31.3.08

GRID Celebra Páscoa com associadas e crianças do Engenho Velho


Uma semana depois da Páscoa, o Grupo de Integração do Deficiente (GRID) do Engenho Velho de Brotas reuniu 25 crianças do bairro e, com o apoio das suas associadas, promoveu mais uma celebração alusiva a este evento do calendário cristão. "É uma oportunidade de mostrar nosso amor fraternal e compromisso com o bem-estar das crianças atendidas semanalmente aqui no GRID", explica Ana Lúcia Cãndido, coordenadora da organização.


O GRID foi criado em 1976 e reúne atualmente 152 associadas. São elas que oferecem os cursos de artesanato e trazem os quitutes distribuídos nas festas organizadas na sede. O apoio dos moradores do bairro também é bem-vindo!! Se quiser cooperar, basta procurar "Ana do GRID", na sede da instituição.

Confira à baixo alguns momentos da festa:

Lanche farto fez a alegria da garotada!!


Crianças e associadas celebraram a Páscoa juntas.



A mesa ficou recheada de bolos, tortas e sanduiches oferecidos pelas associadas do GRID



FIOCRUZ abre inscrição para Programa Universidade Aberta do Brasil

Estão abertas às inscrições para Seleção de tutores presenciais para
os cursos da EAD/ENSP/Fiocruz Inseridos no Programa Universidade
Aberta do Brasil (UAB/SEED/MEC). O candidato deverá efetivar sua
inscrição via internet pelo site www.ead.fiocruz.br, no período de 20 de março a 08 de abril de 2008.

Poderão se inscrever ao processo seletivo profissionais de nível
superior que preencham os seguintes requisitos e critérios:

? Possuir graduação completa em Educação ou carreiras da Saúde;
? Possuir experiência docente, preferencialmente, em programas de
Educação a distância;
? Ser residente na sede ou região do Pólo presencial UAB/MEC;
? Ter habilidade para utilizar computadores e recursos de
conectividade;
? Ter disponibilidade de 20 horas semanais.

Mais uma do Jaiminho: "Mete o Pau Nele"!!!

"Mete o Pau Nele!" é uma comédia que conta a história de um casal, Amélia e Marino, que se conhecem numa boate... dançam, bebem... a partir daí, ambos decidem morar juntos, e no decorrer desta relação, Amélia depara-se com um homem de personalidade instável e distúrbios emocionais. O elenco traz de volta o humorista Jaiminho -residente no bairro de Brotas - ao lado de Aline Queirós e Adelaide Costa ( responsável também pela produção e cenário).

Quer saber mais?? Acesse "Mete o Pau Nele!" ou aguarde estréia dia 12 de Abril.

28.3.08

Banda Cinto Grosso anima forró no Cantinho das Bananeiras

Cinto Grosso e mais duas bandas garantem a animação do forró hoje à noite no Cantinho das Bananeiras. O evento acontece todas as sextas-feiras a partir das 21 horas. O restaurante fica situado no Largo dos Paranhos, próximo à rádio Piatã FM. Apareça!!

SALVADOR ESTÁ ENTRE CAPITAIS QUE CORREM RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

30 cidades espalhadas por oito Estados brasileiros, entre eles a Bahia, e sete capitais, incluindo Salvador, têm tudo para sofrer epidemia de dengue, ou seja: alta infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, aumento do vírus do tipo 2 - um dos mais agressivos - e um número considerável de pessoas suscetíveis à contaminação. O número ainda pode aumentar, por conta do Liraa que foi feito há quatro meses, antes da chuva se intensificar.

Fonte: Bahia Notícias

27.3.08

Moradores da Rua Guarí pedem socorro à Prefeitura

Muito lixo se acumula na Rua Guarí - uma importante via de ligação entre a Daniel Lisboa e Avenida Bonocô -. No local são deixados entulho e lixo domiciliar de quatro ruas próximas. Os moradores querem a colocação de containers e a regularização da coleta de lixo

Conheça a Nova História de Manuela Rodrigues


Nova História
é o nome do show que a cantora e compositora Manuela Rodrigues apresenta no próximo dia 29 de março, às 21 horas, na Praça Quincas Berro D'Água (Pelourinho).


Esse show, que conta com as participações de Cláudia Cunha (Prêmio Braskem 2007) e Júlio Caldas, marca o início de uma nova fase da carreira de Manuela que se prepara para gravar seu segundo disco.


Nova História apresenta ainda imagens de Desencanto, primeiro vídeoclipe de Manuela, que tem lançamento previsto para o mês de Abril.


Ainda tem curiosidade?

Vem ver e veja!


O que? Nova História de Manuela Rodrigues com participações de Cláudia Cunha e Júlio Caldas

Quando? 29 de Março, às 21 horas

Onde? Praça Quincas Berro D'Água

Quanto? Gratuito

Informações? 9244-7916 (Janaina Costa) 9146-1576 (ChiccoAssis) - produz.manuelarodrigues@gmail.com

"Banho de Asfalto" irrita moradores do Matatu

Moradores das ruas Amazonas e Tocantins - próximas ao Largo do Matatu - reclamam da forma como a Prefeitura está realizando o "Banho de Asfalto". As obras prosseguem à noite e não tem hora certa para recomeçar no dia seguinte. Resultado: quando os serviços começam mais cedo, os moradores saem apressados para retirar os carros dos locais que haverá colocação do novo pavimento asfáltico.

Enquete: você comprou carro financiado?


O Governo Federal está preocupado com o excesso de crédito disponível para pessoas físicas. Pensa em restringir a quantidade de prestações em compras parceladas. Teme que o aquecimento da economia traga de volta altas taxas de inflação.


A venda de veículos novos e usados pode ser duramente afetada com a adoção desta medida. Qual a sua opnião sobre o assunto? Você tem carro financiado? Em quantos meses? Responda à enquete!! Comente o assunto!!

26.3.08

Dengue aqui, não!!

Esta é a vontade de moradores de Brotas!! Mas, não custa perguntar: o que a Prefeitura e o Governo do Estado estão fazendo para garantir que a tragédia da Dengue do Rio de Janeiro não se repita em Salvador? Vamos investigar!!

Hoje tem encontro de Yabás em Cosme de Farias

Acontece hoje (26) à tarde no Terreiro Unzo Auê Tê Dôr - localizado em Cosme de Farias - o I Encontro de Yabás do Distrito Sanitário de Brotas. O evento debaterá políticas públicas de saúde voltadas às mulheres e trará a apresentação do mapeamento dos terreiros de candomblé do bairro, feito pela Secretaria Municipal de Reparação. A realização do evento é de responsabilidade do GT de Saúde da População Negra do Distrito Sanitário de Brotas.

Conselho Distrital de Saúde empossado em Brotas


Formado por gestores públicos e privados da área de saúde e representantes comunitários, o Conselho Distrital de Saúde de Brotas foi empossado ontem (25) à tarde, na Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências.

Em breve, o Blog De Brotas trará matéria sobre atribuições, funcionamento e alvos do Conselho para o bairro.

"TRE Perto de Você" estará em Brotas no final de semana

Durante o final de semana o "Projeto TRE perto de Você" atenderá eleitores vinculados à 14ª Zona Eleitoral de Salvador, que compreende a Vila Laura, Luís Anselmo, Campinas de Brotas, Vale do Matatu, Cosme de Farias e parte do Matatu. O atendimento será feito das 9 às 17 horas, sábado (29) e domingo (30), no Colégio Estadual João Pedro Santos, na Avenida Bonocô.


Para ter acesso ao serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o cidadão deverá apresentar quaisquer um desses documentos:carteiras de identidade e de trabalho, certidão de nascimento ou casamento. Para homens maiores de 18 anos é obrigatório apresentar certificado de reservista. No posto móvel do TRE será possível transferir ou retirar segunda via do título de eleitor (em caso de roubo ou perda) e quitação eleitoral - com justificativa de ausência e/ou pagamento de multa -.

Unidades Móveis do Hospital Português atenderão moradores do Candeal


Amanhã (27), a partir das 8 horas, a comunidade do Candeal , em Brotas, receberá as unidades de saúde do Hospital Português, que farão atendimento nas áreas de ginecologia e pediatria. O atendimento, que também será oferecido na sexta-feira (28), vai ser feito na Rua 18 de Outubro, ao lado do Guetho Square. No mesmo local a população poderá obter carteira de identidade no estande da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e provar a deliciosa sopa das Voluntárias Sociais.

A coordenação do evento, mais uma vez sob a responsabilidade da Administração Regional de Brotas (AR-5), informa que serão feitas 60 consultas por especialidade a cada dia. Serão distribuídas 30 fichas de atendimento em cada turno (manhã e tarde).

25.3.08

Pode ajudar ao Naspec? Ligue 32610098

O Núcleo de Assistência à Pessoa com Câncer - NASPEC - solicita aos moradores de Brotas a doação de gêneros alimentícios e produtos de limpeza. A líder da organização - que atende portadores de câncer residentes no interior - Romilza Medrado diz que " o momento é muito difícil e é necessário o apoio de todos".

Para cooperar com doações ou ajudar ao NASPEC como voluntário envie email para naspec@atarde.com.br
Também pode ligar para 32610098/0643. Procurar Adriano ou Herbert.

Conselho Distrital de Saúde de Brotas toma posse hoje à tarde

A posse do Conselho de Saúde do Distrito Sanitário de Brotas será hoje (25), às 14 horas, na sala 206, da Fundação Para Desenvolvimento das Ciências, situada na Avenida D. João VI, em frente ao Hospital Evangélico.

A nutricionista Rosangela Fontes, coordenadora da Dires-Brotas, convida moradores e representantes comunitários do bairro para o evento.

Solar Boa Vista comemora com debate Dia Mundial doTeatro



Com o tema "Grupos Artísticos e Sua Relação com Espaços Públicos e Privados", o Cine Teatro Solar Boa Vista - localizado no Engenho Velho de Brotas - celebra amanhã (26) à tarde o Dia Mundial do Teatro.

O evento terá a participação de Luís Fernando Lobo ( Ensaio Aberto - RJ), César Vieira e Aderbal Piveta (Teatro União e Olho Vivo - São Paulo), Jairo Gomes (Associação PauloafonsinaBa), Romualdo Lisboa (Casa dos Artistas de Ilhéus - Ba) e Gordo Neto (Grupo Vilavox - Ba).


O Coordenador do Solar Boa Vista, ChiccoAssis, afirma que o encontro é de fundamental importância para troca experiências e construção de uma gestão cultural pública ainda mais participativa e democrática. Por isso, " a participação dos artistas, especialmente os que vivem e trabalham em Brotas, é fundamental", convida.

No dia 27, às 19 horas, o mesmo intercâmbio de experiências será feito no Teatro Vila Velha. Participem!! Maiores informações, ligue
3116-2108 / 2109.

19.3.08

Está sempre online?
Que tal ser Gerente de Micro-Crédito??



O Blog De Brotas oferece a você mais uma oportunidade para ganhar um dinheiro extra e complementar seu orçamento mensal. Seja Gerente de Micro-Crédito!! Confira aqui algumas vantagens de mais essa atividade lucrativa na internet:

  • Trabalhar a partir da sua própria casa, em qualquer parte do território nacional, em um negócio totalmente legal, ligado à área financeira e em constante expansão;

  • Não ter patrão ou vínculo empregatício. Não ter horários para cumprir, pois o Gerente de Micro-Crédito valoriza a qualidade de vida e o bem-estar da sua família;

  • Gerenciar a sua carteira de clientes através de ferramentas simples e auto-informativas, sobretudo pela internet, com o intuito de alavancar os negócios e aumentar os seus ganhos pessoais;

  • Identificar clientes entre amigos, parentes, vizinhos, colegas, etc., que estejam necessitando de empréstimos em dinheiro e, através do S.G.M.C., intermediar operações de micro-crédito entre estes clientes e os Bancos Conveniados ao sistema;

  • Não ter nenhuma responsabilidade pelas operações financeiras após a sua efetivação, não respondendo nem mesmo pela cobrança, ou qualquer outro tipo de informações relacionadas a estas operações;

  • Receber premiações (em DINHEIRO) por todos as indicações de empréstimos, cujo cadastro tenha sido aprovado e o valor tenha sido recebido pelos clientes, seja através de conta corrente, ordem de pagamento, DOC, TED ou outros meios.

  • Gostou?? Quer mais informações? Cadastre-se aqui!!

"TRE PERTO DE VOCÊ" em Brotas

Um posto móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai funcionar nos dias 29 e 30 de Março no Colégio Estadual João Pedro dos Santos, na Avenida Bonocô.

O atendimento será das 9 às 17 horas com a oferta dos seguintes serviços: emissão e transferência do título de eleitor, mudança de local de votação e quitação eleitoral.


Para dispor do atendimento do TRE, o cidadão deverá apresentar cédula de identidade, CNH, CTPS, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (qualquer um desses documentos é satisfatório para o atendimento), Certificado de Reservista (obrigatório) .

COMECE BEM O DIA!!



17.3.08

CRAS atende 94 famílias e situação
de risco social em Brotas


Conhecidos como "Casas das Famílias" os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) possuem 12 unidades em Salvador. Em Brotas, a unidade funciona na Avenida Bonocô - no complexo de serviços oferecidos pela prefeitura ao bairro -. "Nossas ações começaram em Novembro de 2007. Atualmente, 94 famílias do bairro são acompanhadas pelo CRAS", informa a assistente social e coordenadora em Brotas, Robélia Brasil.

O CRAS Brotas desenvolve ações de prevenção. Atua para fortalecer os vínculos familaires evitando que se deteriorem e propiciem envolvimento em situações de risco social. A entidade, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), busca oferecer proteção social básica incluindo as famílias nos programas sociais do Governo Federal e mediando as demandas comunitárias junto o outros serviços de atendimento social.

"Promovemos ações sociais, e não assistencialismo", ressalta Robélia Brasil. Eventualmente, por exemplo, ajuda o cidadão a retirar gratuitamente um documento de identidade. No entanto, as ações mais importantes visam "desenvolver o processo de autonomia e emancipação social das famílias, bem como, oferecer condições para que se rompa o ciclo de pobreza entre gerações", explica a coordenadora do CRAS Brotas.

Além da atenção individual e acompanhamento das famílias, o CRAS oferece um grupo de apoio terapêutico e um grupo sócio-educativo. Constituídos em sua maioria por mulheres, os grupos são oportunidades para troca de experiências familiares e apresentação de palestras voltadas às demandas evidenciadas pela comunidade. Parcerias com outras entidades sociais são bem-vindas e estimuladas. Em Brotas, o CRAS tem parceria com o Instituto Guanabara, ABRE e CAPS do Aristides Novis.

Para gerenciar essa estrutura, atuam na sede a coordenadora, Robélia Brasil, a psicóloga, Maria Rebelo, a assistente social, Viviane Barreiros e a técnica Nilcéia Dantas, no apoio administrativo. Se quiser conhecer mais sobre o funcionamento e propostas do CRAS para o bairro de Brotas ligue 3381-2909 ramal 027.

COMECE BEM O DIA!!

16.3.08

Idosos fazem concurso de poesias e homenageiam Castro Alves

A terceira edição do Concurso de Poesias do Abrigo Salvador - localizado em Campinas de Brotas - foi um sucesso! Mais uma vez residentes e funcionários mostraram sensibilidade e habilidade poética no encontro realizado anualmente no Centro de Convivência da instituição.

O evento, realizado para celebrar o Dia Nacional da Poesia (14 de Março) - data do nascimento do poeta Castro Alves -, teve as participações especiais do Raimundo Caetano de Azevedo, que declamou poemas de diversos autores, e Armando Viera - "o major" -, que apresentou uma breve síntese da vida de Castro Alves e declamou parte da poesia "Navio Negreiro".

Além de editar a coletânea de poemas - chamada "Entre Um Pensamento e Outro..." - contendo a produção literária dos participantes, houve também a premiação de um residente e um funcionário. Eléus Leonardo de Sá, 83 anos e residente há 5 anos, ganhou um aparelho de dvd. A funcionária Simara Damasceno de Souza foi a campeã em sua categoria.

De acordo com a Marília Isaac, líder da Equipe de Eventos do Abrigo Salvador, essa foi "mais uma oportunidade para que residentes e funcionários mostrassem seus talentos e e vivessem momentos de alegria e confraternização".

Quer ver como foi a festa? Clique aqui!!

COMECE BEM O DIA!!


15.3.08

Ganhe dinheiro lendo mensagens em seu celular


O PaySMS é o mais novo serviço em Marketing Multinível (MMN) disponibilizado pelo Blog De Brotas. Você pode ganhar R$ 123,46 (cento e vinte três reais e quarenta e seis centavos)por dia. Basta montar sua rede de patrocinadores com dez pessoas. Os ganhos são ilimitados e quanto mais você e seus amigos indicarem outras pessoas, mais ganham. Gostou? Cadastre-se !!
Confira como funciona:

Como funciona?


Você recebe SMS de propaganda, ficando informado sobre as últimas novidades em comércio, recebe descontos para compras, fica a par das últimas noticias ou sobre o que vai acontecer na sua cidade e... ganha dinheiro!

Usuário = R$0,06 (seis centavos de real) por cada SMS

O Usuário que incentivar a inscrição de outros usuários ao site PaySMS, receberá:
1 nível = R$0,04 (quatro centavos de real), cada SMS pelos seus primeiros indicados
2 nível = R$0,03 (três centavos de real), cada SMS pelos indicados do seu 1 nível
3 nível = R$0,02 (dois centavos de real), cada SMS pelos indicados do seus 2 nível
4 nível = R$0,01 (um centavo de real), cada SMS pelos indicados dos seus 3 nível

Convide seus amigos, conhecidos e familiares para se cadastrar na PaySMS e aumente seus lucros

Convencer pessoas é muito fácil!!

- Cadastramento grátis
- Nenhum gasto de tempo ou de dinheiro
para adquirir novos equipamentos.
- A propaganda que receber é discreta
e você não tem obrigação de compras.
- Não precisa modificar o seu aparelho
celular ou trocar o seu número de telefone


Como resgatar seu créditos?

- Dinheiro vivo na sua conta Bancaria!
- Créditos em seu Telefone Celular!
- Descontos na Loja Virtualdo PaySMS!

O que está esperando? Cadastre-se!!

Sabe quais são seus direitos como consumidor? Vote na enquete!!


Inspirada no Dia Mundial do Consumidor, celebrado hoje (15), a enquete da semana é: "você sabe quais são seu direitos como consumidor?". Já teve seu direito desrespeitado? Como reagiu? A quem apelou? Quais os resultados? Valeu à pena? Vote, comente, conte sua história aqui!!


Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Em 15 de março de 1962 o presidente dos Estados Unidos da América, John Fritzgerald Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, através de mensagem especial enviada ao Congresso Americano sobre proteção aos interesses dos consumidores, inaugurando a conceituação dos direitos do consumidor. Essa idéia causou grande impacto, não-somente naquele país, mas em todo o mundo.
São quatro os direitos fundamentais do consumidor:

1 - O Direito à Segurança ou proteção contra a comercialização dos produtos perigosos à saúde e à vida. Foram criadas leis de proteção ao consumidor com a inclusão de produtos corrosivos, inflamáveis, radioativos.

2 - O Direito à Informação, em que os aspectos gerais da propaganda e a necessidade das informações sobre o próprio produto e sua melhor utilização passaram a ser considerados.

3 - O Direito à Opção, dando combate aos monopólios e às leis antitrustes e considerando a concorrência e a competitividade como fatores favoráveis ao consumidor.

4 -O Direito a ser Ouvido, que passou a considrar os interesses dos consumidores na hora de elaborar políticas governamentais e de procedimentos de regulamentação.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi inicialmente comemorado em 15 de março de 1983. Em 1985 a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor assim enunciados como Diretrizes das Nações Unidas conferindo-lhes legitimidade e reconhecimento internacional.

COMECE BEM O DIA!!

14.3.08

Torne-se um Afiliadado do CamisaOnline!

Conheça aqui a nova parceria do Blog De Brotas.
Indique o CamisaOnline à seus amigos, vizinhos e familiares ou visitantes e ganhe comissão por todas compras realizadas através de sua indicação!
Torne-se um Afiliado! Clique no link e faça agora mesmo seu cadastro!!

Recital de poesias marca o 14 de Março na SMEC

Técnicos, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) celebraram o Dia Nacional da Poesia com um recital de poemas realizado hoje (14) à tarde no prédio anexo da instituição. O evento teve a participação especial da "Confraria dos Tios" e "Grupo Kalaboca".


Sediada no Solar Boa Vista, a SMEC utiliza as intalações do sobrado onde morou o poeta Castro Alves. Na área de acesso aos setores administrativos da secretaria existem duas placas destacando a relevância do antigo morador. Vale à pena visitar e conferir!!













"Um Cheiro Só"
faz a festa hoje à noite no Cantinho das Bananeiras


Mais uma sexta com muito forró no Cantinho das Bananeiras, restaurante próximo ao Largo dos Paranhos, em Brotas. Desta vez a banda Um Cheiro Só faz uma participação especial, a partir das 21 horas. Maiores informações com Ed Dj no 88742511. Apareça!!

14 de Março - Dia Nacional da Poesia


Esta data lembra o nascimento do escritor baiano Castro Alves (1847-1871), poeta movido pelos anseios de liberdade e justiça. Defensor ferrenho do fim da escravidão, escreveu obras clássicas como “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.


Castro Alves morou em Brotas. Mais especificamente no Solar Boa Vista - imenso casarão onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Educação -.

A BOA VISTA


Sonha, poeta, sonha!
Aqui sentado
No tosco assento da janela antiga,
Apóias sobre a mão a face pálida.
Sorrindo — dos amores à cantiga.
(Álvares de Azevedo)






Era uma tarde triste, mas límpida e suave...
Eu — pálido poeta — seguia triste e grave
A estrada, que conduz ao campo solitário,
Como um filho, que volta ao paternal sacrário,


E ao longe abandonando o múrmur da cidade
— Som vago, que gagueja em meio à imensidade,—
No drama do crepúsculo eu escutava atento
A surdina da tarde ao sol, que morre lento.


A poeira da estrada meu passo levantava,
Porém minh'alma ardente no céu azul marchava
E os astros sacudia no vôo violento
— Poeira, que dormia no chão do firmamento.


A pávida andorinha, que o vendaval fustiga,
Procura os coruchéus da catedral antiga.
Eu — andorinha entregue aos vendavais do inverno,
Ia seguindo triste p'ra o velho lar paterno.


Como a águia, que do ninho talhado no rochedo
Ergue o pescoço calvo por cima do fraguedo,
— (Pra ver no céu a nuvem, que espuma o firmamento,
E o mar, — corcel que espuma ao látego do vento... )

Longe o feudal castelo levanta a antiga torre,
Que aos raios do poente brilhante sol escorre!
Ei-lo soberbo e calmo o abutre de granito
Mergulhando o pescoço no seio do infinito,


E lá de cima olhando com seus clarões vermelhos
Os tetos, que a seus pés parecem de joelhos! ...


Não! Minha velha torre! Oh! atalaia antiga,
Tu olhas esperando alguma face amiga,
E perguntas talvez ao vento, que em ti chora:
"Por que não volta mais o meu senhor d'outrora?
Por que não vem sentar-se no banco do terreiro
Ouvir das criancinhas o riso feiticeiro,
E pensando no lar, na ciência, nos pobres
Abrigar nesta sombra seus pensamentos nobres?


......................................................................


Onde estão as crianças — grupo alegre e risonho
— Que escondiam-se atrás do cipreste tristonho ...


Ou que enforcaram rindo um feio Pulchinello,
Enquanto a doce Mãe, que é toda amor, desvelo
Ralha com um rir divino o grupo folgazão,
Que vem correndo alegre beijar-lhe a branca mão?..."

......................................................................

É nisto que tu cismas, ó torre abandonada,
Vendo deserto o parque e solitária a estrada.
No entanto eu — estrangeiro, que tu já não conheces —
No limiar de joelhos só tenho pranto e preces.


Oh! deixem-me chorar!...Meu lar... meu doce ninho!
Abre a vetusta grade ao filho teu mesquinho!
Passado — mar imenso!... inunda-me em fragrância!
Eu não quero lauréis, quero as rosas da infância.


Ai! Minha triste fronte, aonde as multidões
Lançaram misturadas glórias e maldições...
Acalenta em teu seio, ó solidão sagrada!
Deixa est'alma chorar em teu ombro encostada!


Meu lar está deserto... Um velho cão de guarda
Veio saltando a custo roçar-me a testa parda,

Lamber-me após os dedos, porém a sós consigo
Rusgando com o direito, que tem um velho amigo...
Como tudo mudou-se! ... O jardim 'stá inculto
As roseiras morreram do vento ao rijo insulto...
A erva inunda a terra; o musgo trepa os muros
A urtiga silvestre enrola em nós impuros
Uma estátua caída, em cuja mão nevada
A aranha estende ao sol a teia delicada! ...
Mergulho os pés nas plantas selvagens, espalmadas,


As borboletas fogem-me em lúcidas manadas ...
E ouvindo-me as passadas tristonhas, taciturnas,
Os grilos, que cantavam, calaram-se nas furnas ...


Oh! jardim solitário! Relíquia do passado!
Minh'alma, como tu, é um parque arruinado!
Morreram-me no seio as rosas em fragrância,
Veste o pesar os muros dos meus vergéis da infância,
A estátua do talento, que pura em mim s'erguia,
Jaz hoje — e nela a turba enlaça uma ironia!...
Ao menos como tu, lá d'alma num recanto
Da casta poesia ainda escuto o canto,
— Voz do céu, que consola, se o mundo nos insulta,
E na gruta do seio murmura um tremo oculta.


Entremos! ... Quantos ecos na vasta escadaria,
Nos longos corredores respondem-me à porfia! ...


Oh! casa de meus pais! ... A um crânio já vazio,
Que o hóspede largando deixou calado e frio,
Compara-te o estrangeiro — caminhando indiscreto
Nestes salões imensos, que abriga o vasto teto.


Mas eu no teu vazio — vejo uma multidão
Fala-me o teu silêncio — ouço-te a solidão! ...
Povoam-se estas salas...


E eu vejo lentamente
No solo resvalarem falando tenuemente
Dest'alma e deste seio as sombras venerandas
Fantasmas adorados — visões sutis e brandas...
Aqui... além... mais longe... por onde eu movo o passo,
Como aves, que espantadas arrojam-se ao espaço,
Saudades e lembranças s'erguendo — bando alado —
Roçam por mim as asas voando pra o passado.

COMECE BEM O DIA!!

11.3.08

Pista recuperada , velocidade dobrada!!

A recuperação das principais vias de acesso em Brotas - através do "Banho de Asfalto" - trouxe um novo problema ao conturbado tráfego de veículos no bairro: motoristas imprudentes que não respeitam sinalização de trânsito e limites de velocidade.

Na Avenida D. João VI, por exemplo, - uma via de mão-dupla - são comuns as ultrapassagens indevidas próximas às curvas da avenida e pontos de ônibus. Convém uma maior fiscalização da Prefeitura.



26 de tarde ou 27 pela manhã?

Essa é consulta da coordenação do Teatro Solar Boa Vista, visando identificar a melhor data e período do dia para celebrar o Dia Mundial do Teatro. O evento, feito em parceria com a Diretoria de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), tem o seguinte tema: "Grupos artistícos e sua relação com os espaços públicos e privados".

De acordo com Chicco Assis, coordenador do Solar Boa Vista,é muito importante que se escolha apenas a data mais adequada a todos, a fim de que "possamos ter uma platéia maior, pois o encontro será fundamental para o fortalecimento do artista e do cidadão.

Portanto, escolha a data que lhe seja mais conveniente e avise ao pessoal do Solar Boa Vista. Responda via
cineteatro.solar@funceb.ba.gov.br

Pesar no esporte da Bahia: morre ex-árbitro Lourival Dias Lima Filho

O corpo do ex-árbitro Lourival Dias Lima Filho, que morreu na noite de domingo aos 45, em um acidente de carro, será enterrado nesta segunda-feira, a partir das 17h, na cidade de Nazaré das Farinhas, na Bahia.

Segundo informações do jornal "A Tarde", o ex-árbitro morreu em um acidente na BR-110, na entrada do município de Olindina, distante 202 km de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 19h40, depois que o motorista do veículo tentou desviar de um cavalo e perdeu o controle.

Comece bem o dia!!


10.3.08

Moradores aprovam "Banho de Asfalto" em Brotas

Iniciado em Brotas no mês de Janeiro, o "Banho de Asfalto" - Programa de Recuperação do pavimento asfáltico - tem conquistado a aprovação dos moradores do bairro. Na enquete feita pelo Blog De Brotas sobre o tema a aprovação ultrapassa 90 % (noventa por cento). Confira os números:

Sim - 91,11%
Não - 8,89%

COMECE BEM O DIA!!

9.3.08

Dia Internacional da Mulher foi tema da Feira de Saúde e Cidadania da Vila Laura



A nova edição da Feira de Saúde e Cidadania - coordenada pela Administração Regional de Brotas (AR-5) - teve como ênfase especial a comemoração do Dia Internacional da Mulher .

Durante a manhã de sábado (08), no Conjunto Laura Catarino - Vila Laura -, foram oferecidas noções de saúde bucal, orientações nutricionais, atendimento às famílias em situação de risco social e divulgação de serviços de atendimento ao consumidor. A feira também foi uma boa oportunidade para dar entrada do pedido de Carteiras de Trabalho e carteiras de identidade.

O evento reuniu os seguintes órgãos públicos municipais: Secretaria Municipal de Promoção e Articulação da Cidadania - SEMAP - e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDES - . A SEMAP trouxe informações sobre o Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura de Salvador, instruções sobre as novas regras de uso do capacete por motociclistas, dicas sobre como escolher o melhor plano de telefonia fixa e uma campanha para evitar consumo de carne clandestina.

Os técnicos das SEDES mostraram como funcionam os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) - unidades públicas que atuam com famílias e indivíduos no contexto comunitário, visando orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar. Também foram distribuídas informações sobre o "Bolsa-Família", através do Centro de Informação e Atendimento Social.


Outra atuação de destaque na Feira de Saúde e Cidadania foi a participação dos formandos da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nove estudantes ofereceram orientações nutricionais aos participantes da feira e distribuiram folhetos com dicas sobre obter uma alimentação saudável e barata. "Infelizmente não pudemos fazer o perfil nutricional de cada pessoa porque não disponibilizaram balança e estadiômetro nesse evento", explicou um dos estudantes, Cláudio Luis Souza.


Idosos do Abrigo Salvador fazem festa no Dia Internacional da Mulher


Em mais uma tarde festiva, idosos, familiares e funcionários do Abrigo Salvador comemoraram o Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado na sexta (07) à tarde, lotou o Centro de Convivência. Houve apresentações musicais, declamação de poemas e performance no palco. "Os eventos acontecem para que nossos idosos, apesar das limitações físicas, continuem desfrutando de uma boa qualidade de vida", diz a Coordenadora da Equipe de Eventos, Marília Isaac.


As fotos apresentadas a seguir mostram alguns momentos da celebração do Dia Internacional da Mulher, no Abrigo Salvador. Confira:


O poeta José Mariano - residente no Abrigo Salvador - lê uma poesia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Centro de Convivência lotado!! Todos prestando muita atenção às homenagens prestadas às mulheres.


"Jane da Nutrição"- funcionária do Abrigo Salvador - lê uma crônica em homenagem às mulheres.


Aniel e Márcia - funcionários do Abrigo Salvador - em performance contando a história de Adão e Eva.


Equipe de Eventos do Abrigo Salvador: trazem alegria e bem-estar aos idosos da instituição. Parabéns!!

8.3.08

Sobre o autor de "Mulheres"

José Luiz Ressurreição dos Santos é professor do Cefet-BA e morador da Vila Laura, em Brotas.

Agradecemos a permissão para publicar este belo poema e com ele homenageamos todas as mulheres de Brotas e da cidade do Salvador.

MULHERES

José Luiz Ressurreição dos Santos


Lá vêm elas

Levando os filhos pra a piscina...

Ou deixando em casa, na favela

São negras, brancas, vermelhas, amarelas

De todas as cores e idades

Lutar pela vida para elas?...

Uma verdade.

Lá vêm elas...

São operárias, estudantes, lavradoras.

Todas trabalhadoras

Em casa são crianças...

Brincam com bonecas.

Mas..

Já são adultas nas ruas.

Sem opção, ganham o pão de maneira crua.

Nuas.

Lá vêm elas...

Lutando contra os preconceitos.

Por seus direitos

Elas estão em todos os pontos

Em todos os cantos

Rindo, serenas ou aos prantos

Lá vêm elas...

Falando dos filhos são "corujas"

Ao defendê-los?! "Leoas"

Fazem isso? Numa boa

Algumas vezes desprezadas.

Noutras tantas amadas

Falar de mulher é falar em dedicação

No amor, na ação.

Elas são no dia-a-dia de uma grandeza especial

Não só no dia internacional.





COMECE BEM O DIA!!

7.3.08

Vagner Martins retoma temporada de treinamento e capacitação em Salvador


"Liderança, Motivação de Equipes e Inovação" é tema do curso com duração de 6 horas que o Professor Vagner Martins está realizando hoje (07), na Casa do Comércio. Com o evento, este especialista em liderança, administração e marketing - radicado em Salvador há quatro anos - começa a temporada de cursos e capacitação de equipes em 2008. "O novo mundo empresarial precisa de líderes inovadores. O curso oferece algumas dicas de como desenvolver o potencial de liderança de cada pessoa", ressalta o consultor.

No mesmo local, na próxima quinta-feira (13) às 19:30, será oferecido o Seminário "Motivando Todos Para a Qualidade". A ênfase será na necessidade de desempenho de alta performance para conquistar e manter clientes. Para obter informações ou fazer inscrição envie email para vagnermartins@ondec.com.br

Assaltos assustam moradores da Rua Irmã Dulce

Moradores da Rua Irmã Dulce - uma via próxima à Waldemar Falcão - estão apavorados com assaltos que ocorrem diversas vezes por dia. São abordados motoristas, crianças à caminho da escola e pessoas idosas. Faz-se necessária uma blitz diária da Polícia Militar no local.

COMECE BEM O DIA!!

6.3.08

Amanhã tem Caia No Xote no
Cantinho das Bananeiras


O forró rola solto amanhã à noite no Cantinho das Bananeiras, Desta vez o evento terá participação de Caia No Xote. O restaurante fica nas Pitangueiras, nas proximidades da Piatã FM. O ingresso custa apenas R$ 3,00 (três reais) e para ter mais informações é só ligar (71)88749511.

COMECE BEM O DIA!!


5.3.08

Idosos do Abrigo Salvador comemoram na sexta o Dia Internacional da Mulher

Os idosos do Abrigo Salvador vão comemorar na sexta-feira (07), às 15 horas, o Dia Internacional da Mulher. A celebração antecipada oferece a oportunidade de congraçamento entre residentes, funcionários e familiares. De acordo com Marília Isaac, Coordenadora de Eventos, "nossas festas também estimulam aos idosos a viver com maior alegria e motivação"

Coleta em dias alternados acumula lixo na ladeira do Pepino e irrita moradores


A coleta de lixo na Ladeira do Pepino - importante ligação entre Brotas e o Dique do Tororó - é feita em dias alternados. Por conta disso, o lixo domiciliar descartado pelos moradores fica exposto por quase dois dias na rua.

De acordo com moradores, é necessária a colocação de containers para que o lixo não fique espalhado pelos passeios e asfalto da ladeira. O material acumulado antes dos dias de coleta programados provoca infestação de ratos e insetos nas residências. Além disso, o mal-cheiro insuportável incomoda tanto moradores quanto transeuntes do Pepino.

Além do retorno dos containers, os moradores querem que a coleta passe a ser diária Segundo eles, é a única possibilidade para que o local possa ficar a maior parte do dia limpo e sem odores desagradáveis.





COMECE BEM O DIA!!


4.3.08

Semana da Mulher Brotascenter traz dicas de beleza e saúde

Sorteio de brindes, dicas de maquiagem, degustação e noções de prevenção à saúde. Estas são as atividades propostas pela Semana da Mulher Brotascenter. A promoção, realizada anualmente pelo Shopping Brotascenter, é gratuita e prossegue até 08 de Março - Dia Internacional da Mulher -.

Quem quiser participar das atividades deve dirigir-se às lojas 17 e 20 do Brotascenter - espaços reservados pelo Shopping para a realização do evento -. Nesses locais as mulheres terão informações sobre como prevenir o cãncer de mama, poderão desfrutar de massagens terapêuticas e receber dicas de beleza e estética.

A iniciativa do Brotascenter tem o apoio da Água de Cheiro, O Boticário, Racco e Naspec ( Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer).

O "Banho de Asfalto" já chegou à sua rua?

Criado pela Prefeitura de Salvador para resolver antigos problemas com a pavimentação asfáltica da cidade, o "Banho de Asfalto" foi iniciado em Brotas no mês de Janeiro.

A intervenção já recuperou alguns trechos em Campinas de Brotas e Dom João VI. Mas, de acordo com moradores, é lento e não atinge outras ruas importantes do bairro - especialmente no Engenho Velho - . Por isso, tirando todas as dúvidas, o Blog De Brotas quer saber: "teve 'Banho de Asfalto' em sua rua"?

Responda e comente a enquete!!

COMECE BEM O DIA!!


3.3.08

Próximo final de semana tem Circo Picolino no Solar Boa Vista


Nos dias 07 e 08 de Março, às 20h, o Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) receberá o espetáculo cenascotidianas@circ.pic, apresentado pela Companhia Picolino de Artes do Circo. Antes do início de cada apresentação acontece ainda no Foyer do Cine Teatro a exibição de filmes curtas-metragens, da cineasta Paula Gomes, que abordam o universo do Circo.

No sábado, dia 08, acontece ainda uma oficina de técnicas circenses, totalmente gratuita e voltada para jovens que já desenvolvam trabalhos corporais como teatro, dança, capoeira. As vagas para a oficina serão limitadas e as inscrições acontecem no próprio Solar, a partir de segunda-feira, 03 de março.

Para ChiccoAssis, coordenador do Cine Teatro Solar Boa Vista, “ter esse espetáculo em nossa programação, contribuirá com o processo de revitalização do nosso Centro de Cultura, que a partir de março passará por uma reforma completa em sua estrutura física”.

A Companhia Picolino se apresenta em Brotas, depois do grande sucesso no bairro de Alagados, onde cerca de 2.000 pessoas assistiram ao espetáculo em praça pública, do Cine Clube Centro Cultural Plataforma lotar as suas instalações.


COMECE BEM O DIA!!