24.11.07

"Batizado da Inclusão" do NACPC movimenta
Cine Teatro Solar Boa Vista



Alegria e muita vibração marcaram o "I Batizado da Inclusão", realizado pelo Grupo de Capoeira Kekerê-Alayê, formado por crianças com paralisia cerebral, atendidas pelo Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral - NACPC, coordenados pelo professor de capoeira e fisioterapeuta Reinaldo Assis- na roda de capoeira, Professor Michael - . O evento, promovido hoje (24) pela manhã no Cine Teatro Solar Boa Vista, reuniu cerca de 60 capoeiristas mirins e muitos mestres e professores dessa arte, dança e luta tão característica da cultura baiana.

Um dos convidados especiais do batizado, Valcir Batista Lima - Mestre Marinheiro -, líder do Grupo de Capoeira Ginga & Malícia/UNICAR (União Internacional de Capoeira Regional) ao ressaltar a importância social do evento, afirmou: "a capoeira estimula o desenvolvimento das funções motoras e desenvolver a auto-estima das crianças". O Ginga & Malícia tem sede no Engenho Velho da Federação e, além da capoeira, oferece oficinas de teatro, arte plástica em cartun, cursos de idiomas e atendimento à saúde para idosos e gestantes. Lá também funcionam um centro de inclusão digital e biblioteca comunitária.

O NACPC, fundado há sete anos, funciona no Santo Agostinho e atende 350 crianças portadoras de paralisia cerebral. Na instituição, de acordo com o Presidente-executivo, Antonio Pedro Guimarães, são oferecidos atendimentos em educação, saúde, fisioterapia e música. "A capoeira se soma às demais atividades e é uma oportunidade de desenvolvimento físico e psicossocial de nossas crianças", resume.

A entidade é mantida através de convênios, parcerias e doações.
Para conhecer mais as ações do NACPC acesse www.nacpc.org.br ou ligue 32443659.

Nenhum comentário: