10.7.07

Dedicação e criatividade marcam
volta as aulas nas Escolas de Brotas



Encerrada a greve dos professores nas escolas públicas estaduais, cada unidade escolar de Brotas busca encontrar alternativas para cumprir os 200 dias letivos anuais determinados pelo Governo Federal. A maior preocupação de alunos e docentes é o pouco tempo disponível para que todo o conteúdo programático seja oferecido até o final do ano letivo. Na maior unidade educacional do bairro, o Colégio Estadual Luís Viana Filho, os professores se reuniram no sábado, dia 7, para definir o novo calendário de aulas.
"Em nossa escola as as aulas recomeçaram dia três de julho. E inclusive no sábado, dia 7, tivemos aulas normalmente", informa Manoel Barreto Junior, que dirige há cinco anos a Escola Visconde de Cairu. Ele ressalta ainda que, em comum acordo, os professores da escola decidiram trabalhar no dia 15 de outubro - o feriado do Dia do Professor -. A Visconde Cairu foi fundada há 104 anos e tem atualmente 746 alunos matriculados em três turnos.
No Colégio Estadual Góes Calmon, situado na avenida D. João VI, única unidade que oferece educação em tempo integral no bairro, a reposição tem outra peculiaridade. A maioria dos alunos residem em bairros distantes e, com a reposição aos sábados restaria apenas o domingo para lazer e convívio familiar. Por isso, de acordo com a professora Jeane Fadigas Cerqueira, diretora do colégio desde 2005, a Secretaria Estadual de Educação vai estabelecer critérios esse assunto. Dentre os 1080 alunos, os que integram o curso noturno terão uma reposição bem mais complicada. "São pessoas que trabalham o dia inteiro, inclusive no sábado. Estariam dispostos a frequentar aulas no sábado à noite também?", questiona a diretora.
Independente da estratégias a ser adotada, a reposição de aulas vai demandar paciência e sacrifício de professores e alunos. No Colégio Góes Calmon, por exemplo, apenas os dias 08 de setembro e 13 de outubro - sábados próximos a dois feriados nacionais - não serão usados no novo calendário de aulas. Manoel Barreto Junior, - cuja escola é de Ensino Fundamental II (quinta à oitava séris) - prevê o que o ano letivo de 2007 se encerre em meados de janeiro de 2008.

Nenhum comentário: