30.4.08

NASPEC na internet


Se quiser conhecer mais sobre as ações empreendidas pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Câncer (NASPEC), localizado no Engenho Velho de Brotas,acesse www.naspec.org.br. No site é possível conhecer a história da instituição, participar das campanhas e doações. Acesse!!

Bahia será campeão baiano em 2008, dizem internautas


Nem mesmo a derrota por 3 X 0 para o Vitória, em Feira de Santana, tira o otimismo dos torcedores do Bahia. De acordo com a enquete da semana do Blog De Brotas, 60% dos internautas acreditam que o título do campeão baiano em 2008 será do tricolor. Confira os números:

1 - Bahia - 60%
2 - Vitória - 26,67%
3 - Conquista - 13,33%
4 - Itabuna - 0,00%

Agora é esperar as duas próximas rodadas e ....torcer!!

Mussurunga/Brotas - Sugestão de novo roteiro


A professora Malí Paula, residente na Avenida D. João VI, sugere uma alteração no roteiro da linha Mussurunga/Brotas. No trajeto atual o ônibus sobe a Rua Rodolfo Pimentel, vira à esquerda e segue em direção à Campinas de Brotas. A mudança proposta é a seguinte: que o veículo siga à direita, passe pela Boa Vista de Brotas e Rua Frederico Costa. O retorno seria em Pitangueiras, após o posto de gasolina, no acesso à Ladeira dos Galés.

Em favor da mudança a professora Paula, como é conhecida no bairro, está disposta a mobilizar os moradores e encaminhar solicitação à Prefeitura e empresas de transporte do município. Se você concondar com a mudança no trajeto da linha Mussurunga/Brotas, deixe seu comentário aqui no Blog De Brotas .

29.4.08

Aulão de Dança Afro encerra a programação do "Solar ABRIL pra Dança"


Amanhã (30), às 19h, o Cine Teatro Solar Boa Vista comemora o Dia da Dança com um Aulão de Dança-Afro ministrado pela Profa. Silvia Rita.

Entre os dias 24 e 27, o "Solar ABRIL pra Dança" agitou o palco do Cine Teatro com uma programação especial e diversificada. Na quinta-feira, alunos do Balé Folclórico da Bahia realizaram um ensaio aberto da coreografia sobre personalidades, que o grupo está montando para o projeto "O Balé que você não vê".
Na sexta-feira (25), a Escola de Dança da FUNCEB apresentou coreografias montadas por seus alunos e professores e ainda realizou uma aula aberta de Frevo. Grupos da própria comunidade apresentaram seus trabalhos no sábado. E no domingo, um Jam Session de Contato e Improvisão.

Alunos de Escolas Municipais da região, além de pessoas da própria comunidade tiveram a oportunidade de assistir, participar, perguntar e principalmente se envolver e se encantar com o universo da Dança.



"Coletes Brancos" vence III Torneio de Futebol Feminino no Engenho Velho de Brotas
O time de "coletes brancos" venceu o III Torneio de Futebol Feminino, organizado pelo grupo "Mulheres Poderosas", do Engenho Velho de Brotas. A disputa, realizada em quatro domingos consecutivos, reuniu quatro times e contagiou a torcida do bairro. "Vencemos por causa da nossa humildade e dedicação", disse Jane Ferrary, explicando a goleada de 4 X 2 aplicada nos "coletes verdes", no jogo decisivo.
A fase final começou com a disputa pelo terceiro lugar na competição. As meninas de coletes rosa e amarelo fizeram um jogo bastante disputado. No final prevaleceu a raça do time de coletes amarelos: 5 X 1. Gols de Lorena (3) e Tuca (2).
O grupo "Mulheres Poderosas" se reúne a três anos nas quadras de esporte do Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho. Inicialmente acompanhavam maridos, namorados e amigos na prática do futebol. Atualmente, 25 mulheres - mães, donas de casa, adolescentes - participam dos treinos e jogos semanais.
Classificação do Torneio
1º - Coletes Brancos
2 º - Coletes Verdes
3º - Coletes Rosa
4º - Coletes Amarelos
Destaques:
Artilheira da Competição: Priscila Santos - 11 gols
Goleira da Competição - Adriana

26.4.08

Hoje é dia de vacinar contra a Gripe



Hoje (26) é o Dia Nacional de Vacinação contra a gripe. Idosos com mais de 60 anos devem procurar unidades de saúde e postos de atendimento instalados em todo o bairro para conseguir a imunização contra o vírus influenza.

Em Brotas, a vacina será oferecida nos Centro de Saúde localizados na Avenida Dom João VI, Cosme de Farias, Candeal e Engenho Velho de Brotas. Também funcionarão postos de atendimento em laboratórios, centros comunitários e supermercados do bairro.

A campanha é anual e começou em 1999. A vacina é importada da França, mas a previsão é de que no ano que vem alguns estados já usem o medicamento fabricado no Brasil e, em 2009, todas as doses tenham sido produzidas no país.

"Mete o Pau Nele" continua no Teatro da Barra

Prossegue mais uma investida teatral do humorista Jaiminho. A nova temporada de apresentações traz a comédia "Mete o Pau Nele", hoje às 20:00 horas, no Teatro da Barra, Rua Marques de Caravelas.


COMECE BEM O DIA!!


25.4.08

"Cenas Cotidianas" encerra III Encontro de Circos da Bahia


O espetáculo "cenascotidianas@circ.pic", da Companhia de Circo Picolino, é a atração de hoje e amanhã no encerramento do 3º Encontro de Artistas Circenses da Bahia, no circo armado em Pituaçu, a partir das 20h30, com entrada franca.

O Espetáculo ganhou em 2004 o prêmio Funarte de Apoio ao Circo, percorreu o Brasil, e no ano passado foi apresentado no TCA, com direito a sessão extra. Cenas Cotidianas, que narra o dia-a-dia de uma escola de circo, completa neste fim de semana mais uma turnê de 12 apresentações, patrocinada pelo Fundo de Cultura do Estado.

Parque Solar Boa Vista continua sujo e sem manutenção


Noventa dias após a promoção da "Virada Cultural" - evento que deveria marcar o início da revitalização do Parque Solar Boa Vista -, coordenado pela prefeitura, o local ainda sofre com os mesmos problemas. A grama está alta, via de acesso sujas e mal-conservadas. Não funcionários de limpeza e manutenção.

A quem os moradores devem recorrer? Que órgão público cuida (??) realmente da melhor área de lazer de Brotas?

Quem souber, responda, por favor!!

Agentes de saúde fazem palestra sobre a Dengue no Aristides Novis

Agentes de Saúde da Prefeitura fizeram palestra sobre prevenção e combate ao mosquito da Dengue para funcionários e pacientes do Centro de Saúde Mental Aristides Novis. A visita também proporcionou inspeção na caixa dágua e demais espaços da instituição.

A psicóloga Margaret Souza, gerente do Aristides Novis, demonstrou preocupação com a área que fica no entorno do centro de saúde mental. "Estamos cuidando do nosso espaço. Espero que os moradores visitados pelos agentes de saúde façam o mesmo", informou.

As palestras e visitas domiciliares dos agentes de saúde podem ser solicitadas por escolas, associações de moradores e rádios comunitárias. Josevaldo Sampaio e Raimundo Nascimento, que fizeram palestra e inspeção no Aristides Novis, apelam aos moradores de Brotas que permitam o acesso dos agentes de saúde ás suas residências. "Estamos fazendo a nossa parte. A população deve participar também dessa luta", afirmam os agentes da prefeitura.


Final do III Torneio das "Mulheres Poderosas" será domingo pela manhã

Domingo (27), nas quadras do Parque Solar Boa Vista, tem final do III Campeonato de Futebol Feminino promovido pelas "Mulheres Poderosas" - que reúne mulheres praticantes de futebol no Engenho Velho de Brotas -. Tudo começou quando, depois de assistir aos "babás" promovidos pelos irmãos, maridos e namorados, elas decidiram participar também. Daí em diante começaram a treinar semanalmente e promover pequenos torneios.
Os jogos, que começam às 8:30, são os seguintes:

- Disputa do 3º lugar: Colete Rosa X Colete Amarelo
- Final : Colete Branco X Colete Verde


COMECE BEM O DIA!!


24.4.08

Confira os locais de vacinação de idosos em Brotas


Iniciada essa semana em Brotas, a vacinação de idosos contra a gripe está sendo feita nos seguintes locais:

- Centro de Saúde Cardeal da Silva, em Cosme de Farias

- Centro de Saúde Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas
- Centro de Saúde Manoel Vitorino, na Avenida D. João VI
- Centro de Saúde Mário Andrea, nas Sete Portas

Quem vai vencer o "Baianão 2008"?

Quem ganha o "Baianão 2008"? Bahia? Vitória? Conquista? Itabuna? A quarta rodada do Campeonato Baiano de Futebol será decisiva para as duas equipes da capital. Se não vencer o BA X VI em Feira de Santana, o Vitória fica em situação muito complicada. Especialmente, se o Conquista vencer novamente o Itabuna. Ao Bahia cabe administrar a vantagem da liderança no quadrangular decisivo. O Itabuna, que não depende mais de si mesmo e tem que vencer os três jogos restantes, torce por um milagre para chegar ao título.

Daí a pergunta do Blog De Brotas: "Quem vai vencer o Campeonato Baiano de Futebol em 2008"? Vote!! Comente!! Participe!!

Editais públicos em debate no III Encontro de Circos da Bahia



A participação nos editais públicos e a relação do circo com os governos federal, estadual e municipal estão na pauta de hoje do 3º Encontro de Artistas de Circo da Bahia, no circo Picolino, armado em Pituaçu.

E tem também espetáculo, com entrada franca, a partir das 20h30. No programa de hoje, palhaços, rumbeiras, malabaristas, contorcionistas e trapezistas. Após o espetáculo, os circenses se reúnem para a noite dos contadores de causos, no Butiquim Maripim, no cirquinho ao lado da lona principal do Picolino.

COMECE BEM O DIA!!

C

23.4.08

Moradores de Brotas se protegem contra a Dengue

"Você ou alguém da sua família já teve Dengue?". Essa foi a pergunta da semana do Blog De Brotas. Confira os resultados:

Sim - 28,57%
Não - 71,43%

Os números mostram que os moradores estão se precavendo contra a doença. Muito bom!! Assim a Dengue não vai ter vez em Brotas!!

Encontro circense debate hoje presença de crianças e adolescentes no circo



"A criança e o Adolescente no Circo". Este é o tema do debate de hoje no III Encontro de Circos da Bahia, realizado no Circo Picolino. À tarde será oferecida oficina de inclusão digital e apresentação de intercâmbio entre artistas circenses. Os espetáculos noturno são gratuitos e começam às 20:30. Participe!!

"Solar Abril pra Dança" começa amanhã à tarde

Começa amanhã (24) o "Solar Abril pra Dança", Cine Teatro Solar Boa Vista. São Ensaios Abertos, Workshops, Debates, Mostras de Vídeo-Dança, Performances, Apresentações e Jam Sessions irão promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os grupos e artistas locais e com outros profissionais atuantes na cidade.


O "Solar Abril pra Dança" oferece vagas gratuitas para alunos das escolas públicas. Os interessados podem ligar para 31162108, a partir das 14 horas.


COMECE BEM SEU DIA!!


22.4.08

31 circos da Bahia reunidos no Circo Picolino


Com as presenças de representantes da Secretaria da Cultura, da Fundação Gregório de Mattos, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado da Bahia – Sated e da Cooperativa de Circenses da Bahia, foi aberto ontem (21) o III Encontros de Artistas de Circo da Bahia, que reúne 31 circos de todo o Estado, no Circo Picolino, armado na Orla de Pituaçu.



Na primeira noite de espetáculos, que acontecerão sempre às 20h:30, com entrada franca, foram apresentados 12 números selecionados, de técnicas variadas, como equilibrismo, contorcionismo, arame, tecido, além de palhaços e rumbeiras. Haverá também homenagem a dona a artistas tradicionais do circo da Bahia, como dona Zeza, matriarca circense, os palhaços Funhanha, de 72 anos, e Fura-fura, de 80.

Incorporações residenciais mudarão em breve paisagem da Rua dos Bandeirantes




Quatro novos empreendimentos residenciais mudarão em breve o cenário da rua dos Bandeirantes - uma importante via de ligação entre o Largo do Matatu e as Sete Portas -. A rua é estreita, tem tráfego intenso o dia inteiro e, até alguns anos atrás, era margeada por casas com grandes terrenos e muito arborizadas.


As perguntas que se impõe são as seguintes:

Houve algum planejamento urbano para mais essa nova ocupação residencial?

A prefeitura tem estudos de impacto sobre o trânsito, transporte e demais serviços públicos a serem oferecidos por conta do novo contigente de moradores do bairro?

Quem souber, responda, por favor!!


Um pouco mais sobre a Dengue - 2

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação

A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

19.4.08

Feriado terá apresentação gratuita no Circo Picolino


Na noite de abertura do III Encontro de Artistas de Circo da Bahia, segunda-feira (21), tem mostra de circo às 20:30, sob a lona do Picolino, em Pituaçu, com entrada franca. O espetáculo terá 12 números selecionados, de técnica variadas, com a apresentações de equilibrismo, contorcionismo, arame, tecido, além de palhaços e rumbeiras.

Confira a programação completa do encontro, que continua até sexta(25), no endereço http://encontro3.wordpress.com/programacao/

Detalhes sobre o caso Isabella Nardoni

Se quiser entender melhor ou conhecer mais detalhes sobre o assassinato de Isabella Nardoni, acesse o Blog do Noblat. Lá o internauta encontra o perfil do pai, Alexandre Nardoni e acompanha passo-a-passo o trabalho da polícia de São Paulo na elucidação do crime que causou profunda indignação nacional. São informações que não aparecem com detalhes nos telejornais das emissoras de televisão. Confira!!

18.4.08

Estão abertas inscrições para curso de liderança e motivação


Dias 07 e 08 de Maio o Professor Vagner Martins oferece o curso "Liderança em Gestão de Pessoas: motivação de equipes e inovação". O pagamento pode ser feito em três parcelas de R$ 66,00 (sessenta e seis reais) ou à vista com 10% (dez por cento) de desconto. Para inscrições e informações envie email para vagnermartins@ondec.com.br ou ligue 33423150.

Solar Boa Vista comemora Dia do Livro e de Monteiro Lobato

Acontecerá nesta sexta (18) o "Solar Abril Livro" - uma iniciativa do Cine Teatro Solar Boa Vista, em comemoração ao Dia do Livro e a Monteiro Lobato - . O evento ocorrerá em duas etapas: A primeira voltada para alunos, nos turnos matutino (09-11h) e vespertino (14-18h). Nesses horários, cerca de 240 alunos das Escolas Municipais João XXIII, Maria Quitéria e Martagão Gesteira (40 de cada escola por turno) participarão de Rodas de Histórias, Assistirão o vídeo Piruetas, criarão e recriarão histórias. As histórias serão contadas por Griôs do Espaço Cultural Pierre Verger e Arte-Educadores da Fundação Pedro Calmon.

Após um momento de acolhimento, cada Escola será subdividida em 02 grupos. Um irá assistir o vídeo e fazer "leituras" da história contada. Enquanto isso o outro grupo participará da roda de Contação de Histórias. Depois os grupos se revesão. Para finalizar, os dois grupos voltarão a se encontrar e fazer uma avaliação sobre o encontro.

No segundo momento, às 18h, os Educadores ouvirão histórias, contarão suas experiências e dialogarão sobre a inclusão da Contação de Histórias nas Práticas pedagógicas. Esse momento é aberto a Educadores, Arte-Educadores, Artistas e para a comunidade em Geral.

16.4.08

Artistas circenses tem encontro marcado em Salvador

O circo na Bahia está vivo e se apresenta em Salvador. Pelo segundo ano consecutivo, mais de uma centena de artistas circenses de todo o Estado se reúne sob a lona do Picolino, na Orla de Pituaçu, de segunda a sexta-feira (21 a 25) da próxima semana.

De dia, o picadeiro será palco de discussões e busca de alternativas para a realidade nada romântica do cotidiano dos circenses, que mantêm viva a tradição nas periferias das cidades do interior. De noite, o respeitável público terá uma mostra diária da arte circense produzida hoje na Bahia, com entrada franca, sempre às 20h30.

Haverá concurso de rumbeiras e homenagens a antigos circenses. A artista e dona de circo dona Zeza, matriarca de uma família de circenses e os palhaços Funhanha, de 72 anos, e Fura-fura, de 80 estão entre os homenageados.

Você ou alguém da sua família já teve Dengue?

Essa é a enquete da semana do Blog De Brotas . Vote!! Opine!! Reclame!! Participe? Não vamos deixar que o mosquito da dengue cause estragos na saúde dos moradores do bairro, não é?

Moradores de Brotas realizarão missa pela paz

Os moradores do bairro de Brotas realizam uma missa pela paz, nesta quarta-feira (16), na Paróquia do Instituto Bom Pastor, situada na rua Waldemar Falcão. A celebração começa às 18h. Na oportunidade, os moradores prometem levar faixas de protesto contra os assaltos que têm assustado quem vive ou transita pelo local.

15.4.08

Ladeira de acesso Bonocô/Brotas é interditada

A ladeira que liga a Avenida Bonocô ao bairro de Luís Anselmo, em Brotas, nas proximidades da loja Revisa, foi interditada na manhã desta terça-feira (15). Foram colocadas barreiras para impedir o acesso de veículos nos dois sentidos da via.

De acordo com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), o motivo do bloqueio foi o derramamento de óleo na via. Por isso, os motoristas que circulam pela Avenida Bonocô enfrentam trânsito lento. A SET ainda não tem previsão de quando as pistas serão liberadas para circulação, mas informa que já solicitou a intervenção da Limpurb.

Bazar do NASPEC vende produtos a partir de cinquenta centavos

O bazar de roupas e calçados usados é mais uma alternativa do Núcleo de Assistência à Pessoas com Câncer (NASPEC) na captação de recursos financeiros. As peças em bom estado de conservação são doadas por associados e amigos. Também estão disponíveis produtos novos apreendidos pela Receita Federal e repassados a instituições sociais como o NASPEC.

O preço das peças varia de R$ 0,50 (cinquenta centavos) à R$ 15,00 (quinze reais). A lojinha do NASPEC funciona de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas. Faça uma visita e boas compras!!

Faleceu hoje o ex-deputado federal Eraldo Tinoco


Faleceu na madrugada de hoje (15) o ex-deputado federal e ex-vice-governador da Bahia, Eraldo Tinoco de Melo. O sepultamento será às 11 horas, no Jardim da Saudade. A celebração do culto em ação de graças será realizada pelo Rev. Edvar Gimenes, Presidente da Igreja Batista da Graça.

Natural de Ipiaú, Tinoco ocupou diversos cargos públicos. Foi Secretário Estadual de Educação e de Infra-estrutura. Atualmente lecionava na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Um pouco mais sobre a Dengue

A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).

De acordo com a infectologista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Glória Teixeira, a Bahia reúne condições favoráveis à disseminação da doença."Se providências urgentes não forem adotadas, podemos enfrentar uma epidemia nos próximos nove meses", assegurou.

E aí, pessoal, vamos esperar de "braços cruzados" que a doença tome conta da nossa cidade? O que podemos fazer para impedir que novos casos de Dengue aconteçam em Brotas? Você está fazendo sua parte? Tomara que sim!!

14.4.08

Lar Irmão José acolhe 34 idosos na Ladeira dos Bandeirantes


Funcionando na Ladeira dos Bandeirantes, o Lar Irmão José acolhe 34 idosos em suas instalações. São pessoas que optaram por deixar a convivência familiar ou que, com poucos recursos da aposentadoria, não podem mais pagar despesas com aluguel de moradia, alimentação e remédios.

A instituição não tem convênio com órgãos públicos e se mantém com a contribuição mensal dos moradores ou familiares e doações da comunidade. "As despesas são altas. Gastamos muito com energia elétrica e alimentação. A ajuda dos moradores de Brotas é muito bem-vinda", informa o Diretor Social, Alberto Ramos de Santana.

No Lar Irmão José os idosos se alimentam cinco vezes ao dia (café da manhã, almoço, jantar e dois lanches), assistem televisão e conversam bastante. João Barbosa, 70 anos e residente no local a alguns meses - como ele mesmo diz -, foi responsável pela página sindical do extinto Jornal da Bahia. Já o motorista aposentado Dilton Batista dos Santos, 64 anos informa que trabalhou dirigindo caminhões e caçambas pela Bahia. Para Noélia Santos Niella, a mais falante do grupo, "todos devemos nos adaptar a cada fase da vida e dar graças a Deus por tudo".

Para cooperar com a doação de alimentos, material de limpeza ou agendar uma visita a Lar Irmão José, ligue 33812351.


Internautas de Brotas não querem Lula disputando a presidência em 2010


Lula não deve disputar um terceiro mandato presidencial em 2010. Este é o resultado da enquete realizada pelo Blog De Brotas a cerca da possibilidade de mudanças constitucionais que permitiriam ao atual presidente disputar mais um mandato. Atualmente a Constituição prevê mandato de quatro anos e autoriza a disputa de apenas um novo mandato subsequente aos prefeitos, governadores e presidentes da República. De acordo com os internautas de Brotas, se Lula quiser disputar novamente a presidência deve aguardar o pleito de 2014. Confira os números:

Sim - 44,44%
Não - 55,56%

É devagar, é devagar, é devagar, devagarinho...



Quase noventa dias após a realização da "Virada Cultural" - evento que pretendeu marcar a largada na recuperação do Parque Solar Boa Vista, no dia 25 de Janeiro -, a prefeitura retomou na sexta-feira (11) as obras de recuperação do estacionamento situado em frente à Secretaria Municipal de Educação. A obra, prevista para ser realizada em três etapas, prevê a restauração dos equipamentos públicos (fonte luminosa, anfiteatro e quadras esportivas) e instalação de grades de proteção no entorno parque.

12.4.08

Mudança de comando na DEAM

O Delegado-Chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo Silva, empossou a delegada Cely Carlos da Silva como titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). Ela substitui a delegada Isabel Alice Jesus de Pinho que assumiu a direoria do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV). A DEAM funciona no fim de linha do Engenho Velho de Brotas.

PC do B inaugura sede distrital em Brotas




O Partido Comunista do Brasil (PC do B) inaugurou ontem (11) à noite sua sede distrital em Brotas. O evento reuniu militantes, lideranças políticas e comunitárias, simpatizantes e moradores. A proposta, de acordo com o Presidente do Distrito, Nadson Oliveira, é "difundir o pensamento do partido em Brotas". Atualmente o PC do B tem cerca de 300 filiados em Brotas. Desse grupo, 90 estão envolvidos com a difusão das propostas políticas no bairro.

A festa de lançamento teve a presença de Olívia Santana, pré-candidata do PC do B à prefeitura de Salvador. Ela saudou aos militantes e disse que a nova sede vai promover a divulgação das idéias do partido para a cidade. Defendeu também um novo modelo de gestão urbana onde se privilegie a qualidade de vida para todos. "Brotas contém a síntese da população de Salvador. Aqui estão pobres, ricos e pessoas de classe média. E todos devem ter boas condições para viver aqui".

A sede de Brotas será útil na realização de palestras, treinamento e reuniões dos filiados. O representante distrital informa que o PC do B em Brotas vai "se articular com os movimentos sociais do bairro e desenvolver a cooperação em torno de bandeiras comuns". Além de Brotas outros dois distritos já foram instalados em Salvador: Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário.

11.4.08

Conselho Distrital de Saúde escolheu Comissão Executiva

Em reunião realizada ontem (10) à tarde, na Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), o Conselho Distrital de Saúde de Brotas escolheu a seguinte Comissão Executiva: Rosangela Fontes, como presidente - representando o segmento governamental - , Marcos Antonio Almeida Sampaio, vice-presidente. As reuniões do Conselho acontecem nas segundas quintas-feiras de cada mês, na FDBC, em frente ao Hospital Evangélico.

II BemBom Fest vai arrecadar alimentos para o NASPEC

Pelo segundo ano consecutivo, a BemBom Produções e Eventos promove evento em parceira com o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer (NASPEC), situado no Engenho Velho de Brotas. Trata-se do II BemBom Fest, que vai acontecer dia 21, das 13:00 às 23:00 horas, na Estação ED DEZ.

Para participar é necessário comprar a camisa da festa e doar um quilo de alimento não perecível. As atrações são as seguintes: Sam Hop, Nossa Juventude, Pagode Família, Selakuatro, Dr. Bronkex e Samba de Acender. Aquisição de camisas pode ser feita na Loja dos Discos da Lapa, Balcão BemBom e balcões do PIDA.

III de Circenses da Bahia inscreve até amanhã


O Circo Picolino e a Cooperativa de Circenses da Bahia estão convocando todos os circos médios e pequenos que circulam no Estado para se inscreverem até sábado no III Encontro de Circenses da Bahia. A expectativa é reunir cerca de 120 circenses para o encontro que acontece de 21 a 25 de abril, em Salvador, sob a lona do Circo Picolino, próximo ao Parque de Pituaçu.

Em pauta, a infra-estrutura para os circos, o trabalho das crianças e adolescentes, a relação com o Estado e as participações em editais, dentre outros assuntos do cotidiano dos circos que circulam hoje no interior. Além dos debates e outras atividades, o encontro também promove mostra de espetáculos durante a noite, com entrada franca. Informações pelo telefone 71 3363 4069

9.4.08

Notificados 18 casos de Dengue em Brotas


O Distrito Sanitário de Brotas notificou 18 casos de Dengue no bairro em 2008. De acordo com Eliene de Jesus, Subcoordenadora do DS-Brotas, estão sendo realizadas ações educativas nas escolas com o apoio das equipes de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses.

Atrasos no pagamento dos salários dos agentes de saúde e a reduzida equipe de trabalho impedem que estejam sendo feitas vistorias nos imóveis do bairro.

Todo caso suspeito ou confirmado de Dengue deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica do Distrito de Brotas. Os casos mais graves devem ser encaminhados imediatamente às unidades de saúde da cidade.

Enquete: Lula deve disputar terceiro mandato em 2010?

O prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, membro do diretório nacional do PT, afirmou recentemente que o "plano A" do partido é o "terceiro mandato de Lula". O vice-presidente, José Alencar, também defendeu esta tese no ano passado. Ambos trabalham com a perspectiva de poder "apoiar a proposta de emenda constitucional do terceiro mandato".

O Blog De Brotas quer saber: "o Presidente Lula deve ter a chance de disputar o terceiro mandato em 2010?" . Vote e comente a enquete, tá??

8.4.08

Jeferson Freitas tira suas dúvidas na Declaração do Imposto de Renda 2008



Dia 30 de Abril encerra-se o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2008 - ano base 2007 -. Mais de 24 milhões de brasileiros tem até esta data para acertar as contas com a Receita Federal. Quem não fizer ajuste até a data estabelecida pelo Governo Federal vai pagar multa e sofrerá outras punições do "Leão".


Já entregou sua declaração? Ainda tem dúvidas para preencher formulário? Não sabe que despesas podem ser deduzidas na hora de pagar o imposto? O
Blog De Brotas vai ajudar você a ficar em dia com a Receita Federal. Entrevistamos o consultor Jeferson Freitas*. Ele deu boas orientações para fazer a sua declaração.

Dê uma olhada na entrevista à baixo. Se desejar assessoria nessa área, ligue 33329014 ou envie email jcunhafreitas@hotmail.com


* Jeferson Freitas é Bacharel em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Consultoria Financeira. Também é sócio da ASCONFi -Assessoria Contábil, Fiscal e Trabalhista S?C Ltda.

Blog De Brotas (BB): Os brasileiros/baianos continuam deixando para fazer a declaração na última hora? Quais os motivos?

Jeferson Freitas (JF) : Em geral é um hábito da maioria dos brasileiros deixarem as obrigações para última hora. Creio que muitos ainda não acreditam nas penalidades futuras, principalmente aqui na Bahia, pois tanto o Estado como a Prefeitura determinam prazos e depois prorrogam e nos caso das declarações que também tem prazos pré-estabelecidos e com penalidades de multas, as mesmas só são cobradas quando intimado por fiscalizações presenciais.

Ocorre que para os prazos determinados pela União, principalmente obrigações junto a Receita Federal não tem perdão ou prorrogações, pois as penalidades já estão imbutidas nos parâmetros dos programas e passando apenas 01 (um) segundo do prazo determinado o contribuinte já recebe automaticamente a notificação da multa.


BB: O que mudou na declaração da Imposto de Renda em 2008 em relação à 2007?

JFA grande mudança foi a determinação de não receber declarações manuscritas através dos formulários, para quem teve quaisquer rendimentos tributáveis ou não tributáveis recebidos do exterior próprios ou de dependentes, quem teve rendimentos tributáveis ou não tributáveis recebidos acima de R$ 100.000,00, obteve resultado positivo na atividade Rural ou obteve receita bruta em atividade Rural acima de R$ 78.821,40, participou de quadro societário como sócio de qualquer tipo de empresa ou cooperativa.


BB: Que despesas pessoais podem ser deduzidas no pagamento do Imposto de Renda?

JF: Podem ser deduzidas as seguintes despesas:
Pensão Alimentícia, despesas com instrução própria e/ou dos dependentes, planos de saúde, hospitais, despesas com médicos, psicólogos e advogados em caso de ações trabalhistas.


BB: Que fazer para reduzir a "mordida" do Leão em nossas finanças?

JF: Pedir e guardar todos os comprovantes pagos e que dão direito a dedução do imposto conforme descritos no item 3.


BB: Qual o valor da multa para que não fizer a Declaração até 30/04? Existem outras penalidades?

JF: Atualmente a multa tem o valor mínimo de R$ 165,74 e no máximo de 20% do valor do imposto devido.
Exemplo: O prazo da entrega da declaração vai até às 20 horas do dia 30/04/2008 se o recibo de entrega registrar a recepção às 20:01 horas, automaticamente já recebe a notificação da multa.

Outra penalidade existente é a multa de 20% calculado sobre os valores não declarado, por isso precisamos tomar cuidado em fazer a declaração principalmente para quem tem mais de uma fonte pagadora, pois é bem comum o contribuinte só declarar os rendimentos que tiveram retenção na fonte, visando restituí-los. Ocorre que a Receita Federal tem conhecimento de todos os rendimentos auferidos e o contribuinte pode ter a infeliz surpresa de em vez de restituição, receberá notificação para pagar as diferenças do imposto não declarado.

Para facilitar o entendimento segue o seguinte exemplo:

a) Vamos supor que um determinado contribuinte tenha 03 (três) empregos e receba de cada um a importância de R$ 1.000,00, faixa esta que individualmente por empregador está isento do IR;

b) A Receita Federal recebe as seguintes informações:

b.1) O primeiro empregador informa que o contribuinte recebeu R$ 1.000,00 vezes 12 meses = R$ 12.000,00 (Está isento na tabela anual do IR);

b.2) O segundo empregador também informa que o contribuinte recebeu R$ 1.000,00 vezes 12 meses = R$ 12.000,00, que juntando com o rendimento do primeiro empregador já soma R$ 24.000,00 e não mais estará isento e embora não tenha tido imposto retido na fonte já será tributado em 15% (abatido às deduções legais);

b.3) De igual modo, o terceiro empregador também informa que o contribuinte recebeu R$ 1.000,00 vezes 12 meses = R$ 12.000,00, que juntando com os rendimentos do primeiro e segundo empregador já somam R$ 36.000,00 e embora também não tenha tido imposto retido na fonte já será tributado em 27,5% (abatido às deduções legais).

7.4.08

Centro de Saúde Mental Aristides Novis atende 72 pacientes por dia


Instalado na parte de trás do Parque Solar Boa Vista - após as quadras de esporte -, no Engenho Velho de Brotas, o Centro de Saúde Mental Aristides Novis - ligado a Secretária de Saúde do Município - funciona como Centro de Terapia e distribuição de medicamentos para portadores de distúrbios mentais. Atua também com suporte a Terapia Ocupacional.


Margareth Souza, Gerente do Aristides Novis desde Dezembro de 2007, informa que três psiquiatras atuam diariamente atendendo 72 pacientes por dia no ambulatório. No local também funciona o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), destinado a pacientes mais graves e com histórico de internamento por distúrbios mentais. "Atendemos diariamente 104 pessoas no CAPS.Cada uma delas tem um técnico de referência: alguém que acompanha e conhece o histórico de problemas médicos de cada paciente", ressalta.

Além do atendimento ambulatorial e serviços oferecido pelo CAPS, o Novis tem oficinas de pintura, corte e costura e jardinagem. Também já funcionou no local uma rádio comunitária gerenciada pelos pacientes. "Infelizmente, por falta de manutenção do equipamento, encontramos a rádio sem funcionar ao assumirmos a direção do Centro de Saúde Mental", explica a Gerente. Em datas especiais como Carnaval, Páscoa e São João os pacientes participam de festas muito animadas.

Em 2008,psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e enfermeiros do Aristides Novis estão articulando a instalação do Conselho de Saúde Mental, por determinação do Governo Federal. Essa medida, juntamente com as demais ações diárias da instituição, visa aproximar a comunidade das ações empreendidas no local e conscientizar as famílias da sua participação na socialização e tratamento dos portadores de distúrbios mentais.


5.4.08

Pneu furou? Recupere na Borracharia do Jajá


Funcionando no Largo das Pitangueiras a mais de 40 anos, a Borracharia do Jajá é referência de segurança e bom atendimento para os moradores de Brotas e outros bairros de Salvador.

Dirigida pelo alagoano Jaconias Eduardo Santana - Jajá -, residente em Cosme de Farias, a borracharia funciona 24 horas por dia, de domingo à domingo."Funcionamos dias e noite. Por isso, moradores de Brotas e de outros bairros buscam a Borracharia do Jajá para recuperar pneus", explica Jajá.

Outra vantagem da Borracharia do Jajá é o preço acessível. A "força", como antigamente era chamada a recuperação de pneus, custa em média de cinco à dez reais. Alguns borracheiros cobram pela quantidade de furos nos pneus ou câmaras de ar. Quanto mais furos, mais gastos. Jajá tem preço único, independente da quantidade de furos no pneu.

Cliente do Jajá a mais de 30 anos, Sérgio Theófilo, veio da Avenida Garibaldi fazer a recuperação dos pneus da sua caminhonete Toyota. Ele conheceu a borracharia quando namorava a esposa, e esta residia no Largo do Matatu. Casou-se e morou em Brotas por 16 anos. Desde então sempre recorreu aos serviços da Borracharia do Jajá.

O gaúcho Cristiano Pena, residente na Barra, percorreu toda a Avenida Vasco da Gama em busca de recuperação do pneu de sua moto. "Passei por três ou quatro borracharias e não fui atendido. Agora aprendi o caminho", informa o mais novo cliente do Jajá

A borracharia tem oito funcionários e oferece serviços de recuperação de pneus com ou sem câmara. Os que não tem câmara recebem um "refil" ou "tarugo" sobre os furos. Pneus com câmara passam por colagem à "frio" - que é mais rápida - ou "quente" - também conhecida como vulcanização -, mais garantida.

Gostou? Quando o pneu do seu carro furar, leve na Borracharia do Jajá.

"Mete o Pau Nele" para convidados no Teatro da Barra

Em mais uma investida teatral o humorista Jaiminho começa em Abril nova temporada de apresentações. Depois de "Jaiminho em Noite de Gala" - sucesso em 2007 - , é vez de "Mete o Pau Nele", que tem apresentação para convidados hoje à noite no Teatro da Barra, Rua Marques de Caravelas, na Barra.

Diferente das
canções e monólogos apresentados em produções anteriores, o novo trabalho conta a história de Amélia e Marino, que se conhecem numa boate e passam a viver juntos. A partir daí muitas surpresas acontecem na vida dos personagens.

"Mete o Pau Nele" tem direção e interpretação de Adelaide Costa - Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade Social da Bahia -, Aline Queiroz e Jaiminho. Os ingressos custam R$ 10,00 (dez reais) - preço único- . Maiores informações acesse Mete o Pau Nele .


Moradores de Brotas financiam carros em até 60 meses, diz enquete

A enquete do Blog De Brotas sobre a compra de veículos por moradores do bairro demonstrou que 15% dos participantes optou por 60 meses de financiamento. Outros 20% dividiram-se igualmente entre comprar o carro à vista ou em 12, 36 e 48 meses (5% cada opção). E uma curiosidade: 65% aindo não tem carro.

A FOTO DO DIA

Xadrez é uma das atividades desenvolvidas pelo Programa Segundo Tempo, no Parque Solar Boa Vista. Também existem turmas para voleibol, basquetebol e futebol de salão. A coordenação é do professor Aldy Passos.

Banco do Brasil em Brotas: longas filas e péssimo atendimento


Filas que se formam desde a área destinada aos caixas eletrônicos, poucos funcionários qualificados para orientar aos clientes, seguranças grosseiros e despreparados para atender aos usuários. Esse é o cenário diário na Agência do Banco do Brasil, da Avenida Dom João VI, em Brotas.

Durante os cinco primeiros dias úteis do mês a situação fica insuportável. Nesse período se faz o pagamentos de funcionários, pensionistas e aposentados da Prefeitura de Salvador. Para atender a demanda e demais clientes do banco e funcionam apenas três caixas. Um deles usado especificamente para gestantes, idosos e deficientes físicos. Os demais destinam-se ao pagamento de servidores municipais, clientes e demais usuários.

Para pagar contas, taxas e tributos ou efetuar outras transações financeiras o cidadão gasta em média quase uma hora e meia na fila. A "Lei dos 15 Minutos" - de autoria do Executivo Municipal - estabelece 15 minutos como período máximo de espera nas filas do bancos e cabe à Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo (SUCOM) a fiscalização dos estabelecimentos bancários.

O Blog De Brotas sugere: que tal a SUCOM visitar a agência do Banco do Brasil em Brotas e constatar o péssimo atendimento oferecido aos usuários e servidores municipais?

Tem Feira de Orquídeas até amanhã (06) no Dique do Tororó


Mais uma vez em Salvador, funciona até amanhã (06) a Feira Baiana de Orquídeas, no Dique do Tororó.

O evento é mais uma oportunidade para que os moradores da cidade possam admirar e comprar belas espécies de plantas que, alguns cuidados especiais, adaptam-se a qualquer tipo de ambiente.

Os preços variam de R$ 5,00 (cinco reais) - para as mudas - à R$ 70,00 (setenta reais) para diversas variações de orquídeas expostas á visitação do público, informa Rudolf Cooke, expositor de Petrópolis, Rio de Janeiro e orquidófilo a quarenta anos.

A Feira Baiana de Orquídeas é coordenada pela Conder e Orquilândia Tropical.