17.3.08

CRAS atende 94 famílias e situação
de risco social em Brotas


Conhecidos como "Casas das Famílias" os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) possuem 12 unidades em Salvador. Em Brotas, a unidade funciona na Avenida Bonocô - no complexo de serviços oferecidos pela prefeitura ao bairro -. "Nossas ações começaram em Novembro de 2007. Atualmente, 94 famílias do bairro são acompanhadas pelo CRAS", informa a assistente social e coordenadora em Brotas, Robélia Brasil.

O CRAS Brotas desenvolve ações de prevenção. Atua para fortalecer os vínculos familaires evitando que se deteriorem e propiciem envolvimento em situações de risco social. A entidade, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), busca oferecer proteção social básica incluindo as famílias nos programas sociais do Governo Federal e mediando as demandas comunitárias junto o outros serviços de atendimento social.

"Promovemos ações sociais, e não assistencialismo", ressalta Robélia Brasil. Eventualmente, por exemplo, ajuda o cidadão a retirar gratuitamente um documento de identidade. No entanto, as ações mais importantes visam "desenvolver o processo de autonomia e emancipação social das famílias, bem como, oferecer condições para que se rompa o ciclo de pobreza entre gerações", explica a coordenadora do CRAS Brotas.

Além da atenção individual e acompanhamento das famílias, o CRAS oferece um grupo de apoio terapêutico e um grupo sócio-educativo. Constituídos em sua maioria por mulheres, os grupos são oportunidades para troca de experiências familiares e apresentação de palestras voltadas às demandas evidenciadas pela comunidade. Parcerias com outras entidades sociais são bem-vindas e estimuladas. Em Brotas, o CRAS tem parceria com o Instituto Guanabara, ABRE e CAPS do Aristides Novis.

Para gerenciar essa estrutura, atuam na sede a coordenadora, Robélia Brasil, a psicóloga, Maria Rebelo, a assistente social, Viviane Barreiros e a técnica Nilcéia Dantas, no apoio administrativo. Se quiser conhecer mais sobre o funcionamento e propostas do CRAS para o bairro de Brotas ligue 3381-2909 ramal 027.

Nenhum comentário: