No Dia Nacional da Cosnciência Negra, o Blog De Brotas pergunta: o Brasil é um país racista? Participe!! Deixe comentários e vote na enquete ao lado!!
20.11.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brotas é um charmoso bairro da Cidade do Salvador. Mais de 180 mil pessoas residem em 52 micro comunidades. Com boa localização geográfica - eixo centro-sul da cidade -, é predominantemente, residencial e de fácil acesso às demais regiões de Salvador.
Postado por
Marcelino Oliveira
às
08:55:00
7 comentários:
Infelizmente diante da ignorância de muitos brasileiros, acredito que o Brasil ainda é um país Racista sim. Porém, diante da compreensão e dedicação de alguns em executar trabalhos de conscientização e de esclarecimentos junto à sociedade quanto e este TEMA, é provável que este quadro venha mudar e algumas pessoas desse nosso país deixe de ser Racista e/ou Ignorantes!!!!
Um abraço, Marcelino.
Menina.
Sim, o Brasil é um país extremamente racista.
Aqui, a manifestação desse racismo, embora seja de forma velada, silenciosa e hipócrita é tão nociva e criminosa quanto àquelas mais explícitas.
Uma pena...
Em maior número no Estado da Bahia e compondo 86% dos moradores de Salvador, os negros ainda são os que mais morrem de forma violenta e os que mais sofrem para conseguir um emprego e, ainda não foi decretado feriado, mesmo assim, foi comemorado sim, e contou com programação extensa e especial nas ruas de Salvador, por todo centro da cidade.
Em 20/11/07, às 15 horas deu início a 28ª Marcha Zumbi dos Palmares, que saiu do Campo Grande em direção ao Terreiro de Jesus. A partir das 16 horas , aconteceu a 7ª Caminhada da Liberdade, que saiu do Curuzu e encerrou no Pelourinho, organizada pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia com o objetivo de levar às ruas ativistas sociais, músicos, estudantes, políticos e trabalhadores. São esperadas mais de 80 mil pessoas.
* Presenças dos blocos: Ilê Aiyê, Male Debalê, Cortejo Afro, Muzenza, Okambi, Os Negrões entre outros.
* Este ano o tema da caminhada foi "O Povo Negro no Poder, Reparação Já"
No Dia Nacional da Consciência Negra, isto porque, somente em 1971, ativistas do Grupo Palmares chegaram à conclusão de que, como o dia 20 de novembro de 1695, foi a data da execução de Zumbi, que já naquela época, com idéias revolucionarias sobre melhoria da qualidade de vida dos negros, foi traído por um dos seus.
O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contrapartida ao 13 de maio, -Abolição da Escravatura-, comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
O Dia Nacional da Consciência Negra procura ser uma data para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e lembrar que a resistência do negro à escravidão de forma geral, se deu desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1594.
A Bahia, o Estado mais negro do Brasil, não está incluída na lista dos 11 Estados e 225 municípios que comemoraram com feriado esta data. Segundo informações de grupos ativistas amigos, o Rio de Janeiro é o Estado onde mais cidades decretaram a data como feriado, com 92 municípios.
Segundo dados desanimadores do IBGE, entre a população negra jovem, que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, conta apenas e lamentavelmente 18,4% dos negros.
Outro ponto chocante, vejam vocês, da divergência das raças é o rendimento médio da população branca do Brasil, que é de cerca de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00.
De acordo com o Secretário Estadual da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto dos Santos, "a Bahia é a sexta maior economia do Brasil, mas, infelizmente, a população negra é a principal base e vítima dos piores indicadores sociais, que vem desde o período escravagista e que ainda não terminou".
O Brasil é sim, muito racista e, a nossa Bahia, vergonhosamente se destaca no racismo em todos os aspectos, apesar de tudo que sabemos e que te encaminho acima como registro.
Um abraço,
Romilza Medrado
Oi, Marcelino.
Apesar das conquistas,o nosso país abriga pessoas que recorrem ao racismo quando percebe que uma pessoa que não é da sua cor ou classe galgar alguma posição pública,que desejaria ocupar.
Ana Lúcia.
Abraços.
Marcelino, bom dia.
A respeita da tua pergunta : Brasil é um pais racista?
Por minha parte, nunca encontrei cena de racismo nos lugares públicos.
Talvez vejo com meus olhos acostumados a lidar com pessoas de qualquer cor desde minha adolescencia. Si existe racismo, ele é disfarçado.
Sei que os jornais comentam que o afro descente tem mais dificuldade de achar emprego, é sujeito a maior violencia pela policia, não tem acesso a certas profissões. Concordo com tudo isto, mais no dia a dia, nunca encontrei cena de racismo.
infelizmente o nosso povo e a nossa Constituição diz uma coisa e faz outra, na hora do vamo ver ou seja em determinada situações ou certos lugRES A DISCRIMINAÇÃO EXISTE, assim como a escravidão do calarinho branco, pois apesar de tudo "somos escravizados"
Infelizmente sim é racista e preconceituoso.Tem um racismo por baixo do pano,meio querendo esconder;é uma pena,mas acho que um grande e lindo caminho já foi percorrido.
Bjs Marcelino
Juci
Postar um comentário