24.7.07

Produção Cultural é tema de encontro no Teatro Solar Boa Vista


A Oficina de Produção Cultural promovida no Teatro Solar Boa Vista reuniu cantores, humoristas, fotógrafos, dançarinos e lideres de associações culturais. Foi um encontro de treinamento para elaboração de projetos culturais a serem encaminhados ao Governo do Estado. "Cada proposta deve ter boa fundamentação para que os interessados tenham acesso a recursos públicos para financiamento de diversas linguagens artísticas e culturais" informa Plínio (Rattes, um dos facilitadores do evento e técnico da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
A promoção, feita também em outras 10 cidades do interior do estado, e em duas comunidades de Salvador que possuem equipamentos semelhantes ao Teatro Solar Boa Vista - Uruguai e Plataforma -, veio ao encontro das necessidades dos artistas do bairro. As boas ideias existem, diz Jaiminho - humorista residente na rua Waldemar Falcão - "mas as coisas ficam complicadas na hora de formatar o projeto". Já a produtora musical Sílvia Acácia, residente no Engenho Velho de Brotas, ressalta a iniciativa da FUNCEB em "qualificar os produtores para que tenham mais chance de captar recursos para seus projetos".
O Whorshop foi divido em duas etapas. Pela manhã houve a explicação detalhada de cada etapa de elaboração um projeto aos participantes. Foi também a oportunidade de conhecer as diversas formas de captação de recursos junto ao poder público (federal, estadual e municipal). "Mostramos as diferenças entre o Funcultura e o Fazcultura, por exemplo.Também informamos sobre os prêmios oferecidos na área culural e o que fazer para participar", conta a produtora cultural e técnica da FUNCEB, Mariana Albinati. À tarde, os participantes, divididos em grupos afins, exercitaram a elaboração de cada etapa de um projeto cultural.
Otimista, Chicco Assis, Coodenador do Teatro Solar Boa Vista, acredita que muitos projetos culturais do bairro poderão ser aprovados pela FUNCEB. Alem dos representantes de Brotas, o Workshop de Produção Cultural teve representantes do Simões Filho, Nazaré das Farinhas, Irecê, Itajuípe, Rui Barbosa e região do Baixo Sul da Bahia.



Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DESSE SEU BLOG, VMS FAZER ALGUMAS COISAS JUNTOS.
SILVIA