6.8.07

Cia de Teatro Solidário de Brotas promove
a arte entre jovens e adolescentes




Criada há pouco mais de dois anos, a Companhia de Teatro Solidário de Brotas (CTSB) reúne atualmente 28 participantes e promove a inclusão social de jovens e adolescentes através do teatro. Tudo começou pela mobilização provocada pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI) - uma organização não-governamental voltada à universalização dos serviços e recursos da informática - entre jovens e adolescentes do Engenho Velho de Brotas. Eles foram desafiados a mostrar de forma artística o significado da palavra "cidadania". "Muitos falavam e pouco sabiam o verdadeiro sentido dessa expressão", explica Fábio Marcelo, à época educador do CDI e fundador da CTSB.
Assim surgiu o primeiro trabalho do grupo: "O que é essa tal cidadania?". Foi uma resposta à pesquisa e provocação temática oferecida pelo CDI. Daí em diante, Fábio Marcelo tomou "gosto" pela tarefa e não parou mais. O grupo, inicialmente formado por doze pessoas, cresceu, e ganhou a parceria de Gustavo Duarte. Um dos diretores das peças encenadas pelo CTSB, Duarte se define como "amante das artes cênicas" e pretende estudar teatro na UFBA.
Atualmente o CTSB ensaia "Drogas? Um caminho. Cem voltas". Além de debater temas sociais relevantes com talento e muito bom humor, a Companhia também teve sucesso com a peça "A Diretora estressada", que ficou oito semanas em cartaz no Teatro Solar Boa-Vista. Sem patrocínios até o momento, os integrantes da Companhia fazem de tudo. Cuidam da sonoplastia, cenário, divulgação e direção teatral.
Para conhecer mais a Cia Teatro Solidário de Brotas, ligue 7188114049 e 7181466492.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom,esse grupo é maravilhoso
já é um grupo profissional !!!