28.9.07

Interdição em trechos da Avenida Bonocô


A partir de amanhã, até o dia 3 de outubro, o tráfego será interditado na Av. Bonocô. A interdição se dará em vários momentos, em função do içamento de vigas estruturais do metrô. Amanhã, a circulação de veículos será interrompida entre 7h e 23h no sentido Nazaré/ acesso Norte. De 1° a 3 de outubro, o trecho entre o Viaduto Chico Mendes e a Escola da Bíblia ficará interditado das 23h às 5h.

Fonte: Bahia Notícias

Autoridades vão debater hoje revitalização e preservação do Parque Solar Boa Vista



O Cine-Teatro Solar Boa Vista sedia hoje à tarde um encontro entre representantes da comunidade e de instituições governamentais, das esferas Municipal e Estadual, para tratar de assuntos pertinentes à revitalização e preservação do Parque Solar Boa Vista, em Brotas.

O Parque possui um histórico de contribuição para o cenário cultural de Salvador, pois além de abrigar o Solar Boa Vista, onde viveu o poeta Castro Alves e atualmente funciona a Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), abriga também o Cine-Teatro Solar Boa Vista, mantido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Desde a sua criação, na década de 1980, o Cine-Teatro foi palco para Nana Caymmi, Cássia Eller, Carlinhos Brown, Luiz Caldas, Vagner Moura e Lázaro Ramos, e revelou, ao mercado cultural, artistas como Márcia Short, Jussara Mathias, Dody Só, entre outros.

A iniciativa de reunir os representantes de instituições ligadas ao governo partiu da atual administração do Cine-Teatro, após diálogos com o comandante da 26ª Cia da PM, Major Barbosa Neto, sobre os constantes casos de violência na região e com a comunidade, durante as reuniões do Fórum Cultura-Ação Solar. No encontro do dia 28, serão também apresentadas imagens feitas durante a I FEAP – Feira Engenho das Artes Populares, organizada no último mês de agosto pelo Cine- Teatro.

27.9.07

Dia do idoso 2
Os direitos dos idosos são respeitados no Brasil?

Como se sabe,hoje, 27 de setembro, o Dia Nacional do Idoso, é uma boa oportunidade para refletir sobre a qualidade de vida, direitos e problemas vividos pelos cidadãos idosos do Brasil.

É oportuno avaliar a aplicação do Estatuto do Idoso - uma conquista recente - , o funcionamento da delegacias Especiais para atendimento ao idoso e outros serviços governamentais que visam garantir uma vida mais tranquila aos quase 15 milhões de idosos brasileiros.

A população idosa merece respeito do Estado, da sociedade civil e de todos os cidadãos. No entanto, o caminho a percorrer é longo e ainda há muitas situações de flagrante desrespeito aos idosos no Brasil.



Então, o
Blog De Brotas pergunta: em que situação os direitos dos cidadãos idosos são mais desrespeitados?
A enquete está aqui a lado. Vote!! Comente!!

Dia do Idoso 1
Feira de artesanato comemora Dia do Idoso no Abrigo Salvador



Uma feira de artesanato celebra hoje o dia do Dia do Idoso no Abrigo Salvador. O evento visa confraternizar idosos residentes na instituição, familiares e a comunidade de Brotas. As festividades começaram dia 17. Houve passeios, palestras, festas, concurso da "Vovó Simpatia", apresentações musicais e sessão de cinema. "Nossos idosos são muito animados e participam com alegria de todas as atividades de lazer e cultura que realizamos" explica A Coordenadora de Eventos, Marília Isaac. .

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal. A data é uma boa oportunidade para reflexão sobre a qualidade de vida, direitos e dificuldades dos quase 15 milhões de idosos que vivem no país. Os maiores problemas enfrentados pelos integrantes da terceira idade ( melhor idade, dizem alguns) no Brasil, são: a perda de contato com a força de trabalho, desvalorização das aposentadorias e pensões, abandono da família, depressão, falta de projetos e atividades de lazer, difícil acesso aos planos de saúde.

26.9.07

Fim de Semana tem "Mostra Raul Rock Club" no
Solar Boa Vista



Com objetivo de mostrar a obra e trajetória musical do cantor e compositor Raul Seixas, o Cine Teatro Solar Boa Vista - Engenho Velho de Brotas - promove a "Mostra Raul Rock Club". O evento é gratuito, começa na sexta (28) à noite e terá a apresentação de 24 videoclipes e quatro documentários sobre o artista baiano. No sábado as apresentações começam às 15 horas. Participe!! Maiores informações: 31162108/2109.




24.9.07

Amigos da "Terceira Idade" farão caminhada no Engenho Velho de Brotas



A Prefeitura de Salvador, através da Administração Regional de Brotas vai promover dia 06 de outubro a primeira "Caminhada Amigos da Terceira Idade, no Engenho Velho de Brotas. A mobilização envolve entidades comunitárias como: Associação de Resgate da Cultura da Bahia, Grupo Comunitário "Faça uma Criança Sorrir" e Associação Beneficente do Bariri.

Com saída prevista para 8 horas, do Parque Solar Boa Vista, o evento prossegue até às 14 horas, na Escola Municipal Martagão Gesteira. Nas instalações da escola serão oferecidos os seguintes serviços: assistência jurídica, atenção básica à saúde, emissão de título de eleitor, emissão de carteira de trabalho, palestras sobre planejamento familiar, valores da paz e direitos do consumidor. Também estão previstos instalação de unidades móveis da Coelba e Embasa.

Se você deseja participar da caminhada, ligue para 33812909 e faça sua inscrição gratuitamente.


Sábado, dia 29, tem Carne Seca na Barra

Já sabe o que fazer no próximo sábado à noite? Não? Aí vai uma sugestão: vá assistir ao show da Banda Carne Seca, no World Bar, na Barra. O evento começa às 22 horas.

Na estrada musical desde 2003, a banda mistura o rock baiano - e sua guitarra rasgada - com a batida do zabumba do baião.

A Carne Seca é formada por: Chaparral (voz e violão), Teiú (voz,guitarra, vocais), Carcará (baixo, vocais), Pé de Serra (percussão/vocais), Mosca (percussão) e Bruno (percussão).

Enquete

Qual o maior problema da sua rua?


Iluminação? Segurança? Coleta de lixo? Muitos buracos nas ruas? Qual o maior problema da sua rua? Acesse Nosso Bairro e vote na enquete.

19.9.07

Escultor de Brotas produz troféus para Jornada de Cinema da Bahia

O artista Bonfim Ribeiro é o responsável pela criação e produção artesanal dos troféus da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Residente em Brotas há nove anos, é também pintor, escultor e arte-finalista.

Bonfim é nome próprio e não sobrenome como acontece com a maioria das pessoas. Filho único, aos três dias de nascido teve uma grave enfermidade. O pai rogou ao Senhor do Bonfim pela vida do filho e fez a promessa: "Se ele sobreviver, esse será seu nome". Sobreviveu e o pai cumpriu a promessa.

Casado há 18 anos com Genice de Jesus Oliveira é pai de Ariel. Bonfim Ribeiro é o personagem da semana da coluna
"Moro em Brotas, sim, senhor!!". Confira!!

18.9.07


Idosos participam de "Cine Pipoca" no Abrigo Salvador



Hoje à tarde os idosos do Abrigos Salvador participaram do "Cine Pipoca" assistindo ao filme "O Todo Poderoso", com Jim Carrey e Morgan Friman.
A programação especial, que começou na segunda-feira (17), com um passeio à praia de Guarajuba, celebra o mês do idoso na instituição.

Amanhã à tarde tem sarau comandado pela maestrina Sulamita Portnói. O evento começa às 15 horas, na sala de convivência, com a participação especial do Coral Levy Miranda.

As atividades se encerram no dia 30, com missa em homenagem aos idosos, celebrada pelo cardeal D. Geraldo Magella Agnelo, na capela do Abrigo Salvador.
O Blog De Brotas vai divulgar e participar das atividades do Mês do Idoso. Não perca!!

14.9.07

Fundação Pierre Verger apresenta hoje gravação inédita do antropólogo e historiador


A Fundação Pierre Verger apresenta hoje (14) o Projeto "As Gravações Históricas de Pierre Fatumbi Verger no Ilê Axé Oxumarê". O material, datado de 1958, foi identificado recentemente no acervo do fotógrafo, historiador e antropólogo Pierre Verger e transformado em livro com CD duplo. "Os sons de atabaques do Ilê Axé Oxumaré, com cerca de 120 minutos, foram apresentados aos poucos participantes vivos da gravação. Emocionados, eles sugeriram a gravação de um cd a ser colocado à disposição dos mais jovens", explica Angela Luhning, coordenadora do Espaço Cultural Pierre Verger. O Projeto tem patrocínio do Programa Petrobrás Cultural 2004/2005.

A apresentação do Projeto será feita no Terreiro Ilê Axé Oxumarê - na Vasco da gama - e envolverá a promoção de palestras, apresentação do vídeo "A Caminhada do Povo Santo" e debates sobre a função política dos terreiros de candomblé. Maiores informações acesse www.pierreverger.org ou ligue 32611695.



"Para separar bem ou ficar bem junto", é tema de palestra hoje no CREA-BA


O médico, psicoterapeuta e educador Antonio Pedreira faz palestra hoje (14) no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura da Bahia (CREA-BA). O tema é: "Para separar-se bem ou ficar bem junto". O evento, aberto à comunidade, começa às 18:30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 7134538937. Cada participante deverá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas pelo CREA-BA a instituições filantrópicas de Salvador.
O CREA-BA fica situado na rua Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas, nas proximidades do Vale do Ogunjá.


12.9.07

Enquete

Deu Renan!! Internautas de Brotas acertaram resultado da votação no Senado.
Confira o resultado:

Sim - 44,44%
Não - 55,56%

No Senado o placar foi: 40 X 35 e mais 6 abstenções
É o Brasil, senhores internautas!!


11.9.07

Enquete
Você acha que Renan Calheiros terá seu mandato cassado no Senado Federal?


Sim

Não












Poesia

O SURGIR DA ADMIRAÇÃO



A admiração surge quando os olhares se entrecruzam nos ocasos e acasos da vida.

A admiração prossegue quando os dois seres se aproximam um do outro.

A admiração se aprofunda quando o seu comportamento revela suavidade, tranqüilidade e gestos gradativos de equilíbrio com a natureza humana.
A admiração se robustece quando o seu organismo exala energia que é percebida e absorvida pelo meu ser.
A admiração se incrusta ao tomar conhecimento do seu caráter e retidão. Enfim, surgiu esse admirador por você.


Advogado e professor, Adalberto Borges mora em Brotas e compartilha com o Blog De Brotas e seus leitores, esse belo poema:
Poemas, contos e reflexões são bem-vindos!! Manda e publicamos!!

7.9.07

Circo Picolino terá núcleo no Teatro Solar Boa Vista



O Cine Teatro Solar Boa Vista começou esta semana a oferecer oficinas circenses aos jovens e adolescentes de Brotas. A promoção, feita em parceria com o Circo Picolino com do recursos do Ponto de Cultura, já reúne cerca de 20 inscritos. Dentre as oficinas oferecidas destacam-se: malabares, monociclo e corda esticada.

As aulas são gratuitas e oferecidas às terças e quintas, das 14 às 17 horas. Inscrições e informações podem ser feitas pelo telefone 33162108.


Instalado na orla de Salvador há 22 anos, o Circo Picolino formou muitas gerações de artistas circenses. De acordo com Anselmo Serrat, criador e coordenador do projeto, existem ex-alunos atuando inclusive no Cirque Du Soleil. Os contatos com o Picolino podem ser feitos por email - circopicolino@terra.com.br - ou pelo telefone 7133634069.


6.9.07

"Major" expõe painel sobre Castro Alves no fim de linha de Brotas

Quer saber mais sobre a vida e obra literária do poeta Castro Alves? Faça uma visita ao bar O Coqueirinho, no fim de linha de Brotas.No local, o aposentado e estudioso do tema há mais de 50 anos, Armando Ramos Viera - conhecido como "major" - montou um pequeno stand com fotos e informações.
Leitor assíduo das biografias escritas sobre o poeta dos escravos, "Major" lança um desafio a quem aparecer na exposição: "quero que façam perguntas sobre a vida de Castro Alves. Toda vez que eu acertar, o desafiante paga R$ 0,20 (vinte centavos) e o valor será repassado ao Hospital Aristides Maltez".
Quem conseguir deixar o "major" sem resposta, ganha uma cerveja gelada no Coqueirinho. Aceita o desafio?



E o muro da Ladeira do Pepino?





Mais de dez dias após a destruição do muro da Ladeira do Pepino, nem sinal de recuperação da área. O entulho foi retirado pela Prefeitura e uma sindicância foi aberta pela perícia técnica para identificar as causas do acidente.Como noticiado neste blog, na manhã do dia 25 de agosto, um caminhão desgovernado desceu a ladeira e destruiu o muro que fazia a proteção da parte final da ladeira. Os moradores lamentam a falta de providências rápidas para reconstrução do muro. Virgílio Silva de Araújo diz o seguinte: " É uma pena, esse muro era secular. Desde criança, e olhe que eu já tenho 5.5 que esse muro existia. Lembro-me que pequeno meu pai ia a casa de Sr Hilário, advogado e militar do exército e esse muro me atraia. Mas é isso mesmo, acidente é acidente!".