Brotas? Acesse Brotas: história e curiosidades

14.5.07

Enquete - Dia das Mães

50% dos internautas de Brotas compraram presente das mães no bairro

Esse foi o resultado da enquete feita pelo Blog De Brotas na semana que antecedeu às comemorações ao Dia das Mães. Além das compras feitas no bairro, no domingo, as famílias lotaram os restaurantes de Brotas celebrando a data festiva.

13.5.07

Dia das Mães III

Flores para mamãe no Dique do Tororó

Prossegue até hoje ao meio-dia a 4ª Feira de Flores da Bahia, promovida pelo Governo do Estado. Desde ontem 16 municípios ocuparam 12 estandes no Dique do Tororó para mostrar as espécies produzidas em projetos comunitários do Programa Flores da Bahia. O evento é a inda mais interessante devido às comemorações pelo Dia das Mães.
Entre os projetos comunitários do Programa Flores da Bahia que participam do evento estão os dos municípios de Bonito, Miguel Calmon, e Vitória da Conquista, que produzem flores subtropicais, e os de Cruz das Almas e Paulo Afonso, de onde vieram espécies tropicais. A feira tem ainda a presença de associações de produtores, cooperativas e empresários privados que cultivam plantas em municípios como Amélia Rodrigues, Camaçari, Jequiriçá, Ouriçangas, Ilhéus, Simões Filho e Ubaíra.

12.5.07

Saúde e Cidadania

Lions Club promoveu Feira de Saúde e Cidadania em Brotas

O Lions Club de Salvador realizou hoje a 10ª Feira de Saúde e Cidadania. Desta vez, o bairro de Brotas foi contemplado com a oferta de serviços odonto-médicos em diversas especialidades, atendimento jurídico, testes de glicemia e corte de cabelo. "São serviços prestados por voluntários sensíveis à população carente do bairro", explicou o coordenador da Feira, Clóvis Mota.

Mais de 250 voluntários entre médicos, dentistas, advogados e estudantes se reuniram das 8 às 14 horas nas instalações da Clínica Comunitária Santa Clara. De maneira organizada, cada pessoa recebeu uma ficha e aguardou o atendimento escolhido. Também foram oferecidas palestras sobre higiene bucal e informações sobre como preservar uma boa saúde através da alimentação. "Cerca de 1500 à 2000 pessoas foram atendidas pela Feira", contou Antonio Carlos Linheiro, ex-governador do Lions.
Os leões, como são conhecidos os participantes da agremiação, fazem parte de clubes de serviço à comunidade. De acordo com Mário Gomes, atual Governador do Lions Club da Bahia, são mais de 1,4 milhão de associados em 200 países e regiões geográficas no mundo. Salvador possui 14 clubes e aproximadamente 400 associados. Os sócios são escolhidos e treinados por colaboradores mais experientes e devem ter perfil de lideres dispostos a servir.


Áreas de atuação do Lions Club

A rede mundial de serviços do Lions Club está focada nas seguintes áreas de atuação: preservação do meio ambiente, ajuda humanitária em tempos de catástrofe e campanhas da "Visão em Primeiro Lugar". No Brasil a luta pela preservação do meio ambiente se dá, especialmente, em campanhas pela revitalização do Rio São Francisco. As campanhas "Visão em Primeiro Lugar" deram origem aos mutirões de cirurgia de catarata. "Duas mil cirurgias foram no Brasil em 15 anos de atuação", ressalta Mário Gomes.
Para conhecer maiores informações sobre o Lions Club acesse www.lions.org.br






10.5.07

Dia das Mães II

"Minha Mãe é Show" é a promoção do Brotas Center


O Dia das Mães ganhou comemorações especiais no Shopping Brotas Center. A cada compra no valor de R$ 10,00 (dez reais) os clientes recebem cupons que dão direito a participar de sorteios diários de brindes para as mamães. Os vinte e seis itens da promoção envolvem perfumes, hidratantes, acessórios e vales-brinde de lojas do shopping. Desde o dia 02 são feitos dois sorteios diários, sempre às 15 horas. Nos dias 11 e 12 serão cinco sorteios.
Além das premiações nos sorteios, o Brotas Center vai oferecer nos dias 10 e 12 shows com o músico Willy Heandell, no Fast Food, a partir das 11 horas. Na sexta, dia 11, às 19 horas haverá a apresentação da banda Alma Latina. Entrada gratuita.





Dias das Mães I

Instituto Guanabara faz bazar para mamães


O Instituto Guanabara - organização não-governamental que atende pessoas com deficiência mental - vai promover um bazar beneficente nos dias 10 e 11 de maio. O evento, que acontece anualmente, tem com ênfase as comemorações pelo Dia das Mães. Estão disponíveis produtos foram apreendidos pela Receita Federal e doados à instituição.
Serão comercializados no bazar perfumes, peças íntimas e utilidades para o lar. Os interessados devem dirigir-se ao Instituto Guanabara, rua Frederico Costa, 93 - Brotas -, das 8 às 17 horas. Os recursos financeiros obtidos na promoção serão revertidos em benefício das pessoas portadoras de deficência mental e outros distúrbios de comportamento.

7.5.07

Ex-lavador de carros é massoterapeuta requisitado no Dique

Uma maca e uma cadeira para massoterapia instaladas no calçadão; alguns aparelhos para medir pressão arterial e índice de açúcar no sangue. Com esses equipamentos e muito boa vontade, o massoterapeuta Paulo Lopes atende cerca de 20 clientes aos finais de semana, no Dique do Tororó. Conheça um pouco da história de mais esse ilustre morador do bairro: acesse Moro em Brotas, sim, Senhor!

5.5.07

Dia das Mães

Onde você vai comprar o presente do Dia das Mães?

Ou melhor, pretende comprar o presente da sua mãe nas lojas instaladas no comércio de Brotas? Essa é a nova enquete do Blog De Brotas. Dá uma olhada aí ao lado direita da página. Olhe e vote. É simples. Basta marca "sim" ou "não"!!

Voluntariado - Escotismo

Escoteiros fazem bazar no Dique do Tororó

O grupo de escoteiros Maestro Wanderley promove bazar beneficente no Dique do Tororó. No stand improvisado encontram-se diversas peças de roupas e sapatos vendidos a preços módicos. A receita será destinada a obras sociais apoiadas pela organização. Os coordenadores informam que são realizadas três atividades por ano e, pela primeira vez, o bazar ocorre no Dique.
A sede do grupo Maestro Wanderley, cuja sede fica no Corpo de Bombeiros do Iguatemí, possui a seguinte composição: 26 lobinhos (de 7 à 10 anos), 17 escoteiros (11 à 15 anos), 04 lideres senior (18-21 anos). Cada integrante para uma mensalidade de R$ 10, 00 (dez reais) e coopera em todas as ações assistenciais da organização. Para maiores informações ligue para Djalma - 33122284 - ou Letícia - 32189410-.

4.5.07

Maioridade Penal - Resultado da enquete

Moradores de Brotas aprovam maioridade penal aos 16 anos

Em mais uma enquete semanal, o Blog De Brotas quis saber: você é favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos? Eis os resultados:
Sim - 76,92%
Não - 23,08%

As opniões:

"Sim concordo sim porque desde quando esses meninos e meninas podem matar roubar e estuprar eles tambem podem responder por isso". Silvana Santos Silva

"Não. Não acho que isso vá mudar nada. Se todos os dias tem juízes, desembargadores, advogados, que deveriam estar à margem da lei e estão concomitantemente juntos, não sei mais o que devemos fazer. O que uma maioridade ou menor idade vai mudar, se as pessoas que fazem as leis, não as aplicam... tá difícil! Alguém tá se beneficiando com essa lei!". Edna Cruz

"Olha sou a favor sim, pq ñ??????????
Se já tem meninas gravidas com 12 anos de idade, meninos de 8 anos de idade roubando e matando gente com armar na mão por causa dessa polícia q nós temos nesse país q nem chamo de pais , eu chamo de vergonha para o mundo q nós temos cheio de violéncia...........
Maixxx é isso ai essa é a minha opinião, sim é a minha resposta............." Igor Passos

"Concordaria se junto com o projeto de de mudança viesse previsto um fundo de aparelhamento de instituição especializada para atender os esses criminosos especiais, Capacitando-os, formando-os, e profissionalizand-os. A questão é que não adianta diminuir a idade penal e jogar jovens criminosos juntos com bandidos. será somente um curso de especialização.Se houver previsão de instituições para os primários separados dos reincidentes na pratica de crimes, aí poderá ter algum resultado. Tem que ser tomado providências para não continuar havendo impunidade". Joelson Resende




2.5.07

Curiosidades de Brotas

Você sabia que...

No local, onde durante muitos anos funcionou o Hospital (psiquiátrico) Juliano Moreira, existia, no início do século passado, a desaparecida Fazenda da Boa Vista. Era seu proprietário um homem conhecido como Machado da Boa Vista.

O velho Solar da Boa Vista pertenceu à família do poeta Castro Alves, que aos 11 anos de idade (1858) foi ali residir. No início dos anos 80 foi criado o Parque Solar Boa Vista e desde a década de 90 as instalações do Solar abriga a Secretária Municipal de Educação e Cultura.
Quer saber mais sobre sobre a história do seu bairro? Acesse Brotas:História e Curiosidades

Fonte: www.emtursa.ba.gov.br

Nosso bairro

Conheça as atribuições da Administração Regional de Brotas



Mais de 65%(sessenta e cinco por cento) dos moradores de Brotas desconhecem ou não sabem as atribuições da Administração Regional do bairro. O elevado percentual de desinformação foi identificado em enquete-relâmpago promovida pelo Blog De Brotas.Por isso, esta postagem apresenta um pouco da história,funcionamento e serviços oferecidos aos cidadãos.
Desde 1988 Brotas possui uma Administração Regional. Através dela o cidadão encaminha solicitações à Prefeitura de Salvador. A Administração Regional de Brotas - mais conhecida com AR V -, assim como as demais 17 Administrações Regionais da cidade, é órgão do poder público municipal, atualmente vinculada a Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania - SEMAP; foi criada a partir da Lei 3.688/86 com a finalidade de descentralizar a execução de obras e serviços de interesse local.
Os técnicos da AR V recebem as demandas de moradores, realizam vistorias externas, promovem ações coordenadas entre associações de moradores do bairro. As reivindicações mais constantes referem-se á pavimentação asfáltica das ruas, manutenção de escadarias drenantes e pequenas obras de infra-estrutura.
A AR Brotas funciona na rua Mario Leal, s/n, Bonocô. Atende atualmente 52 microregiões do bairro, numa área de 1.115 ha e população de 191604 habitantes. Conheça um pouco mais sobre a Administração Regional de Brotas. Ligue para 33812909 e procure a Chefia de Articulação Comunitária.