13.7.07

Artista e moradores de Brotas serão parceiros
da revitalização do Teatro Solar Boa Vista



A noite do dia 12 de julho marca uma nova etapa na gestão do Cine-teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. Com a presença de técnicos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), produtores culturais, atores, músicos, líderes comunitários e moradores do bairro, foi apresentado o novo modelo de gestão do espaço cultural mais importante de Brotas."Essa reunião marca a instalação do fórum gestor do Teatro Solar Boa Vista. É um esforço coletivo e voluntário para que a comunidade possa decidir sobre a realização de ensaios e oficinas, bem como a cessão de pautas para produções culturais", explica Luciana Vasconcelos, Coordenadora dos Equipamentos Culturais da FUNCEB.
A reunião foi também o primeiro encontro da comunidade com Chicco Assis, novo coordenador do espaço cultural. Jornalista, músico e produtor cultural, Assis foi escolhido por sua ligação com o meio artístico, pela experiência em gestão pública e capacidade de articulação comunitária. Entusiasta da implantação do fórum, por sua característica consultiva e propositiva, o novo gestor quer o engajamento de todos na revitalização da "casa de cultura da comunidade", como denominou o teatro.
O esforço pela restauração do Solar Boa Vista passa também pela recuperação do entorno, explica Chicco. É necessário garantir segurança aos usuários do Parque e do Teatro Solar Boa Vista. Também é urgente a manutenção de equipamentos esportivos e de lazer, assim como a limpeza diária de toda a área. Lembrando que sua ligação com o teatro começou no Solar Boa Vista, o coordenador reclama da falta de registros escritos ou fotográficos da instituição."É urgente resgatar a memória cultural do Solar, instalar uma sala de leitura e elaborar um calendário de eventos especiais", ressalta.
A comunidade ouviu com esperança e ansiedade as exposições dos técnicos do Governo do Estado e do novo Coordenador. As intervenções de cada artista, músico ou produtor cultural ressaltaram a importância do Solar para vida cultural do bairro. Márcia Short, cantora e moradora do Engenho Velho há 31 anos, disse: "estou feliz porque esse espaço pode voltar a formar e informar cidadãos". Já o líder da Companhia de Teatro Solidário de Brotas - CTS - , Fábio Marcel definiu assim a importância do teatro: " O Bahia tem a Fonte Nova e Vitória tem o Barradão. O Solar Boa Vista é a casa do CTS". Todos fazem uma única reivindicação: que o novo momento do Solar contemple democraticamente as manifestações culturais do bairro.


2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelino, parabéns pela iniciativa do Blog. Conto com seu apoio no processo de revitalização do Solar.

Abs,

Chicco Assis

Penumbra disse...

Bom dia , sou Gustavo duarte Coordenador da cia de teatro Solidarios de Brotas, que venho em nome do grupo parabenizar essa fantastica cobertura do Blog relacionada ao Ponto cultural e aos grupos artisticos da comunidade do Engenho Velho de Brotas e adjacencias.ficamos muito felizes em saber que podemos contar com o apoio de pessoas maravilhosas como voce Marcelino, que valoriza os trabalhos socias e artisticos da comunidade.