19.6.07

Aristides Maltez

Hospital Aristides Maltez enfrenta crise financeira


O Hospital Aristides Maltez (HAM) enfrenta mais uma crise. Dessa vez, segundo a avaliação de Aristides Maltez Filho - diretor da instituição - , o déficit tem origem nos repasses de valores do SUS, considerados “insuficientes" para cobrir os custos hospitalares. Há uma semana, o secretário municipal de Saúde, Luís Eugênio Portela, argumentara que “graças a gestões feitas no SUS, houve uma ampliação dos repasses de R$ 2,3 milhões, em 2005, para R$ 2,7 milhões/ mês, em 2007”. Mas o HAM precisa de R$ 3,9 milhões para funcionar sem sobressaltos.
Para completar, há ainda um débito que, segundo o diretor do HAM, equivale a R$ 2,5 milhões. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por seu turno, reconhece o débito em um montante inferior – R$ 1,5 milhão, quantia corresponde, de acordo com o secretário, a valores não repassados entre setembro e dezembro de 2006.
O Hospital Aristides Maltez, situado na Avenida Dom João VI, em Brotas, alvo da dedicação dos moradores em muitas campanhas para preservar seu funcionamento, merece mais uma vez a atenção de todos.



6 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza!!!!!

Nós, do interior do Estado da Bahia, precisamos e ocupamos muito o HAM, principalmente quando diz respeito ao Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Saliento ainda, que a preocupação com a manutenção e preservação do referido Hospital, não é só dos moradores do bairro de Botas e nem dos soteropolitanos, e sim de todos nós baianos.

Um abraço.

Menina.

Unknown disse...

É duro ter que falar isso. Por que não continuaram com a campanha do vidro. Eu mesmo tinha esse compromisso com ele e com o Martagão são as Notas, até hoje. Depois, sei lá porque, e não me interessa começaram a não mais aceitar os vidros. Bah! agora vem a crise financeira, vai ser dificíl me convencer de tal; orgulho, vaidade, elitização...Não vou deixar de dar as Notas para o Martagão. E agora José?... Sinceramente, vou repensar nessa doação.

Anônimo disse...

Eu fui ao hospital Aristides Maltez ,e fiquei xocada com a falta de higiêne do ho´pital .vcs precisam cuidar + da limpeza da quele tão precioso hospital.um mal cheiro sem igual.

Anônimo disse...

Sou paciente deste FABULOSO hospital e agradeço todos os dias por existirem pessoas tão dedicadas. Já pedi ajuda através de e-mail à programas de televisão, mandei bilheite para Carlinhos Brown num show,junto e peço notas fiscais.Nós precisamos fazer muito mais inclusive tendo cuidado ao irmos nos sanitários para que fiquem limpos,pois fazem a limpeza e as pessoas não tem educação e sujam tudo.Só desejo dizer a Dr. Aristides Filho que se admiro seu pai,amo-o muito mais porque ele realizou um sonho e o senhor deu continuidade ao sonho dele que se misturou ao seu, enfim, toda sua família é abençoada, sua prima Viviane é um anjo da guarda.Não vou citar nomes em agradecimento pois poderia falhar,saibam todos deste hospital que AMO voces e me emociono só de lembrá-los.DEUS OS ABENÇOE a cada instante desta linda caminhada. Beijos da paciente que os ama Maria de Fátima Del´Pomo Cerqueira da Silva.

Anônimo disse...

Passei por duas cirurgias em 2006 no HAM. E graças a competência de Paulo Zanvettor e equipe hoje estou recuperada. Na epoca que fiz as cirurgias mesmo de resquardo, lembro que não deixava de fazer campanhas em Feira e região sisaleira onde dedidco a mair parte do meu tralho em uma ong. Eis que agora o abandono da sec. de saúde do estado com esse conceituado hospital me deixa profundamente triste. Wagner por favor faça algo!
Kelcilene de Souza Calixto

BARBARA GOES disse...

Venho através deste meio de comunicação expressar a minha satistação e agradecimento a direção e a todo corpo docente desta instituição, que não tenha ajuda do governo, isto é uma verdadeira vergonha, um hospital que cuida e trata de pacientes doentes de câncer.
A minha mãe descobriu que tinha um câncer na laringe há 1 ano e começou todo o processo de descoberta no HAM, foi feito biopsia e graças à deus não precisou fazer cirurgia, então ela está fazendo tratamento de radioterapia, tudo feito pelo hospital sem cobra nada e com a maior sorte de ser atendida rapidamente e sem burocracias.
Nós da família só temos agradecer pelo o apoio e ajuda que nos foi oferecida sem discriminação e com muita responsabilidade e compromisso que o HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ teve e tem na vida de minha mãe.
Agora todas as minhas notas fiscais serão em prol para ajudar este hospital.
Muito obrigado pelo espaço.
Bárbara Lisboa. Salvador-Bahia.