14.6.08

Projeto Lanterninha exibiu "Narradores de Javé" no Colégio Luís Viana


Completando oito semanas de exibição de filmes nacionais em escolas da rede pública em Salvador, o Projeto Lanterninha apresentou "Narradores de Javé" no Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas. O evento moblizou
estudantes, professores e funcionários da maior unidade educacional do bairro. "Nossa proposta é promover a formação de público para o cinema. Especialmente, o cinema brasileiro", explicou o Diretor Arte, HansPeter Gutermann.

O Projeto Lanterninha realiza pelo menos duas exibições diárias em cada escola de Salvador. São 120 filmes brasileiros disponíveis para as apresentações na primeira etapa de realização que envolve "ver e discutir cinema. Para nós cinema é ferramenta de educação", diz Hans Peter. A Diretora do Projeto, a cineasta Maria Carolina Gonçalves informa que o cadastro de escolas para exibição de filmes é feito através do site www.projetolanterninha.com.br .

Após a exibição de filmes, os educadores do projeto estimulam a formação de "cine-clubes" em cada escola. Cerca de 10 alunos se reúnem e recebem apoio para promover novas exibições e debates. Todo o suporte é oferecido pelo site e através do Fanzine (informativo) do Projeto Lanterninha. É através dos cine-clubes que as demais etapas da proposta serão desenvolvidas.





Nenhum comentário: