19.12.07

"Saber de Cor" encerra oficina de teatro
no Colégio Luís Viana



"Saber de cor". Esse foi o tema da 11ª apresentação do Grupo de Teatro do Colégio Luís Viana, realizada ontem (18) à noite no auditório do colégio. O evento. que reuniu alunos, famílias e moradores de Brotas, marcou o encerramento das atividades artísticas de 2007. Foram três meses de ensaios e apresentações em parceria com o
CAES Brasil - Coletivo de Arte-Educação para Solidariedade do Brasil - . "O CAES Brasil surgiu em 2005 na UFBA e tem o intuito de viver a arte-educação e celebrar a vida", explica Aurélio Pinho, Diretor do Luís Viana e articulador da parceira.


Onze alunos do Luís Viana participaram da montagem do espetáculo. "Saber de Cor" enfatiza a busca contínua do auto-conhecimento e a participação consciente na socidade moderna. O bordão "fazer o que todo mundo faz" - que ironiza as práticas diárias de milhares de pessoas - é apenas uma mostra do bom-humor e sabedoria que marcam a apresentação. Na verdade, "Saber de Cor" é o saber com o coração. De acordo, com Mônica Calil - atriz e arte-educadora do
CAES Brasil -, coordenadora do projeto e ex-protagonista do "Saber de Cor", "o verdadeiro conhecimento vem do coração. Sábios são os que fazem todas as coisas com amor".


O espetáculo questiona o papel que cada pessoa desempenha na cultura atual. A pergunta é: "o que você quer ser? Peça ou combustível? "Peças" fazem apenas o que se tem de fazer. "Combustível" alimenta sonhos e desejos de realização pessoal. A mensagem clara comoveu a platéia e estimulou um bate-papo entre atores e público ao final da apresentação. "Depois do teatro, sou outra pessoa", assim Joélia Assis, uma integrantes da peça, sitetizou a importância de participar do projeto.



Encerrada essa etapa de apresentações, a direção do Colégio Luís Viana busca parcerias com a comunidade para garantir a continuidade das oficinas e apresentações em 2008. Especialmente a manutenção da parceria com o
CAES Brasil. Ficou comprovado que a particpação em projetos artísticos desenvolvem auto-estima e segurança pessoal dos estudantes. Além disso, diz Aurélio Pinho, é um forte instrumento de integração da comunidade acadêmica.


O CAES Brasil
, que é uma organização não-governamental, tem parcerias com o Viva Nordeste, Movimento Cultura de Paz e Avante - Edudação e Mobilização Social. Também promove whorshpos e vivências corporais em empresas. O principal fruto do trabalho da CAES Brasil é a "Oficina Criativa de Teatro", que alia artes cênicas e desenvolvimento humano, apresentada em escolas, universidades e comunidade. Para conhecer mais acesse www.caesbrasil.org .


Nenhum comentário: