26.5.07

Cidadania

AR-5 faz Feira da Cidadania no Vale do Matatu


As fortes chuvas que castigaram a cidade do Salvador está manhã não impediram a realização da Feira da Cidadania, na Escola Municipal Olga Figueiredo, no Vale do Matatu. O evento, coordenado pela Administração Regional de Brotas - AR-5 - , reuniu centenas de pessoas interessadas em tirar documento de identidade, receber orientação jurídica, participar de palestras e receber noções de como cuidar melhor da saúde. "Essa iniciativa visa aproximar a Administração Regional da comunidade carente do bairro", explicou Marcelo Maia, coordenador da AR-5.
A Regional de Brotas, vinculada à Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania - SEMAP -, assim como outras 16 administrações regionais criadas pela Prefeitura de Salvador, tem a finalidade de promover a execução de obras e serviços de interesse da comunidade local em todas 52 microregiões do bairro."Na Feira da Cidadania nossa tarefa foi coordenar a promoção e a realização dos serviços gratuitos nas áreas da saúde, direito e cultura", informou a chefe Articulação Comunitária, Rosangela Melo.
O atendimento médico envolveu consultas na unidade de saúde móvel cedida pelo Hospital Português, exames de glicemia, preventivo ginecológico e vacinação.O atendimento jurídico ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas da Bahia (FIB). As maiores demandas foram: causas trabalhistas, divórcio e pensão alimentícia.
A Feira da Cidadania foi uma boa oportunidade para fazer um novo documento de identidade. O Instituto de Identificação Pedro Melo disponibilizou 50 fichas de cadastro com essa finalidade. Quem chegou sem tomar café em casa, não ficou muito tempo com fome. O Projeto Nossa Sopa, do Governo da Bahia, distribuiu mais de 500 porções de sopa entre os participantes da Feira.
Antes do encerramento, previsto para as 14 horas, houve palestras sobre planejamento familiar e cultura da paz, apresentações de grupos culturais e sorteios de brindes

Nenhum comentário: