30.5.08

UNEB abre processo seletivo para professores de "Educação à Distância"


A Coordenação Central de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) abre inscrições para o processo seletivo de professores, tutores especialistas e pesquisadores para o curso de graduação a distância em Administração.

Segundo o edital de seleção, podem se candidatar professores do quadro efetivo da Uneb e de outras instituições, habilitados para lecionar as disciplinas Estatística Aplicada, Sistemas de Informação, Matemática Financeira, Administração Pública e Antropologia.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, enviando currículo na Plataforma Lattes para o endereço admead@listas.uneb.br, até 6 de junho.

Comece bem o dia!!

29.5.08

Livro sobre Caribé e Verger será lançado hoje no Forte Santo Antonio


A Fundação Pierre Verger e a Construtora Odebrecht lançam hoje (29) o livro "Caribé & Verger - Gente da Bahia", no Forte Santo de Antonio, na praça Santo Antonio Além do Carmo, Centro histórico de Salvador.

O evento terá exposição de obras de Caribé e Verger, e roda de capoeira com participação do grupo de crianças do Espaço Cultural Pierre Verger, que funciona no Engenho Velho de Brotas.

"Nova História" no final de semana no Teatro XVIII


Em mais uma produção do Articulador Cultural ChiccoAssis, Nova História será apresentada no próximo final de semana (31 de Maio e 01 de Junho), na Teatro XVIII, Pelourinho. Desta vez, Mariana Rodrigues terá Fabinho (Radiola) e Alexandre Leão em participações especiais. O ingresso custa R$ 4,00 (quatro reais) e o show começa às 20 horas. Maiores informações ligue 7134980829 ou 91461576.

Comece bem o dia!!

28.5.08

Educação Comunitária informa dia e hora de coleta de lixo na Ladeira do Pepino

Visando informar os horários de coleta na Ladeira do Pepino - uma via de acesso de moradores de Brotas ao Dique do Tororó - , uma equipe de educadores da Limpurb distribui pafletos e conversou com moradores sobre a importância de colocar o lixo na rua em dia e horários determinados pela prefeitura. No local a remoção do lixo é feita às terças, quintas e sábados, a partir das sete horas da manhã.

A visita foi motivada por reclamação de moradores incomodados com vizinhos que deixam o lixo domiciliar em frente a outras residências nas ruas próximas à ladeira. O local possui duas caixas coletoras de lixo. A colocação do lixo na rua, fora do horário estabelecido, enche os conteiners e os demais moradores acabam por amontoar vários sacos de lixo no meio da rua.

Banda Kaia No Xote apresenta Forró Pé De Serra


Hoje (28), às 21 horas, tem Kaia No Xote no RockTT. A banda, formada por moradores de Brotas, surgiu em 2005 com a proposta de resgatar o autêntico forró Pé de Serra. Usando a zabumba, triângulo, baixo e violão, a Kaia No Xote promete muito animação durante as festas juninas em Salvador.


Essa é para relaxar!!

27.5.08

Cosme de Farias receberá III Feira de Saúde das Religiões Africanas no sábado


A III Feira de Saúde das Religiões de Matrizes Africanas será realizada sábado (31), em Cosme de Farias. O evento, coordenado pelo Distrito Sanitário de Brotas, visa "integrar e aproximar o 'Povo de santo' e profissionais de saúde" informa Rosângela Fontes, Coordenadora do Distrito. A promoção também será uma oportunidade de combater a intolerância religiosa. Participam da organização da feira o Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro, Associação Tempero de Negro, Rede Kodya e Associação de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU).

"Orçamento Participativo" é tema de monografia na UNIRB

O Administrador Público Antonio Roberto Silva Santos convida amigos e moradores de Brotas para participar da defesa da sua monografia de conclusão de Curso.

O evento será dia 31 de Maio, às 10:00 horas, no campus Patamares da UNIRB. O tema é: "A Falta de Transparência na Aplicação do Orçamento Participativo".


Silva Santos, como é mais conhecido, é funcionário da Prefeitura de Salvador e trabalha na Administração Regional de Brotas.

Comece bem o dia!!


26.5.08

O que fazer com entulho?

O descarte de restos de obras feitas em residências ou pequenos empreendimentos comerciais nas ruas do bairro é muito comum. Existes formas corretas e erradas de retirar o material não aproveitado na construção. Confira as duas à baixo!!



A forma errada

Restos de pequenas ou grandes obras residenciais ou comerciais deixados nas calçadas do bairro.


A forma certa

Após a realização de obras residenciais ou comerciais é necessário contratar os serviços especializados em remoção de entulho.

Sessões gratuitas de maquilagem elevam auto-estima de moradoras de Campinas de Brotas


A auto-estima mais elevada e o prazer de se sentir mais bonita. Este foi resultado das sessões de maquilagem que beneficiaram 10 moradoras de Campinas de Brotas, na loja do supermercado Bompreço do bairro, sábado (24) pela manhã. O evento, mais uma promoção do Instituto Embelleze, divulgou também oportunidades de capacitação e treinamento na área de beleza e estética.

Uma das moradoras contempladas, Domingas Norberta esperou pacientemente o atendimento gratuito. "Não poderia deixar de ganhar esse presente tão especial. Também quero ficar mais bonita", explicou. Já Marlene do
s Santos, também residente em Campinas de Brotas, fez "pose" após ser maquiada.

De acordo com Rosa Rios, coordenadora da promoção, o Instituto Embelleze fará promoções semelhantes em diversas localidades de Brotas. Também estão sendo planejadas ações em escolas públicas e participação em feiras de saúde e cidadania realizadas no bairro.

Para conhecer mais os cursos e promoções do Instituto Embelleze, ligue 32778200 ou acesse www.institutoembelleze.com

COMECE BEM O DIA!!


23.5.08

Quais os horários de coleta de lixo em sua rua?

A pergunta da semana é a seguinte: "Você sabe os horários de coleta de lixo em sua rua?". O Blog De Brotas quer saber se os moradores cooperam com a limpeza das ruas e com recolhimento do lixo no bairro. Acesse!! Vote!! Comente!!

"Histórias Contadas de Cima" em breve nas praças de Salvador



Cinco garotas originárias da Cia Picolino integram o grupo Fulanas Cia de Circo, que estréia na próxima quarta-feira(28) o espetáculo de rua Histórias Contadas de Cima, contemplado com o prêmio Carequinha, da Funarte, e apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado.


Com uma estrutura de sete metros de altura montada ao ar livre, que permite a realização de números de trapézio, tecido, escada, arame, redes e giro da morte, as artistas Bia Simões, Nana Porto, Luana Tamaoki Serrat, Lívia Mattos e Carol Guedes mesclam linguagens das artes cênicas como o circo, o teatro e a dança, embaladas por uma intensa inserção musical.


Nesta temporada de estréia, a trupe se apresenta três dias seguidos em locais diferentes da cidade: quarta(28), às 18:30 e 20:30, na Praça São Brás, em Plataforma; quinta (29), no Parque Abaeté, às 18:00 e 20h; e sexta (30), no Passeio Público, às 18:30 e 20:30h, sempre com entrada franca.


As Fulanas contam com o corpo histórias de personagens que transitam pelo universo do realismo fantástico, como as Gêmeas que têm o poder de ler pensamentos, a menina que come borboletas para conseguir voar, a aventura amorosa e virtual de Monga, a mulher macaca, as trapezistas Cambiadoras de Corpos dentre outras.


As cinco artistas, que trabalham juntas há cerca de 10 anos na Companhia Picolino, já participaram de projetos como o Palco Giratório / SESC e representaram o Brasil em festivais de circo em vários países da Europa.

Comece bem o dia!!


22.5.08

A Caminhada "Engenho Velho contra a Dengue"
em Fotos



O Distrito Sanitário de Brotas coordenou as caminhada contra a Dengue no Engenho Velho de Brotas.

O Bloco Afro "Os Negões" trouxe sua vibrante percussão para a caminhada contra a Dengue


Ana Ramaielle e sua colega já sabem o que fazer para combater o mosquito da Dengue.


Estudantes das escolas do Engenho Velho participaram da caminhada com muita animação.


Agentes de Saúde do Distrito Sanitário de Brotas participaram da caminhada. Elas tem a função de visitar e orientar moradores no combate à Dengue.



Caminhada contra a Dengue mobilizou moradores do Engenho Velho de Brotas


A caminhada "O Engenho Velho Contra a Dengue" mobilizou na manhã de ontem (21) estudantes das escolas municipais, lideranças comunitárias e moradores do bairro. A animação ficou por conta da percussão de de Os Negões, o bloco afro mais conhecido do bairro e com grande participação nas demandas sociais da comunidade. "Essa é uma das maneiras de envolver os moradores do Engenho Velho de Brotas nessa luta que é de todos", informou Luciana Borges, Gerente do Centro de Saúde Santa Luzia, localizado no fim de linha do bairro.

Já foram notificados 40 casos de Dengue em todo o bairro de Brotas desde Janeiro . Tal situação coloca em alerta o Distrito Sanitário. As ações de combate envolvem palestras de conscientização - feitas em escolas, igrejas e associações comunitárias -, visitas domiciliares diárias e treinamento dos moradores para identificar possíveis focos de mosquitos transmissores da doença.

Durante o percurso da caminhada "Engenho Velho Contra a Dengue" participaram as escolas Leda Jesuíno, Cidade de Curitiba, Martagão Gesteira e João XXIII. Também estiveram presentes lideres da Associação Comunitária Santa Luzia e veículos da Polícia Militar.

Comece bem o dia!!


21.5.08

Semáforo do Dique do Tororó irrita pedestres e motoristas

A sinaleira que controla o tráfego no Dique do Tororó - sentido Avenida Bonocô - está irritando motoristas e pedestres. A contagem de tempo começa em 99 segundos - referente ao sinal verde para os veículos - , mas, em seguida, quando o período se esgota, não abre para pedestres. Os números desaparecem do semáforo e o tráfego continua livre para veículos. A seguir, depois de algum tempo, fecha rapidamente sem aviso. O grande fluxo de veículos e pedestres no local deveria estimular a prefeitura a corrigir imediatamente o problema.

Forrozeira do Picolino estréia sábado (24) no Coliseu

Lívia Mattos é artista da Cia Picolino, toca sanfona, compõe, canta e faz show de estréia do trabalho solo no póximo sábado (24), no Coliseu, em Patamares, as 22hs, junto com Flor Serena e Cicinho de Assis.
Confira o trabalho de Lívia no www.myspace.com/livinhasanfoneira.
Contato: 71 8815 6606

Comece bem o dia!!


20.5.08

Massoterapeuta faz sessões de massagem às terças e quintas no Dique do Tororó


O massoterapeuta Paulo Lopes - que atua no Dique do Tororó desde 1998 - começou a oferecer sessões de massagem às terças e quintas, das 17 às 20 horas, no mesmo local. É mais alternativa aos que utilizam a área de lazer para se exercitarem no final da tarde.

Paulo Lopes explica que "após uma corrida ou caminhada as pessoas sentem a necessidade de receber uma massagem para relaxar os músculos e aliviar as tensões acumuladas no dia-a-dia".

Para programar uma sessão ou conhecer um pouco mais o trabalho desse ilustre morador de Brotas - ele reside em Pitangueiras -, ligue 99136425.

Parque Bela Vista quer mais segurança

Moradores do Parque Bela Vista pedem mais segurança no local. Eles estão apavorados com os constantes assaltos realizados no local. A comunidade é vizinha à invasão da Polêmica, de onde saem a maioria dos assaltantes do local.

Todos querem encontrar sua "Alma Gêmea", dizem internautas de Brotas

O Blog De Brotas perguntou: "VOCÊ ACREDITA QUE TODAS AS PESSOAS POSSUEM UMA ALMA GÊMEA?". Eis o resultado da enquete da semana:

SIM - 85,71%
NÃO - 14,29%

Comece bem o dia!!

19.5.08

Engenho Velho terá caminhada contra a Dengue na quarta (21) de manhã

O Distrito Sanitário de Brotas vai realizar quarta-feira (21) pela manhã a "I Caminhada do Engenho Velho de Brotas Contra a Dengue". O evento será coordenado pelo Centro de Saúde Santa Luzia, localizado no bairro.


A Gerente da Unidade, Luciana Borges, ressalta que "lutar contra a Dengue e dever de todos. Toda a comunidade deve participar da caminhada". A caminhada vai começar às 10 horas e percorrerá as principais ruas do bairro.


Pastoral "Partilha do Pão" faz bazar para ajudar 150 famílias pobres de Brotas



A Paróquia Nossa Senhora de Brotas promoveu no sábado (17) mais um bazar beneficente. O evento, coordenado pela Pastoral "Partilha do Pão", ofereceu sapatos, acessórios e centenas de peças de roupa masculina e feminina a preços muito acessíveis. "Camisas e calças masculinas foram vendidas por até R$ 5,00", informou Carlos Lins, um dos voluntários que trabalhou no bazar.


O dinheiro arrecadado com a promoção vai ajudar na compra de alimentos que compõe as cestas básicas distribuídas com 150 famílias pobres do bairro de Brotas. A "Partilha do Pão" atua na invasão da Polêmica, Baixa do Cacau, Alto do Saldanha, Candeal e Cruz da Redenção. "Nossa equipe cadastra, visita e acompanha mensalmente as famílias que estão recebendo as cestas básicas", explicou Claudete Lins - mais conhecida como Detinha -, uma das líderes da mobilização.

As cestas básicas são entregues na última quarta-feira de cada mês. As famílias participam de palestras e momentos de oração. Em seguida, celebram uma festa em homenagem aos aniversariantes do mês. Moradores e comerciantes do bairro podem cooperar com a doação de alimentos da "Partilha do Pão". Os contatos podem ser feitos através do site - www.pnsbrotas.hpgvip.ig.com.br - e por telefone - 71 33583484.

Comece bem o dia!!

18.5.08

Mirinho da Bahia - o poeta de Brotas - mostra soneto em homenagem à Isabella Nardoni



Poeta nascido e criado em Brotas, Almiro Romualdo - o nosso Mirinho da Bahia - compartilha em versos a dor, a saudade e a perplexidade do povo brasileiro ante o assassinato da pequena Isabella Nardoni. "Hesitei um pouco a divulgar o soneto, mas é a minha maneira de dizer 'não' contra qualquer ato de violência contra as crianças", desabafa o poeta. Leia na postagem seguinte o poema: "À Isabella Nardoni, in memoriam".

À Isabella Nardoni, in memoriam


Cinco anos - tão feliz e tão risonha,
Quanto carisma a linda menininha...
Iluminava a vida - era a estrelinha,
A doce filha que toda mãe sonha.

No lar que foi tão alegre e na escolinha
Resta o silêncio e uma dor medonha...
Equanto a mãe soluça, tão trsitonha
Todo o país te chora, Isabellinha!...

Meu Deus o que pensa uma criança
Sentindo a dor da vida que se esvai
Na mão de quem tem-se confiança?

Como é que a estrela fura a nuvem, - caí?
Porém o que mais chocou a vizinhança
Foi seu irmãozinho gritando: "Pára, pai..."

Almiro Romualdo - Mirinho da Bahia
Salvador - Bahia
Tel 7132342198

Comece bem o dia!!

16.5.08

Grupo Lúdicos Terapêuticos se reúnem amanhã à tarde no NASPEC



Acontece amanhã à tarde o 3º Encontro de Grupos Lúdicos Terapêuticos, promovido pelo Núcleo de Pessoas com Câncer (NASPEC), no Engenho Velho de Brotas. A coordenadora do evento, psicóloga Juliana Vilas Boas, explica que a proposta é "estimular pacientes e familiares a aprenderem a lidar com a situação de crise, cultivarem pensamentos mais produtivos e reconstruírem projetos de vida mais significativos e plenos".


A música será a ênfase desta etapa. Uma seleção de composições foi feita e cada apresentação os participantes serão desafiados a expressarem sensações e sentimentos. Os grupos anteriores foram: dança terapia - 29/03 e teatro - 26/04 -. Fechando o ciclo haverá um grupo com oficina circense no dia 31 de Maio.

As experiências desenvolvidas nos Grupos Lúdicos Terapêuticos do NASPEC serão compartilhadas no Congresso Nacional Psico-Oncologia, em Fortaleza. Juliana Vilas Boas sugere que técnicas semelhantes sejam adotadas em instituições que atuam com pessoas portadoras de câncer.

Hoje é Dia do Gari


O gari Florisvaldo dos Prazeres Silva trabalha na varrição em Brotas há oito anos. Com a publicação de sua foto no Blog De Brotas homenageamos a todos os profissionais que cuidam da coleta, varrição e retirada de entulho do bairro. Parabéns pessoal!!!

Comece bem o dia!!

15.5.08

Trecho alagado da D. João VI prejudica moradores e comerciantes

Um enorme alagamento se forma na Avenida D. João VI em dias de chuva. A água não escoa e ocupa o passeio por vários dias após as chuvas. Além de incomodar os pedestres, a área alagada prejudica moradores e comerciantes no outro lado da rua. O chaveiro Edvaldo Gomes, que trabalha e reside nas proximidades, diz que "o problema existe há 20 anos e nunca foi resolvido pela prefeitura".

Manoel Vilas-Boas, proprietário da Nova Kipão, instalado em Brotas há sete anos, informa que tem muitos prejuízos em dias de chuva. As águas invadem seu estabelecimento e provocam a queda nas vendas. O drama atinge também moradores vizinhos da loja. "Uma vizinha da Kipão, dona Nilda, comprou três pares de botas sete-léguas para sair de casa em dias de chuva", informa Vilas-Boas.

Moradores e comerciantes informam que a Prefeitura já esteve várias vezes no local. Entretanto, apenas medidas paliativas foram adotadas. Agora, com denúncias aos meios de comunicação e muitos protestos, eles querem a recuperação completa do local.





Carros continuam estacionando irregularmente na Avenida D. João VI


Eles voltaram!! Uma semana após a blitz da Prefeitura, veículos continuam estacionando irregularmente na Avenida Dom João VI - nas proximidades da calçada da Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) -, sentido Centro da cidade.

O estacionamento é irregular e pode provocar acidentes. A fila de veículos se alonga até a curva da avenida, nas proximidades de um condomínio residencial. O risco de colisão com automóveis que chegam do fim de linha é evidente. A Prefeitura deveria retornar ao local e realizar nova inspeção.

Comece bem o dia!!


14.5.08

Você acredita que todas as pessoas tem uma "Alma Gêmea"?

Essa é a pergunta da semana na enquete do Blog De Brotas. Já encontrou sua "Alma Gêmea" ? Não acredita em nada disso? Dê sua opnião, vote, comente, participe da enquete!!

Tiroteio em Cosme de Farias deixou um morto e oito feridos

Um tiroteio entre traficantes no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, deixou oito pessoas feridas e um morto. Segundo informações da polícia, a troca de tiros começou por volta das 14h de ontem (13).

José Ulises dos Santos, 39 anos, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo. Oito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado.

Ailton dos Santos Silva, 40 anos, Lorival da Silva Carneiro, 77 anos, Jorge Bonfim dos Santos Junior, 14 anos, José Bispo da Cruz, 63 anos, Kátia Cilene Augusta de Souza, 33 anos, Maria Arlete Batista, 54 anos, Moisés Sima Oliveira de Asis, 44 anos e Tiago Silva Santos, 16 anos, deram entrada no HGE por volta das 14h26. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Cartilha da Mulher Negra lançada no IPERBA

Foi lançada ontem à tarde (13) a "Cartilha Qulombola Nº 1 - A Saúde da Mulher Negra de Salvador", no auditório do IPERBA, em Brotas. O conteúdo da cartilha foi apresentado por Liliane de Jesus Bitencourt, Eliene dos Santos de Jesus e Gina Costa Gomes.

Comece bem o dia!!


13.5.08

Atendimento psicológico traz conforto e bem-estar aos pacientes do NASPEC

Além de prover hospedagem e alimentação às pessoas do interior que permanecem em Salvador para tratamento do câncer, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer (NASPEC) oferece também apoio psicológico. O serviço, criado há três anos e coordenado atualmente pela psicóloga Juliana Vilas-Boas Lélis, atende 34 pessoas. "Formamos uma equipe com oito estagiárias para atender 17 pacientes respectivos acompanhantes", informa.

O atendimento psicológico funciona às 2ª, 4ª , 6ª e sábados, das 14 às 18 horas, na sede do NASPEC, no Engenho Velho de Brotas. É um trabalho que envolve sensibilidade e conhecimentos técnicos para conhecer o história de doença de cada paciente. "Muitos são marcados por sofrimentos, abusos e agressões. E isso, em alguns casos, contribui para evolução da doença", explica a terapeuta.

A equipe atende acompanhantes e voluntários do NASPEC. São pessoas que estão dia-a-dia em contato com a dor e a fragilidade humana e carecem de suporte emocional. Juliana Vilas-Boas ressalta que esta atuação NASPEC
minimiza alguns problemas com acompanhantes. Por exemplo: muitos não querem ficar ao lado dos pacientes e outros não ajudam nas tarefas diárias.Cabe ao setor mediar o conflito e oferecer orientação específica em cada situação.

A psicóloga do NASPEC resume assim a importância do trabalho na instituição: "Para atuar no NASPEC é necessário sensibilidade, amor e solidariedade. É ter capacidade de enxergar saúde no sorriso de cada paciente. Sem isso, é impossível cooperar aqui".

Se você deseja cooperar ou saber mais sobre o NASPEC acesse www.naspec.org.br ou ligue 32610098.



Conselho Distrital de Saúde fará reunião extraordinária dia 15

Devido a falta de quórum, a reunião do Conselho Distrital de Saúde de Brotas - convocada para dia 08 de Maio - foi transferida para quinta-feira (15), às 14:30, na sala 205, na Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências, na Avenida D. João VI.

A pauta prevê a apresentação das ações do Distrito e informações sobre combate a Dengue no bairro. Quem quiser incluir outros assuntos na agenda de debates deve enviar sugestão por ofício até 24 horas antes da reunião.

CAPS do Aristides Novis comemorou na sexta o Dia das Mães


Comemorado antecipadamente, o Dia das Mães reuniu funcionários e pessoas atendidas diariamente no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), do Centro de Saúde Mental Aristides Novis, no Engenho Velho de Brotas.

A Gerente do Aristides Novis, Margareth Souza, explica que a celebração de datas especiais é mais uma maneira de socialização dos portadores de transtornos mentais.

Comece bem o dia!!

12.5.08

Fórum luta pela melhoria da qualidade de vida dos deficientes em Cosme de Farias

A realização do "II Fórum de Discussão sobre Deficiência", marcou uma nova etapa de trabalho do grupo de pesquisa em Terapia Ocupacional da Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) , em Cosme de Farias. O evento foi realizado no sábado (10), na Escola Municipal Lélis Piedade.

O bairro foi escolhido em 2005 para sediar uma pesquisa com deficientes. Daí em diante foi feito um mapeamento das condições de moradia, assistência e acessibilidade dos mais de 300 deficientes físicos e sensoriais identificados nesta etapa do trabalho.

Adriana Pimentel, Terapeuta Ocupacional e doutoranda em Saúde Pública, diz que a idéia é implantar o Programa de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC). Isso envolve coordenar uma equipe com 16 estagiárias - que atendem semanalmente 4 pacientes -, articular apoio das lideranças comunitárias e moradores do bairro, formar parcerias com rádios comunitárias e envolver a gestão de saúde pública no projeto.

Este ano o grupo passou a oferecer atendimento no Centro de Saúde Cardeal da Silva, localizado no fim de linha de Cosme de Farias. A proposta é promover uma nova inserção do deficiente na vida social. "Queremos que voltem a estudar e se relacionar com as pessoas", diz Adriana. Foi que fez o cadeirante Wilson Cruz, residente no bairro, que busca a cada dia tornar sua vida independente.

Além de congregar entidades comunitárias e deficientes físicos de Cosme de Farias, o fórum terá reuniões quinzenais. Lá devem ser apresentadas as reivindicações comunitárias, debates sobre condições de acessibilidade no bairro, cursos de tapeçaria e formação para cuidadores de idosos.

Depoimento

O radialista Paulinho FP, uma das lideranças comunitárias presentes ao evento, saudou a iniciativa e mais uma vez colocou a Copacabana FM à disposição dos deficientes e coordenadores do fórum.

Para explicitar o apoio, o radialista lembrou que na sede da União das Entidades Comunitárias de Cosme de Farias (UNEC) é feito o cadastramento para emprego na rede de Supermercados Bompreço. "Isso evita o deslocamento das pessoas até o Alto do Cruzeiro onde eram feitas as inscrições anteriormente".


Semana da Luta Antimanicomial tem eventos em Brotas

Integrante do Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana Antimanicomial da Bahia, o Centro de Saúde Mental Aristides Novis promove hoje (12), das 8 às 15 horas, a Feira do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), no Engenho Velho de Brotas.

Também em Brotas, no final da manhã ocorrerá o debate "Loucura e Atualidade", na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, sob a coordenação de Mariana Carteado e Allann Carneiro.

"Violência na Família" - Resultado da enquete

O Blog De Brotas perguntou: "Você denunciaria algum caso de violência em sua família?". Eis o resultado da enquete da semana:

Sim - 90,91%
Não - 9,09%

É isso ai, pessoal, boa participação de moradores e internautas!! Valeu!!

Comece bem o dia!!


9.5.08

Abrigo Salvador celebra hoje o Dia das Mães

Idosas do Abrigo Salvador vão comemorar hoje à tarde o Dia das Mães. Durante a celebração, que começa às 15 horas, haverá sorteios de brindes e homenagens às mães aniversariantes do mês. A Academia de Dança Milena Almeida - localizada em Stellamáris - fará uma apresentação especial.

Vacinação de idosos contra a gripe continua até dia 16

A campanha de vacinação de idosos contra a gripe vai continuar até dia 16 de Maio. Programada para encerrar-se hoje, a campanha foi prejudicada pelo final de semana prolongado - feriado de 01 de Maio - e pelas fortes chuvas que caíram na cidade durante os últimos dias. Em Brotas as vacinas são oferecidas nos Centros de Saúde Manoel Vitorino, Santa Luzia, Cosme de Farias e posto do Programa de Saúde da Família, no Candeal.

Fórum vai debater situação dos deficientes em Cosme de Farias

Acontece amanhã (10) pela manhã o "Fórum de Discussão Sobre Deficiência", na Escola Lélis Piedade, em Cosme de Farias. O evento vai promover a troca de experiências e debater a situação dos deficientes físicos no bairro. A programação prevê a realização da palestra "Direitos iguais, respeitando as diferenças", apresentada por Zenira Rebouças, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). Em seguida, com lideranças comunitárias, representantes de organizações não-governamentais e moradores haverá uma mesa-redonda.

Comece bem o dia!!


8.5.08

Algumas imagens das chuvas e do caos em Brotas


Tradicional ponto de alagamento nas proximidades da Ladeira do Pepino!!

Avenida Bonocô engarrafa sempre. Em dias de chuva, muito mais!! Haja paciência!!


No Viaduto das Pitangueiras pedestres e motoristas sofrem com as chuvas e engarrafamento.

Chuva causam engarramentos e prejuízos aos moradores de Brotas




As fortes chuvas que caíram sobre Salvador desde a madrugada de hoje (08) causaram grandes transtornos aos moradores de Brotas. As ruas ficaram alagadas, lojas foram inundadas pelas águas que demoraram para escoar e engarrafamentos de veículos ocuparam as principais vias de acesso ao bairro.

Os prejuízos foram grandes para os que precisaram sair cedo para trabalhar ou ir à escola. Os ônibus ficaram horas parados no engarrafamento. Alguns lojistas abriram os estabelecimentos bem mais tarde e, com poucos funcionários - muitos chegaram atrasados -, a primeira tarefa foi retirar a sujeira trazida pela água da chuva acumulada em vias e passeios.

Constata-se, mais uma vez, em Brotas,o despreparo da Prefeitura para enfrentar períodos mais intensos de chuva. Não havia equipes trabalhando para desobstrução de bueiros.E até mesmo funcionários da Defesa Civil tiveram dificuldades para chegar à sede do órgão, na Avenida Bonocô. No bairro circulavam alguns carros da Superitendência de Engenharia de trânsito (SET) tentando orientar motoristas que estavam nos engarrafamentos.

E o inverno ainda nem chegou...


Preto Sábio 05 apresenta: "Projeto Música Descendo da Laje"

Preto Sábio 05 + Balaxada Select Sound & Convidados.

Todo Domingo, No Espaço JC Show (Jacó) Rua do Sossego, Cosme de Farias, a partir das 14 horas.Entrada franca!
Levem Somente as Suas Emoções!!!

Para conhecer um pouco mais a proposta musical do Preto Sábio 05, acesse a comunidade do grupo no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12206757

Comece bem o dia!!


7.5.08

Moradoras ganham sessão de maquilagem gratuita do Instituto Embelleze



Uma manhã de beleza e bem-estar. Essa foi a proposta do Instituto Embelleze às moradoras do bairro, ao oferecer sessões de maquilagem gratuita, em frente à sede da organização, na Avenida D. João VI. A iniciativa beneficiou 10 mulheres e estão previstas novas promoções ainda esta semana.

O Instituto Embelleze é uma organização de treinamento e qualificação de mão-de-obra na área de beleza e estética. A unidade de Brotas, gerenciada por Rosa Rios, pretende oferecer cursos e reciclagem às centenas de profissionais que atuam nessa área em Brotas.

Para conhecer mais sobre as promoções e cursos, acesse www.institutoembelleze.com ou ligue 32778200.

SET notifica e recolhe veículos estacionados na D. João VI



Atendendo reivindicação de moradores e condutores de veículos que circulam na Avenida D. João VI, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) realizou hoje (07) pela manhã uma bliz na principal via de acesso ao bairro de Brotas. Veículos estacionados indevidamente do lado direita da pista - considerando o deslocamento do Fim de Linha para o Centro - foram notificados ou guinchados. Técnicos da Prefeitura informaram que as ações no bairro vão continuar. "O estacionamento de veículos só é permitido nas ruas transversais", explicou o supervisor da operação, Antonhy Alencar.


Polícia Civil prende bandidos na Rodolfo Pimentel

A Polícia Civil prendeu hoje (07) de manhã dez bandidos que ocupavam dois táxis e se deslocavam para Brotas. Os veículos foram interceptados na Ladeira Rodolfo Pimentel, que liga o bairro à Avenida Bonocô.

Os assaltantes receberam "voz de prisão", foram algemados e conduzidos para a Delegacia. A ação policial chamou a atenção de moradores e curiosos. Os policiais deixaram o local sem dar detalhes da abordagem e investigação.

500 pedófilos identificados nas páginas do Orkut

Mais de 500 pedófilos foram encontrados nas cerca de 3 mil páginas do portal de relacionamentos Orkut enviadas à CPI da Pedofilia, no último dia 23 de abril, informou ontem (06) o presidente da Comissão, senador Magno Malta (PR-ES). Malta disse, ainda, que os álbuns fechados obtidos junto ao Orkut já possibilitaram o levantamento de grande número de pedófilos atuando no Brasil, mas não necessariamente brasileiros.


Hoje é o último dia para tirar Título de Eleitor

Hoje é o último dia para quem desejar tirar título de eleitor pela primeira vez, fazer transferência de domicílio eleitoral ou atualizar os dados cadastrais. A partir da próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) só emitirá a segunda via do documento (até dez dias antes do pleito). Para atender à demanda, que deverá ser grande hoje, 128 funcionários do TRE estão trabalhando em regime de plantão desde o dia 22 de abril, sempre das 8h às 18h.

Além da sede do tribunal, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Justiça Eleitoral disponibilizou o atendimento à população em seis SACs de Salvador: nos shoppings Iguatemi e Barra e nos bairros de Cajazeiras, Periperi, Comércio e Liberdade. Nos SACs, no entanto, o atendimento é limitado, pois só são oferecidas 500 senhas por unidade.

"Paisagens Inóspitas" dia 08 na Galeria Pierre Verger

"Recordar o lugar da arte e da obra de arte como o lugar das pessoas". Este é um dos argumentos presentes na instalação Paisagens Inóspitas, da artista visual Adriana Araújo, que fica em exposição na Galeria Pierre Verger de 8 de maio a 8 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h, com entrada franca. O trabalho venceu, em 2007, o edital de apoio à montagem de exposições da Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade vinculada à Secretaria de Cultura.

Comece bem o dia!!

6.5.08

Semana de Consumo Consciente vai até sexta (09) na Escola de Administração da UFBA

A Semana de Consumo Consciente terá palestras, painéis, artes, exposição de produtos reciclados, comunicações livres, cine fórum, visita monitorada a um empreendimento ecológico e tarefas coletivas.O evento, realizado na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, prossegue até sexta-feira (09). Professores, estudantes e funcionários estarão debatendo e criando novas práticas de consumo e de cuidado com o lixo na universidade. Participem!!

Comece bem o dia!!




5.5.08

Enquete debate violência na família

A violência praticada no seio da família é tema central de debates nas últimas semanas. O caso Isabella Nardoni desepertou os brasileiros para discussão sobre o assunto. O Blog De Brotas quer saber: "Você denunciaria algum caso de violência praticada em sua família?". Participe da enquete!! Vote!! Comente!!

Conselho Distrital de Saúde se reúne dia 08 e trará informações sobre a Dengue

O Conselho Distrital de Saúde de Brotas vai se reunir dia 08 de Maio, às 14:30, na sala 309, da Fundação Baiana Para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), na Avenida D. João VI. A pauta do evento prevê apresentações sobre funcionamento do distrito sanitário e campanha contra a Dengue no bairro.

Ladeira do Pepino ganha conteiners de lixo

A Ladeira do Pepíno ganhou dois conteiners de lixo. Os equipamentos foram colocados pela Prefeitura atendendo reivindicação dos moradores. A coleta no local é feita em dias alternados. Para evitar o acúmulo de lixo na ladeira, técnicos da Limpurb solicitam aos moradores atenção aos horários e dias de coleta.

COMECE BEM O DIA!!