28.6.08

Blog De Brotas: Recesso até dia 03/07

É isso aí, pessoal, o Blog De Brotas vai ficar em recesso até dia 03 de Julho. Férias? Que nada!! Estamos trabalhando em novo layout, promoções, eventos e muitas novidades para vocês. Por isso, para dar um maior "gás" nas mudanças, vamos dedicar os próximos dias a esse processo de mudança. Aguardem!!

Deu no BATV: "Brotas entra na lista de bairros mais violentos"

Essa foi a matéria veiculada no BATV:
"Brotas é um dos bairros mais populosos de Salvador e, segundo os dados da Polícia Civil, está se tornando um dos mais violentos.

Somente nos primeiros meses de 2008, o número de ocorrências já é igual e, em alguns casos, até supera o total registrado no ano passado. Resultado: moradores com medo e em busca de soluções para combater a violência..."

...as consequências:

"De acordo com dados da Polícia Civil, o roubo de carros está entre as principais ocorrências. No ano passado, foram 43. Entre janeiro e abril deste ano, o número já passa do dobro: já são 84 carros tomados de assalto no bairro de Brotas.

O índice de homicídios também preocupa a polícia. Foram 12 mortes em 2007 e, este ano, foram contabilizados sete homicídios. Em todo o ano de 2007, foram sete assaltos a ônibus. Nos quatro primeiros meses deste ano, já foram registrados seis assaltos."

O Blog De Brotas pergunta: que fazer para mudar esta triste situação em que se encontra o bairro? Dê sua opnião aqui!!

Comece bem o dia!!


27.6.08

Preto Sábio 05 desce da laje no domingo

Em mais uma edição do "Projeto Música Descendo da Laje", Preto Sábio 05, Baxalada Select e convidados agitam a galera no Espaço JC Show. A festa começa será domingo (29), a partir das 14 horas. Homens pagam R$ 1,99, as mulheres entram de graça.

Quem será o novo prefeito de Salvador?

Definidas as chapas, feitos os acordos, os partidos políticos colocam o "bloco na rua" a partir de Julho. Objetivo:vencer as eleições para prefeito de Salvador. É a hora de ouvir as propostas, lembrar os problemas da cidade e escolher quem pode administrar melhor nossa bela cidade.

Por isso, o Blog De Brotas quer saber: "Quem será o novo prefeito de Salvador?". Vote!! Comente! Participe!!:

Comece bem o dia!!


26.6.08

Hoje à tarde tem palestra no Abrigo Salvador

"Família Circunstancial ou Intencional: Você Não Está Só!". Esse é o tema da palestra que será proferida hoje á tarde (26) pelo facilitador Aldair Manoel Santos, na Sala de Convivência do Abrigo Salvador. O evento integra a série de celebrações realizadas para comemorar os 74 anos da instituição. Amanhã (27) à tarde, encerrando o ciclo de festejos iniciado no dia 10 de Junho, será realizada a festa de São Pedro.

Comece bem o dia!!


25.6.08

Companhia de Teatro Solidário ganha temporada no Centro Cultural Plataforma

A Companhia de Teatro Solidario de Brotas (CTSB) foi uma entidades selecionadas pelo Edital 06/2008, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), para ocupação de espaços culturais. A peça "Alice No País dos Absurdos" - mais nova montagem do grupo - será encenada por uma temporada no Centro Cultural Plataforma. "Mandei um projeto para a Fundação e fomos contemplados. Depois das apresentações no Solar Boa Vista, dias 1 e 12 de Julho, vamos para o Teatro de Plataforma", explica Fábio Marcelo, líder da CTSB.

A FUNCEB recebeu 38 incrições e selecionou 21 projetos de atividades artístico-culturais. 19 foram escolhidas para cessão de pautas e duas para residência temporária - mais três suplentes -. As escolhidas foram:

"Quindim – o Catador de Sonhos" Rosa Adelina Sampaio Oliveira
"Alice no País dos Absurdos" Fábio Marcelo Santos Silva
"Resistência Negra na Bahia" Alberto Lima Santos
"Loukos In Sena – A mesma Coisa" Jorge Luiz Bispo Santos


"À Maneira de Godard" na Escola de Teatro da UFBA

"À Maneira de Godard" é o mais novo trabalho do GrupUsina de Teatro. As apresentações, de 08 à 13 de Julho, às 20 horas, serão na sala 5 da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entrada franca!! Prestigiem!!

Comece bem o dia!!


21.6.08

Caminhão guincho caiu sobre dois carros na Ladeira do Acupe

Um acidente envolvendo três veículos quase termina em tragédia durante a tarde de ontem na Avenida Vasco da Gama. O caminhão guincho de placa JNI-3192, licenciado por Lauro de Freitas, desceu a ladeira do Acupe de Brotas desgovernado, “voou” sobre uma pilastra de quase dois metros de altura, passando por cima da cabeça de uma mulher que andava pela calçada, caiu em cima da caminhonete S10 placa JNI-8266, e caiu sobre o táxi, Corsa JQS-5860. A cena do acidente era desesperadora para quem passava pelo local, e todos manifestavam um único sentimento. Foi um milagre não morrer ninguém. Três pessoas ficaram levemente feridas: o motorista do caminhão e o motorista do taxi, sem gravidade. O passageiro do taxi, Roquevaldo José dos Santos, de 44 anos, está internado no HGE com traumatismo craniano. Segundo os médicos, seu estado inspira cuidados.

Fonte: Tribuna da Bahia

Comece bem o dia!!


20.6.08

Exposição marca celebração de festas juninas no Colégio Luís Viana


Alunos do Colégio Estadual Luís Viana, em clima de festas juninas, montaram uma bela exposição temática em uma das áreas de acesso da unidade educacional.



Resultado de Enquete: você aprova a criação da Contribuição Social para a Saúde - CSS -, que sucede a extinta CPMF?

Confira a resposta dos internautas do bairro à proposta da Câmara Federal de criar uma nova contribuição para financiar a saúde pública no Brasil. Se depender dos moradores de Brotas, a Contribuição Social para a Saúde (CSS) não passa no Senado Federal.

Eis os números:


Sim - 16,67%
Não - 83,33%

Centro de Saúde Mental Aristides Novis teve animada festa de São João

Casamento na roça, quadrilha, comidas típicas e farta distribuição de brindes. Assim foi a manhã animada que celebrou o São João antecipado no Centro de Saúde Mental Aristides Novis, no Engenho Velho de Brotas. A festa reuniu mais 100 pacientes dos Centros de Atendimento Psicossocial da própria unidade, do Juliano Moreira (Cabula) e Roberto Pelegrino (Jardim Baiano)
.

Os pacientes dançaram forró e fizeram o casamento na roça. A coordenação desta parte da festa ficou por conta de Uarlen Becker, coordenador do Movimento Teatral Brotas (MTB). Também houve apresentação de professores de forró - "Dança Comigo" -, barracas de comidas típicas e pesque-pague. A animação ficou por conta de José Vila e Banda.

A Gerente do Aristides Novis, Margareth Souza, ressaltou que a celebração do São João e outras datas comemorativas integra o conjunto de ações terapêuticas da instituição."É uma oportunidade de confraternizar pacientes,familiares,psicólogos e funcionários da casa", disse.


Comece bem o dia!!


19.6.08

Índio usa "balcão móvel" para vender lanches na Rótula do Abacaxi

Residente na comunidade do Bariri - Engenho Velho de Brotas - há quatro anos, Antonio Sérgio da Paixão, o "Índio", ganha a vida como ambulante em frente ao Hipermercado Extra, na Rótula do Abacaxi. Ele vende salgados, doces, refrigerantes e até cerveja. Repare no "pitoresco" veículo que usa para deslocar e oferecer mercadorias em seu local de trabalho. Parabéns, rapaz!!

Comece bem o dia!!


18.6.08

São João será comemorado amanhã no Abrigo Salvador

Será realizado amanhã (19) o IV Forrodoso, no Abrigo Salvador. A festa, uma celebração antecipada do São João, reunirá idosos, familiares e funcionários da instituição. Os participantes devem poderão chegar a partir das 18 horas e apresentar convite na portaria. Hoje (18), às 9 horas, os idosos recebem a visita de cabeleireiros e manicures do Salão Via Beleza.

Coordenadores de Grupos Teatrais se reúnem amanhã no Xisto Bahia



O Encontro de Coordenadores de Grupos Teatrais da Bahia será realizado amanhã (18), das 8h às 18:00 horas, no Teatro Espaço Xisto Bahia. O objetivo é integrar a rede, discutir sobre os contextos, as pesquisas e os métodos dos grupos; e por fim gerar proposições concretas nos campos artísticos e técnicos.

O evento é voltado para a clientela de coordenadores ou representantes de grupos teatrais (amadores e profissionais) da capital e do interior do Estado.

Será estruturado em um dia de atividades com relatos de experiência, debates e grupos de trabalho para criação de propostas relacionadas aos diferentes contextos dos grupos.

Esta ação segue os objetivos de manter a rede dos grupos, a sua qualificação e organização técnica e também artística, e principalmente a participação efetiva na construção de proposições para o Estado na área teatral. O investimento no desenvolvimento e na criação de grupos segue as diretrizes atuais da produção teatral no País, onde a cada ano vem ampliando o número de companhias e as suas redes de atuação. É um fenômeno observado também pelo aumento de grupos se organizando em associações ou cooperativas, além dos festivais e eventos específicos para integração e circulação de produções grupais.

Programação

Manhã (9:00 às 12:00h) – Mesa redonda

  • Gordo Neto – Histórico e Ações da Redemoinho
  • Cátia Garcez - Histórico e Ações da RMTA no Interior Baiano
  • Kuka Matos - Histórico e Ações do Movimento Teatral de Rua no Interior Baiano
  • Aline Araújo - Histórico e Ações da Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro

Comece bem o dia!!


16.6.08

Idosos do Abrigo Salvador vão dançar forró hoje no Shopping Piedade

Como parte das comomorações dos 74 anos de aniversário do Abrigo Salvador, os idosos da instituição apresentarão hoje (16) à tarde, no Shopping Piedade, a Quadrilha do Forrodoso e o Grupo de Dança AbrigDance. Amanhã, às 15 horas, será realizado o "Arraiá do Mangabeira", em Campinas de Brotas

Reforma do Santa Luzia demora mais de quatro anos e irrita moradores do Engenho Velho de Brotas


Os moradores do Engenho Velho de Brotas aguardam ansiosos a reinauguração do Centro de Saúde Santa Luzia, demolido há mais de quatro anos e em fase final de construção. O novo prédio encontra-se fechado e com uma grande placa da prefeitura informando: "Prefeitura Trabalhando". No entanto, nenhum sinal de identificado pelos que dependem do serviço público de saúde do bairro.

Iêda Costa, residente em um condomínio residencial vizinho ao centro de saúde, informa que as antigas instalações foram derrubadas no final da administração do ex-prefeito Antonio Imbassay. O álvara de construção data de 16/12/2004. No entanto, até hoje, faltando pouco mais de 10% (dez por cento) de serviços para conclusão da obra - de acordo com informações de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde - , a unidade ainda não foi entregue à população.

Antonieta de Souza Ferreira, profissional de saúde residente no Engenho Velho de Brotas há 45 anos, reclama do descaso da prefeitura com a obra paralisada. Enquanto isso o Centro de Saúde Santa Luzia está funcionando provisoriamente (?) nas dependências da Igreja Deus Menino, no fim de linha do bairro.

"Ação de Promoção à Saúde" beneficiou moradores do Bariri


Em mais uma Ação de Promoção à Saúde, a Administração Regional de Brotas (AR-V) ofereceu consultas médicas e noções de higiene bucal aos moradores da comunidade do Bariri, no Engenho Velho de Brotas. O evento, ocorrido no sábado (14), contou com o apoio da Fundação José Silveira e do Sesc.

A Fundação José Silveira, usando a unidade móvel da instituição, ofereceu 34 consultas médicas (17 pediátricas e 17 em clínica médica). O Sesc trouxe o escovódromo e atendeu cerca de 100 crianças. Cada uma delas ganhou escovas de dentes e receberam orientações sobre como escovar corretamente os dentes.

No Bariri, de acordo com a Administrador Regional, Marcelo Maia, a prefeitura fez também desobstrução de esgotos, instalou equipamentos de ginástica e começou o "Banho de Luz". Também será inaugurada em breve uma pequena praça onde os moradores poderão jogar dama e dominó.

Comece bem o dia!!


15.6.08

Engenho Velho de Brotas teve 16 postos de vacinação contra paralisia infantil



O Centro de Saúde Santa Luzia instalou 16 postos de vacinação contra a paralisia infantil no Engenho Velho de Brotas. Uma unidade volante circulou pelo bairro para atender às crianças que não podiam ser conduzidas aos locais de vacinação.

O atendimento foi feito durante o sábado (14), das 8 às 17 horas, com o intuito de imunizar 525 recém-nascidos (menos de 01 ano) e 3110 crianças até quatro anos de idade, cadastrados na undidade de saúde do bairro. "também atendemos crianças de outras localidades trazidas por seus pais ou responsáveis", informou a coordenadora da campanha no bairro, Greice muniz.


Comece bem o dia!!


14.6.08

Amanhã tem "Rei Leão" no Teatro Solar Boa Vista

O Ponto de Cultura Ginga e Malícia apresenta amanhã (15), às 19 horas, montagem adaptada da peça Rei Leão, no Cine TEatro Solar Boa Vista - Engenho Velho de Brotas. Ingressos custam: R$2,00 / R$1,00 (meia).



Projeto Lanterninha exibiu "Narradores de Javé" no Colégio Luís Viana


Completando oito semanas de exibição de filmes nacionais em escolas da rede pública em Salvador, o Projeto Lanterninha apresentou "Narradores de Javé" no Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas. O evento moblizou
estudantes, professores e funcionários da maior unidade educacional do bairro. "Nossa proposta é promover a formação de público para o cinema. Especialmente, o cinema brasileiro", explicou o Diretor Arte, HansPeter Gutermann.

O Projeto Lanterninha realiza pelo menos duas exibições diárias em cada escola de Salvador. São 120 filmes brasileiros disponíveis para as apresentações na primeira etapa de realização que envolve "ver e discutir cinema. Para nós cinema é ferramenta de educação", diz Hans Peter. A Diretora do Projeto, a cineasta Maria Carolina Gonçalves informa que o cadastro de escolas para exibição de filmes é feito através do site www.projetolanterninha.com.br .

Após a exibição de filmes, os educadores do projeto estimulam a formação de "cine-clubes" em cada escola. Cerca de 10 alunos se reúnem e recebem apoio para promover novas exibições e debates. Todo o suporte é oferecido pelo site e através do Fanzine (informativo) do Projeto Lanterninha. É através dos cine-clubes que as demais etapas da proposta serão desenvolvidas.





Nelson Xavier e Samarone participaram do debate após exibição do filme


O debate realizado após a exibição do filme "Narradores de Javé" teve a participação especial do ator Nelson Xavier - o personagem Zaqueu - e do poeta Samarone. Ambos destacaram a importância do Projeto Lanterninha como instrumento de educação e despertamento da vocação de cada estudante. "O Projeto Lanterninha convida o povo a pensar o Brasil", ressaltou o ator. Para o poeta o filme põe em evidência a memória de um povo. "A salvação do povoado de Javé está na escolha dos fatos que vão contar a vida dos seus moradores".








Formação de "cine-clubes" nas escolas é o alvo do Projeto Lanterninha

A segunda fase do
Projeto Lanterninha propõe a realização de um concurso de redação entre as escolas públicas envolvidos na etapa de exibição de filmes e formação de platéia. A partir de Setembro, os quatro textos premiados serão trabalhados em grupo por 40 alunos integrantes dos cine-clubes instalados em escolas públicas. Durante 90 dias eles participarão de duas oficinas de treinamento e vão produzir quatro documentários - baseados nas redações vencedoras - e um vídeo mostrando todas as fases de execução do projeto.







Projeto Lanterninha em fotos

Após a exibição do filme, houve debate sobre o valor do cinema como ferramenta educacional


O ator Nelson Xavier acompanhado pelos diretores do Colégio Luís Viana, Márcia e Aurélio.


Equipe do Projeto Lanterninha entrevista o ator Nelson Xavier antes do debate no Colégio Luís Viana


Estudantes, professores e funcionários do Colégio Luís Viana participaram do debate.


Equipe do Projeto Lanterninha saudando estudantes no encerramento do debate.

Comece bem o dia!!


13.6.08

"Narradores de Javé" será exibido hoje no Colégio Luís Viana

Hoje, às 14 horas, será exibido o filme "Narradores de Javé" no Colégio Estadual Luís Viana Filho. O evento terá a presença do ator Nelson Xavier.
Rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia, o filme conta a história de um povoado que, ao ver a iminência de ter seu vilarejo inundado pelas águas de uma represa, vê como único modo de impedir o acontecimento na transformação do local em um patrimônio da humanidade. Para isso os moradores decidem passar para o papel todas as lendas sobre a origem de Javé, e assim chamam o escrivão local Antônio Biá para escrever um livro sobre o vilarejo.

Preto Sábio 05 e Resenha do Samba juntos no Cantinho das Bananeiras


PopSamba é o evento que vai reunir amanhã (14) , à partir das 20:00 horas, a sonoridade do samba com a música sem vertentes do Preto Sábio 05. A idéia é transformar o local em "uma esquina pra vários ritmos, tribos e sons", explica a galera do Preto Sábio 05. Comandam a festa Resenha do Samba e Preto Sábio 05. O Cantinho das Bananeiras fica no Largo dos Paranhos, perto da Piatã FM. O ingresso custa apenas R$ 3,00 (três reais). Apareça lá!!

Hoje tem Encontro de Orobós em Cosme de Farias

Hoje às 14 horas acontece o Encontro de Orobós (Homens de Santo) no Terreiro Ilê Axé Jifulu, liderado pelo Babalorixá Walmir. O evento, coordenado pelos Pontos Focais e apoiado pelo Distrito Sanitário de Brotas, será realizado na Rua João Vintém, 37, Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias.

Comece bem o dia!!


12.6.08

Vote na enquete: "você concorda com a criação da CSS?"

O Blog De Brotas quer saber: "você concorda com a criação da CSS?". Participe! Vote! Comente!! Diga o que pensa sobre mais este "presente" do Governo Federal ao povo brasileiro.

Câmara Federal recria antiga CPMF como Contribuição Social para a Saúde

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem à noite, a recriação da CPMF, que agora tem o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS), com 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções. A isenção do pagamento do tributo será limitada aos trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas do INSS que recebem até R$3.038 por mês.

Confira aqui como votaram os deputados federais da Bahia:

A favor da CSS:

Alice Portugal (PCdoB)
Daniel Almeida (PCdoB)
Guilherme Menezes (PT)
João Leão (PP)
Joseph Bandeira (PT)
Jusmari Oliveira (PR)
Lídice da Mata (PSB)
Luiz Bassuma (PT)
Márcio Marinho (PR)
Marcos Medrado (PDT)
Mário Negromonte (PP)
Maurício Trindade (PR)
Nelson Pellegrino (PT)
Roberto Brito (PP)
Sérgio Carneiro (PT)
Sérgio Brito (PDT)
Veloso (PMDB)
Walter Pinheiro (PT)
Zezéu Ribeiro (PT)

Contra a CSS:

ACM Neto (DEM)
Cláudio Cajado (DEM)
Edigar Mão Branca (PV)
Fábio Souto (DEM)
Félix Mendonça (DEM)
Fernando de Fabinho (DEM)
João Almeida (PSDB)
Jorge Khoury (DEM)
José Carlos Aleluia (DEM)
Jutahy Júnior (PSDB)
Paulo Magalhães (DEM)

Ausentes:

Colbert Martins (PMDB)
Edson Duarte (PV)
João Carlos Bacelar (PR)
José Carlos Araújo (PR)
José Rocha (PR)
Marcelo Guimarães Filho (PR)
Severiano Alves (PDT)
Tonha Magalhães (PR)
Uldurico Pinto (PMN)




Comece bem o dia!!


11.6.08

CTSB encena hoje "Alice no País dos Absurdos" no Solar Boa Vista

A Companhia de Teatro Solidário de Brotas (CTSB) vai apresentar em Julho a peça "Alice no País dos Absurdos", no Cine Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas. O espetáculo conta a história de uma menina de 12 anos que é órfão e, moradora de rua. Após sofrer as conseqüências da discriminação e esquecimento pela sociedade, a maior parte do tempo sofrendo com fome e frio, deita-se em um beco, decepcionada e sem entender porque está passando por tais sofrimentos. Sabendo que aqueles são os últimos momentos de sua vida sofrida, começa a fazer uma reflexão sobre tudo que passou nas ruas, associando ao clássico infantil
Alice no País das Maravilhas, saindo da triste realidade em que vive para dar força a imaginação.


Sábado tem Ação de Promoção da Saúde no Bariri



No próximo sábado o Bariri receberá (14) mais uma Ação de Promoção da Saúde a ser realizada pela Administração Regional de Brotas (AR-V). O evento, que acontece das 9 às 14 horas, vai oferecer atendimento clínico, ginecológico e pediátrico, com apoio da unidade móvel da Fundação José Silveira. Também funcionará no local o escovódromo do Sesc trazendo informações sobre higiene bucal para crianças e adolescentes. A partir de amanhã (12) a prefeitura fará pequenos serviços de manutenção e limpeza das ruas.

Conselho Distrital de Saúde tem reunião amanhã na FBDC

O Conselho Distrital de Saúde se reúne amanhã às 14 horas na sala 302 da Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), na Avenida D. João VI, em frente ao Hospital Evangélico.

Comece bem o dia!!


10.6.08

Celebrações de aniversário do Abrigo Salvador começam hoje

Com a apresentação do Coral Levy Miranda no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacci), hoje às 14 horas, o Abrigo Salvador inicia a série de atividades comemorativas dos 74 anos de fundação. As celebrações se estendem até o dia 27 de Junho com a festa de São Pedro e homenagem aos aniversariantes.

Amanhã (11) às 16 horas começa o tríduo de Santo Antonio, na capela do abrigo. Na quinta (12) tem feira de artesanato pela manhã e festa dos namorados à 15 horas, com seresta de Chico Mendonça.

"Tapa-buracos" chega à Ladeira do Pepino

Depois de promover uma campanha de divulgação dos horários da coleta de lixo na Ladeira Pepino, a prefeitura de Salvador recuperou alguns trechos da camada asfáltica com a "Operação Tapa-buracos". Que essa atuação se estenda por muitas outras áreas do bairro de Brotas

Comece bem o dia!!


9.6.08

Sábado é dia de Feira da Pechincha no Fim de Linha em Cosme de Farias

Todo sábado é dia de Feira da Pechincha no fim de linha de Cosme de Farias. Desde cedo as moradoras do bairro trazem dezenas de peças de roupas masculinas, femininas e infantis para expor na calçada da praça.

Morena Carvalho criou os sete filhos com a venda de roupas em Cosme de Farias nos últimos 16 anos. "Estou aqui todo sábado. Antigamente trazia meus filhos e eles ganhavam mais um trocado levando compras de clientes em casa", relata. Outras moradoras do bairro também estão na praça em busca de sustento ou renda extra através do comércio de roupas, sapatos e acessórios.

O local também é usado para ações beneficentes de algumas entidades religiosas.
É o caso da Igreja Batista Soteropolitana, localizada na Avenida Bonocô. As responsáveis pelo setor social recebem doações de amigos, vizinhos e simpatizantes. Roupas e sapatos são vendidos no primeiro sábado de cada mês. Os recursos financeiros são usados nas ações beneficentes da comunidade.

Se quiser comprar roupas de crianças por R$ 0,50 (cinquenta centavos), peças de roupa masculina e feminina por menos de R$ 5,00 (cinco reais) ou colchas de Fuxico por R$ 20,00 (vinte reais), dê uma passada na Feira da Pechincha no próximo sábado pela manhã...você não vai se arrepender!!

Batatinha com Segundas Intenções hoje no Solar Boa Vista


O Cine Teatro Solar Boa Vista lança, hoje às 19h, o projeto Segundas Intenções, com a exibição do vídeo-documentário Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib. Para complementar a programação, será realizado um bate-papo Abib e os produtores J. Velloso e Paquito, sobre a vida e a obra de Batatinha, seguido de uma roda de samba com a participação de Ana Paula Albuquerque e Claudete Macedo. O Cine Teatro Solar Boa Vista é uma entidade ligada à Fundação Cultural do Estado da Bahia.

O Segundas Intenções é uma iniciativa do Cine Teatro Solar Boa Vista e visa a realizar, sempre gratuitamente na segunda 2ª-feira de cada mês, exibições de vídeos seguidas de debates sobre a linguagem e os temas abordados nas obras.

Segundo Chico Assis, coordenador do Solar Boa Vista, "a proposta tem o objetivo de possibilitar ao público o acesso a obras que não estão na mídia comercial, oferecendo a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de produção da linguagem áudio-visual, debater os temas e ter contato direto com os artistas".

O Vídeo-documentário Batatinha e o Samba Oculto da Bahia marca o início do projeto. O vídeo busca apresentar a figura do compositor Oscar Penha, popularmente conhecido como Batatinha, importante personalidade da música e da cultura baiana, ao mesmo tempo em que aborda o universo do samba da Bahia.

Quem foi o sambista Batatinha?

Nascido em Salvador, no dia 05 de agosto de 1924, Batatinha foi um dos
maiores sambistas da Bahia, já tendo sido gravado por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Nara Leão, Jair Rodrigues, Jamelão, Moraes Moreira, entre outros. No dia 03 de janeiro de 1997, Batatinha faleceu em Salvador, aos 72 anos.

"A narrativa inicia-se com três jovens universitários – personagens fictícios do documentário – que têm como tarefa realizar um vídeo-documentário sobre um personagem da música baiana, de quem eles jamais ouviram falar, Trata-se do sambista Batatinha", explica o diretor Pedro Abib.

Comece bem o dia!!


6.6.08

Embasa fez caminhada no Dique para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Cerca de 100 alunos das Colégios Estaduais Severino Vieira e Vitor Civita participaram de uma caminhada em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, promovido pelo Unidade de Negócios da Embasa, da Federação, ocorreu ontem (05) à tarde, no Dique do Tororó. O Coral da Embasa também participou das comemorações.

"O que é isso?" é o CD do Preto Sábio 05

Por apenas R$ 5,00 (cinco reais) é possível adquirir o Cd do Preto Sábio 05.

Mas afinal, "O que é isso? Com a palavra o pessoal do Preto Sábio 05: Pretos radiofônicos, antenados, ligados levando e trazendo informação, é o nascimento de algo transcendental que segue o rumo de um vivido ; nascimento, ascensão, ápice, declínio e morte, e que através da musica eleva seus pensamentos...

E isso aí....para comprar o cd ligue para 87866062 ou no Projeto "Música Descendo da laje", próximo dia 15 de Junho, no Espaço JC Show, em Cosme de Farias.

56,25% dos moradores de Brotas não sabem o horário da coleta de lixo

"Você sabe os horários de coleta de lixo em sua rua?". Essa foi a enquete do Blog De Brotas. Eis os resultados:

Sim - 43,75%
Não - 56,25%

Que os moradores do bairro e técnicos da Prefeitura tirem suas conclusões. Da parte dos moradores cabe uma pergunta: "será que estamos realmente ajudando a manter nosso bairro limpo?". Cabe à Prefeitura avaliar sua estratégia de comunicação com os moradores de Brotas. Afinal, mais da metade informa desconhecer os horários de coleta de lixo.

III Feira de Saúde das Religiões Africanas trouxe informação aos moradores de Cosme de Farias


Banhos de pipoca, canto aos deuses africanos e palestras marcaram a realização da III Feira de Saúde das Religiões Africanas, em Cosme de Farias. O evento, coordenado pelo Distrito Sanitário de Brotas, trouxe informações sobre prevenção de doenças e reafirmou mais uma vez a cidadania do povo negro de Salvador
.

A mobilização reuniu a
Associação de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU), UNEGRO, Associação Tempero de Negro, Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro, agentes comunitários de saúde e lideranças comunitárias do bairro. "Buscamos estabelecer uma ponte entre os profissionais de saúde e os praticantes das religiões africanas na Bahia", explicou a coordenadora do Distrito Sanitário de Brotas, Rosângela Fontes.

Visitaram a III Feira de Saúde de Religiões Africanas o Secretário Estadual de Reparação e Igualdade Racial, Luís Alberto, e o Deputado Federal Valter Pinheiro, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Salvador.


Fotos da III Feira de Saúde das Religiões Africanas em Cosme de Farias


A Coordenadora do Distrito Sanitário, Rosângela Fontes, coordenou com sucesso a III Feira de Saúde das Religiões Africanas, em Cosme de Farias.


A III Feira de Saúde das Religiões trouxe para a praça os deliciosos quitutes da culinária africana.


Eliene Borges - Distrito Sanitário de Brotas - e o líder comunitário Marcos Antonio coordenaram a programação da III Feira de Saúde das Religiões Africanas em Cosme de Farias.


A III Feira de Saúde das Religiões Africanas ofereceu informações sobre prevenção a diversas doenças, especialmente a Anemia Falciforme, que acomete especialmente a população negra de Salvador.



O Secretário Estadual de Reparação, Luís Alberto, prestigiou a III Feira de Religiões Africanas de Cosme de Farias. Na foto com ele estão os coordenadores do evento: a nutricionista Rosângela Fontes e o líder comunitário Marcos Antonio.

Pinheiro participa da III Feira de Religiões Africanas em Cosme de Farias

Autor da Emenda Constitucional que regulamentou a profissão de Agentes de Endemias, o Deputado Federal Valter Pinheiro (PT-BA), participou da III Feira de Religiões Africanas, realizada em Cosme de Farias. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias exercem atividades de vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção à saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS - Sistema Único de Saúde - .

Comece bem o dia!!