7.4.08

Centro de Saúde Mental Aristides Novis atende 72 pacientes por dia


Instalado na parte de trás do Parque Solar Boa Vista - após as quadras de esporte -, no Engenho Velho de Brotas, o Centro de Saúde Mental Aristides Novis - ligado a Secretária de Saúde do Município - funciona como Centro de Terapia e distribuição de medicamentos para portadores de distúrbios mentais. Atua também com suporte a Terapia Ocupacional.


Margareth Souza, Gerente do Aristides Novis desde Dezembro de 2007, informa que três psiquiatras atuam diariamente atendendo 72 pacientes por dia no ambulatório. No local também funciona o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), destinado a pacientes mais graves e com histórico de internamento por distúrbios mentais. "Atendemos diariamente 104 pessoas no CAPS.Cada uma delas tem um técnico de referência: alguém que acompanha e conhece o histórico de problemas médicos de cada paciente", ressalta.

Além do atendimento ambulatorial e serviços oferecido pelo CAPS, o Novis tem oficinas de pintura, corte e costura e jardinagem. Também já funcionou no local uma rádio comunitária gerenciada pelos pacientes. "Infelizmente, por falta de manutenção do equipamento, encontramos a rádio sem funcionar ao assumirmos a direção do Centro de Saúde Mental", explica a Gerente. Em datas especiais como Carnaval, Páscoa e São João os pacientes participam de festas muito animadas.

Em 2008,psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e enfermeiros do Aristides Novis estão articulando a instalação do Conselho de Saúde Mental, por determinação do Governo Federal. Essa medida, juntamente com as demais ações diárias da instituição, visa aproximar a comunidade das ações empreendidas no local e conscientizar as famílias da sua participação na socialização e tratamento dos portadores de distúrbios mentais.


Nenhum comentário: