23.4.07

"Ler Na Praça" doa 8 mil livros na Praça Municipal


O Projeto Ler Na Praça - situado nas proximidades da Cruz da Redenção, em Brotas - distribuiu gratuitamente 8 mil livros na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda. A iniciativa marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. "Queremos chamar a atenção da população para a importância da leitura e desafiar o poder público a encontrar alternativas concretas para reduzir o alto índice de analfabetismo em Salvador", explicou o coordenador do Projeto, Lázaro César.
A distribuição da literatura começou às 15 horas. O acervo dispunha de livros técnicos, didáticos, romances, poesias e revistas da atualidade. Motivados pela iniciativa, usuários do Elevador Lacerda e pessoas que circulavam na praça se aglomeraram em torno de pequenas mesas para selecionar o material que desejavam ler. Um deles chegou a brincar dizendo: "A Bienal do Livro mudou para a Praça Municipa!". Outros, como o inspetor de segurança Olivaldo Santos de Jesus, levaram "à sério" a distribuição. Ele escolheu um livro didático com quatro disciplinas para o filho adolescente.
Moradores do interior do Estado, como o caminhoneiro Alessandro Ferreira Fausto, residente em Nazaré das Farinhas, também foram beneficiados."Estou aqui de passagem e tentei conseguir um exemplar de 'Operação Cavalo de Tróia', de J.J. Benitez", informou. A estudante Gislane Garcia Marinho também ficou bastante satisfeita. Ela conseguiu um livro de poesias de Carlos Drumond de Andrade e um exemplar da Carta de Pero Vaz de Caminha.
O Ler Na Praça atende diariamente a estudantes de vários bairros de Salvador. De acordo com seu coordenador, possui cerca de 100 mil títulos disponíveis para consulta escolar e profissional. Para conhecer um pouco mais dessa iniciativa, ligue para Lázaro César - 99371039 - e agende uma visita. Vá, conheça e faça uma doação ao Projeto. Doações de livros, são muito bem-vindas!!

Sobre o 23 de abril

Instituída pela Unesco - Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura - em 1995, a data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para a leitura - um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes - , informa o site da Camara Brasileira do Livro. Para saber mais acesse www.cbl.org.br



Nenhum comentário: