23.1.08

Prefeitura passa a atender Portadores de deficiência em Brotas - 1

Já está funcionando a nova sede da Unidade de Gratuidade dos Portadores de Deficiência (UGPD), localizada na Alameda Comendador Pereira da Silva - transversal à Avenida Dom João VI - ao lado da agência da Caixa Econômica Federal. O local foi sugerido pelos próprios beneficiários, em substituição às instalações que funcionavam no Posto de Atendimento Médico (PAM), no Largo de Roma.

Completamente informatizada, a nova unidade tem capacidade para atender, diariamente, cerca de 600 pessoas. Para isso, recebeu 32 computadores e mais três médicos e quatro assistentes sociais (totalizando dez médicos e 12 assistentes), que trabalharão em turnos diferenciados. O local conta ainda com um espaço lúdico, decorado com pinturas infantis e brinquedos, destinado a crianças com deficiência ou que estejam acompanhando os pais.

Para obter o benefício do passe-livre nos ônibus, o deficiente é submetido a uma avaliação médica e, em seguida, encaminhado para a assistente social, onde passará por uma avaliação socioeconômica. Se sua reivindicação for aprovada, ele terá acesso ao cartão de gratuidade, que vem com um chip para evitar fraudes. A UGPD é também responsável pela emissão da segunda via do benefício, da revalidação e da entrega do cartão. A nova unidade começará a funcionar nesta quarta-feira (dia 9), em seu horário habitual (8 às 12 horas e 13 às 17 horas).

Nenhum comentário: